quinta-feira, 15 de maio de 2008

O FC Porto na Bolsa

O comportamento das acções da FC Porto SAD, desde que está cotada em bolsa, tem sido antagónico com os seus resultados desportivos obtidos em campo. Em Maio de 2003 (há cinco anos, portanto) cada acção da FC Porto SAD valia cerca de 4€. Hoje, cada acção queda-se por apenas 1,75€. Em cinco anos a SAD desvalorizou mais de 50% (!), com um decréscimo anualizado de 15%. Vejamos o gráfico:


Fonte: Bloomberg

Aproveitando uma visita ao site da Bloomberg, deixo aqui alguns "fundamentals" relativos ao título da FC Porto SAD:


Curiosamente, ou talvez não, o mercado ficou indiferente ao processo que levou aos castigos aplicados à SAD e ao presidente Pinto da Costa e aos rumores de que o clube poderia ficar fora da Liga dos Campeões na próxima época. As acções portistas estiveram, no último mês e desde que foram enviadas notas de culpa, a "andar de lado" como em muitas outras ocasiões.

Gráfico do mês:


Fonte: Jornal de Negócios

Gráfico e dados do dia:


Fonte: Jornal de Negócios

Registe-se ainda que se trata de um título com muito pouca liquidez e que, apesar de já há algum tempo o Dr. Fernando Gomes ter dado uma entrevista à revista Dragões em que afirmou que a SAD tinha um contrato com uma empresa financeira com vista ao aumento da liquidez e da valorização do título, tal não só não aconteceu como ainda desvalorizou fortemente.

2 comentários:

José Correia disse...

O que fazer para tornar as acções da FCP SAD mais apetecíveis?

Aqui vão algumas ideias:

1) Equilibrar as contas da FCP SAD, tornando os resultados dos exercícios anuais menos dependentes das mais-valias de transferências milionárias.

2) Diminuir os encargos da FCP SAD com o passivo.

3) Potenciar as receitas de publicidade, televisão e merchandising (estas últimas, tirando um maior partido das cerca de 120 casas do FC Porto espalhadas pelo Mundo).

4) Tirar partido do sucesso desportivo, para aumentar e consolidar o número de sócios efectivos do FC Porto.

5) Olhar para os sócios do FC Porto não apenas como adeptos do futebol, mas também como clientes (de seguros, viagens, assistência clínica, praticantes de desporto, etc.)

José Rodrigues disse...

Na oferta pública inicial comprei centenas de acções entre os 5 e os 5,5 euros.

Se não o fiz numa perspectiva puramente especulativa, também é certo que como investidor me sinto totalmente defraudado ao constatar que o meu investimento vale hoje 60% menos do que o valia na altura.

Como portista, sinto-me também preocupado com a situação, já q se formos a ver a SAD *na sua totalidade* vale tanto como o passe de um Quaresma. Ou seja, o futebol do FCP está ao preço da chuva, e ninguém me diz q um árabe qualquer não aparece por aí comprando ou tentando comprar (precisando apenas de alguns "trocos" para tal) os 60% de acções que não pertencem ao FCP.

Como é q chegámos a esta situação?

Chegámos a esta situação pq se tornou perfeitamente claro q a administração da SAD não tem o mínimo interesse em tornar as acções interessantes para os investidores (portistas ou não). Sobre isto haveria muito a dizer nos detalhes, deixo isso para um artigo mais tarde.

Espero apenas q esta atitude de desprezo pela Bolsa e pelos accionistas não saia pela culatra no dia em q quiserem ou precisarem de fazer um aumento de capital...