segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nem o frango faltou à festa


Está explicado o motivo da requisição especialíssima de escolta policial (ou será militar?) dirigida ao Ministro de Administração Interna e ao seu Ministério, o milhafre já nem se contem nas suas próprias fraldas, tamanho o medo por ter enfrentar o fogo do dragão. Esta noite, nem com meia dúzia de chaimites na frente da baliza de Roberto, a equipa do capoeiro sairia viva da cidade Invicta.

A diferença está, como nós todos portistas bem sabemos, na mentalidade e na atitude competitiva com que o FC Porto se distância do seu rival. Podem eles julgar que a grandeza está nos números que ostentam, nos títulos – sejam eles reais ou virtuais – mas nunca perceberão que aquilo que nos separa, aquilo que faz de nós mais fortes e únicos, é a raça, a mística e orgulho tripeiro.

E, pegando no carisma tão vincado e particular que o nosso clube ostenta, André Villas Boas tem sabido usar habilmente esse desígnio para dar o “toque a reunir” de todo o plantel, tal como o próprio tem vindo a referir frequentemente. A base de sucesso deste Porto assenta na auto-confiança e no estofo mental para debelar as dificuldades que nos atravessam pelo caminho.


Com um grupo solidário e de grande espírito de entreajuda, não admira que uma ausência tão importante como Fernando – pedra basilar do miolo azul e branco – tenha passado completamente despercebida. À capacidade de luta de Guarín, juntou-se a meticulosa basculação e desbravamento de Belluschi e Moutinho, que aniquilaram por completo este milhafre de trazer por casa.

Junte-se-lhes agora, a este meio campo ultra competente, uma frente de ataque que deslaça os rins adversários com a mesma facilidade com que a faca corta a manteiga, salpicado com pormenores de pura classe – como é tão exemplar o primeiro golo de Falcao – para se perceber como se conjugou este resultado tão invulgar e que nos deixa a todos nós embevecidos.



Ao visitante só lhe restava a esperança de um golpe de bola parada – fórmula única para se aproximarem da baliza de Helton. Tudo o mais a defesa portista foi irrepreensível, limpando tudo o que lhe apareceu pela frente. Nada de estranheza perante esta solidez. Esta casa está assente sob pilares resistentes, projectada por um “arquitecto” novato nestas andanças, mas que já vai metendo num bolso certos “mestres” da táctica.

Saudações muito especiais aos Ruis Gomes das Silvas, aos Araújos Pereiras, aos Vasconcelos e às Pinhões deste País.

Fotos: uefa.com, JN

47 comentários:

Nuno Vaz disse...

Foram as escutas??
Foram os árbitros??
Foi um avião??
Não...

FOI O INCRIVEL HULK!!!!!

MAMEM, FILHOS DA PUTA!!!

Roberto Tavares disse...

http://www.youtube.com/watch?v=E47asLfITQA

Deixo aqui este momento musical!

SOMOS PORTO!!!!!!

Pedro disse...

Espero que o "frango" tenha sido bem tratado. Pobre bicho.

Em relação ao jogo, há mesmo muito pouco a dizer. Mas vou elogiar um jogador em particular de seu nome Sapunaru. Confesso que sou sempre admirador dos "carregadores de piano" e dos jogadores que com a sua acção não deixam o adversário jogar.

Sapunaru cometeu zero erros, não falhou em nenhum duelo individual, excelente a cobrir os centrais, excelente na concentração e no evitar de fazer faltas.


De resto... são 5 para a história.

meirelesportuense disse...

Estou contentíssimo por várias razões, o Porto jogou bem, marcamos muitos golos e podíamos ter marcado mais, vulgarizamos a equipa das papoilas saltitantes, mostramos a toda a gente que somos bem melhores que eles e permitimos que eles trouxessem e tivessem como árbitro, um seu sócio de honra que tudo fez por mostrar e merecer a distinção de o ser...Que mais poderíamos pedir, talvez que agora a PSP cuide deles no regresso, porque a partir dos Carvalhos a responsabilidade deixa de ser nossa...E que da próxima vez que formos lá abaixo, nos dêem a mesma cobertura policial.
Vou aproveitar e pedir algumas esculpas ao Guarin, mas pelo soleno, que ele pode ler este escrito e desatar a fazer asneiras já no próximo jogo...
Somos claramente melhores, ponto final, parágrafo.

Offshore disse...

Obriga5o !!

Neco disse...

Venham mais cinco
Duma assentada
Que eu pago já...

Grande Poooooooorto...

Roberto Tavares disse...

Depois deste jogo tenho uma certeza sobre a capa do pasquim a bolha para o dia de hoje:

Vão fazer capa do GRANDE FCP!!!!!!

DJ Louro disse...

Show de bola...para interromper um ciclo...
Os mouros vieram ao fantasPorto e vão regressar a Lisboa pela A5 ..mas sem escolta!

Até os comemos!!grande FCP!

ben-u-ron79 disse...

Pedro,
até que enfim vejo elogios para o Sapunaru...esta época toda a gente anda mortinha que o fuccile recupere, mas a meu ver o Sapunaru está perfeito no lugar, sabe defender(BEM) e sabe subir com acerto!e ainda por cima tem 2 coisas que o fuccile nunca terá: calma e noção das suas limitações...e isso é meio caminho para cresceres todos os dias! e é isso que temos visto, pois este Sapunaru é o mesmo que jogou contra o Atl de madrid nos oitavos de final da champions e no jogo da primeira mao dos quartos em manchester...3 jogões!!! Agora temos a certeza que aqueles jogos não foram obra do acaso! A meu ver este Sapunaru não dá hipóteses ao fuccile!

Penta disse...

saudações PENTAcampeãs!

daquelas de mão cheia! ;)

Tomo I

Unknown disse...

Correu nos tudo bem, fomos brilhantes!

Parecia um filme, ainda mais, quando tocou a musica... a todos um bom Natal.... só rir...

Bjs e Abraços e toda a Nação Azul e Branca :)

Orgulhoazulebranco disse...

5LB...5LB...

não há palavras!!
Mais uma grande demonstração de força da nossa equipa.

Siga-se com os pés bem assentes no chão.

José Correia disse...

@Pedro e ruben
O Sapunaru está a fazer uma época que excede, claramente, as minhas melhores expectativas.
Mas ontem é justo destacar a equipa, porque TODOS estiveram muito bem.

José Correia disse...

meirelesportuense disse...
“Vou aproveitar e pedir algumas esculpas ao Guarin”

O Guarin tem as suas limitações mas, quer no último terço da época passada, quer nesta época, tem demonstrado ser um jogador bastante útil e jogando em posições diferentes.
O melhor elogio que se pode fazer à exibição do Guarin é que praticamente não se notou a ausência do Fernando. Além disso, "expulsou" o Luisão e ia marcando um golaço de cabeça, num lance em que se antecipou ao primeiro poste.
De 0 a 10 dar-lhe-ia um 7.

Unknown disse...

Ora até eu, adepto portista convicto de uma vitória sobre os vermelhos da capital não estava á espera de uma coisa destas.

Se há alguma coisa melhor do que vencer o Benfas, é sem dúvida humilhar o Benfas. E foi isso que aconteceu ontem no estádio do Dragão. O FC Porto venceu e convenceu perante uma equipa que deu menos trabalho que um adversário da Liga Europa.

Ontem o Benfas uma derrota histórica aos pés de um Dragão que diziam comandado por um puto e ajudado pelos árbitros… a única coisa que tenho a dizer é que se fez justiça.

Bom jogo, sem falhas nem atrofios da defesa azul e branca, um meio-campo certinho e demolidor e uma linha avançada que deixa com inveja qualquer clube europeu (não digo que somos os melhores, mas ontem demonstrámos que temos jogadores com classe para qualquer clube).

O que fica na memória (para além de 5 secos) é o extraordinário golo de Falcão, o jogão de Hulk e Beluschi, o senhor Moutinho e os primeiros toques na bola do menino James (e que belos toques).

Nota especial para a Galinha… é daquelas cenas que vamos querer ver outra e outra vez.

Leia as notas e crónica do jogo em

http://revoltazulebranca.blogspot.com/2010/11/analise-fc-porto-5-0-sl-benfica-liga.html

miguel87 disse...

5 é muita fruta, mas eu ainda tomava um cafezinho!

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem fizemos um jogo fantástico, épico, pleno de garra e ambição só ao alcance dos grandes campeões.

Foi um grito de revolta de uma equipa, que na época passada perdeu nos túneis o que deveria ter vencido no campo.

Jorge Jesus o auto denominado "mestre da táctica", teve muito medo do FC Porto, foi cagão, e armou uma táctica para tentar parar Hulk. Nem as equipas mais fracas que já passaram pelo Dragão caíram nesse erro ... pois não se consegue parar o que é imparável!

Os nossos jogadores levam todos nota máxima.
Todavia saliento Sapunaru que secou por completo o melhor jogador do Benfica, Coentrão.

Hulk e Falcao evidenciaram-se pelos golos, mas esta foi uma vitória de um colectivo fantástico.

Esta vitória épica ficará para sempre gravada nas páginas da nossa história.

ARREPIANTE a coreografia nas bancadas, e o ambiente do jogo ... lindo!

De morrer a rir o episódio da galinha :)
Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

alemanha22 disse...

podíamos ganhar sem humilhar!!!
poder ,podíamos mas não era a mesma coisa....

Fantástica exibição ...
engraçada a capa da bola..JJ agora é uma besta ,parece que quem foi humilhado só foi o JJ e não o benfica...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Nunca tive tanta pena na vida de ter perdido um jogo. Que alegria que estes gajos me deram.

um abraço

meirelesportuense disse...

Que murro nas Cornetas do ORELHAS!...Eles nem sabem bem o que lhes aconteceu, a esta hora devem estar a receber tratamentos nos Cuidados Intensivos do Santa Maria...Se quisesse ser maldoso, diria que a responsabilidade pode ser repartida pela "equipa" que foi ao Seixal esta semana, recolher o XIXI dos manhosos...Depois, a diferença de classe fez o resto.

José Correia disse...

“Saudações muito especiais aos Ruis Gomes das Silvas, aos Araújos Pereiras, aos Vasconcelos e às Pinhões deste País.”


Nelson, convém não esquecer indivíduos da estirpe do sportinguista e dirigente do Bloco de Esquerda Daniel Oliveira, que na sua crónica semanal no Record (dia 5 de Novembro), escreveu o seguinte:
«(…) o Porto não é um adversário. É, com a bonomia e ausência de ódio que o futebol exige, o que de mais próximo há de um inimigo. Contra o Benfica move-nos o futebol. Contra o Porto move-nos a civilização contra a barbárie. Os portistas não são nem melhores nem piores do que os outros. Mas a sua direcção é de natureza diferente. Move-se pelo tráfico de influências, a batota e métodos inaceitáveis num Estado de Direito. Baseia a sua paixão num bairrismo provinciano, que se mistura facilmente com o ressentimento contra Lisboa. Por isso, e sem sequer me dar ao trabalho de fazer contas, estarei pelo Benfica este fim-de-semana.»

Unknown disse...

Não é pelo facto do FCP ter ganho por CINCO aos Sempre Batoteiros que devemos evitar de denunciar a ESCANDALOSA arbitragem de um dos grandes batoteiros deste corrupto país centralista.Assim:

2 minutos:agressão de Maxi a Varela,com este já no chão...IMPUNE!
3 ":anulada uma jogada de golo com 2 jogadores do Porto,isolados,por um FALSO fora de jogo...
9":Novo fora de jogo inventado pelo novo ferrari vermelho e mais um golo que se conseguiu evitar...
11 " AGRESSÃO do cabeça de esfregona luís a HULK..IMPUNE!
20"AGRESSÃO do Kardamerda ao Alvaro Pereira..IMPUNE!
21"Entrada assassina do carniceiro espanhol ja(te)vi,sobre Bellucci...IMPUNE!
33":inventa falta de Hulk sobre o esfregona luís e ROUBA uma jogada prometedora de golo!
52"Inventa mais uma falta,agora sobre o gaitão,para ver se os batoteiros reduziam...
58"PENALTI Escandaloso a DUAS MÃOS e Amarelo perdoado ao jáestousálvio.....
70"PENALTI do assassino espanhol já(te)vi,sobre Falcão,impedindo-o de cabecear para golo um centro incrível de Hulk!E com o respectivo amarelo...RUA!
75":o jáestousálvio ao levar com o amarelo,que seria o segundo e RUA!
76:perdoado novo cartão alaranjado ao kardemerda por falta maldosa e grosseira sobre o Maicon que mais tarde face à impunidade desse deliquente galináceo,lhe arreou e bem.
82" perdoado o segundo amarelo e RUA ao arruaceiro maxipedreira que com a bolajá forado terreno de jogo, a pontapeou,ALARVEMENTE, contra o público pagante.

Por fim,é só ver o fácies do apitador batoteiro lampião,quando teve de assinalar penalti e amarelar o seu querido cuentrão..só mesmo vendo,pois contado,ninguem acreditaria...

Quanto ás insinuações de cházinhos...a UEFA não brinca e desconfiou,ainda esta semana dos mesmos que em todas as modalidades(andebol,basquetebol,hóquei,voleibol,e futebol) em que são,RARAMENTE,controlados,dado o Horta ser um fanático lampião:acusam sempre POSTIVO,não é òh assis...?e assim se foi o chá de Felgueiras que não pode ser tomado...e o gás foi-se...

Unknown disse...

Parabéns ao Ministro da Administração Interna, o tal benfiquenho e colega de camarote do Presidente dos "invejosos", que, em tempos de apertar o cinto, montou um esquema policial à volta dos seus "meninos" ao nível duma cimeira do "G não sei quantos"!!!
E para provar que ele, apesar do dinheiro gasto, e apesar de ser Ministro, é mais um simples e incompetente benfiquista, tão "tapadinho" como os outros, que não foi capaz de evitar umas areias no vermelhusco autocarro...

Penta disse...

@ José Correia

no fundamental, será mais um a necessitar de cinco saquetas de Rennie® (e só para o dia de hoje) ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

José Correia disse...

@ A VERDADE
Eu li o que disse o João Malheiro (o que é que este gajo faz na vida?) e fiquei convencido de que o árbitro prejudicou o slb…

«Era um jogo onde tudo teria de correr bem para o Benfica e acabou tudo, mas mesmo tudo, por correr mal. Três golos do adversário em 15 minutos, uma expulsão forçada, um penálti inexistente, outras situações prejudiciais ao Benfica e aí está a explicação para uma goleada imprevista.»
João Malheiro

Nelson Carvalho disse...

Oxalá continuem estes escribas de vão de escada a destilar ódio sobre o nosso clube. É sinal que estamos vivos, fortes e lhes fazemos muita moça.

No dia em que eles mostrarem piedade sobre o nosso clube, mal de nós será.

Mefistófeles disse...

@ José Correia
"Eu li o que disse o João Malheiro (o que é que este gajo faz na vida?) (...)"

Acho que é imbecil profissional.

Espero que sufoquem todos com o seu próprio vómito.

Ah, e por falar em certos lagartos, os Quintelas que também "la sigan mamando".

Este é o FC Porto que amamos, decididamente !

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Peço desculpa pelos erros no meu comentário anterior. Não o li antes de o submeter a aprovação. Como costumo escrever comentários mais curtos que este não costumo deixar passar erros mas desta vez não me apeteceu ler e ficou com tantas erros que até parece uma homenagem ao JJ e seu presidente.
Mais uma vez as minhas desculpas, até porque sei que há pessoas, como eu, que não gostam nada de dar erros nem encontrar erros nos textos que lê.

Unknown disse...

Hulk e os Melões. E uma imensa choradeira.
Quanto à galinha, eu não percebo o porquê da admiração, o Roberto leva um aviário às costas para todos os jogos do Benfica, por isso mais galinha menos galinha não deveria fazer diferença nem ser caso para indignação: http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/11/hulk-e-os-meloes-e-uma-imensa.html
Hulk vale 100M€...
E não há ninguém que possa contrariar. Meteu o David Luiz e o Fábio Coentrão no bolso, ou seja, em contas benfiquistas: 40M€ + 60M€ = 100M€. http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/11/hulk-vale-100m.html

David Duarte disse...

Maior derrota de sempre do Benfica no Porto. Quando assim é, apenas se pode dizer "parabéns e façam bom proveito que eu no vosso lugar faria sem duvidas nenhumas".

Sobre o jogo em si, que dizer do benfica senão que o Jorge Jesus não aprendeu em nada com o Liverpool! A defesa é o unico sector do Benfica que manteve um bom nivel em relação ao ano passado e o que é que ele faz? Mexe precisamente esse sector. Destroi a melhor dupla de centrais a jogar em Portugal para meter la o Sidnéi e anula completamente o que o Coentrão tem de bom para meter la o David Luiz.

Serà que o Jorge Jesus não estava em Portugal quando durante um ano todos perceberam o erro que o Quique estava a cometer ao meter o David Luiz à esquerda? Sera que se esqueceu do jogo de Liverpool? Quando se constroi uma equipa a pensar em anular um jogador, comete-se erros. Como disse o Villas-Boas e muito bem, um jogo mete em duelo dois sistemas, não um sistema contra um jogador.

Sobre o Porto, que dizer senão que é de longe a melhor equipa portuguesa este ano (mas para isso nem foi preciso esperar por este jogo). Um ataque que é actualmente um dos melhores da Europa (Hulk-Varela-Falcao); um meio-campo que é incrivel como funciona tão bem com 5 meses de trabalho (e o que é positivo para o Porto é que esse meio-campo não depende de um ou outro jogador para estar bem. O Guarin fez esquecer o fernando). Laterais bastantes bons.

Unico aspecto negativo : os defesas centrais. Mas mesmo nisso o Villas-Boas sabe protegê-los. Quando o Porto defende, nunca o faz nos ultimos 20 metros, mas sempre no meio-campo onde recupera a maior parte das bolas. Ou seja, o ponto mais fraco do Porto so muito raramente é colocado em causa.

Concluindo. Vitoria merecida e o que é pior para mim, benfiquista, é que o resultado nem foi um exagero! Aos 30 minutos esperava bem pior tendo em conta a tamanha diferença.

Mais uma vez, parabéns e façam bom proveito!

Saudações gloriosas!

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Por mim, dou a mão à palmatória pela decisão tomada pelo ministro Rui Pereira ao ordenar a "Operação Orelhas" na zona bélica do Dragão. Não o tivesse feito, a a esta hora, Jesus e os seus actores, não eram mais do que um punhado de cinzas a que o fogo dos Diabos Vermelhos os teria reduzido, enlouquecidos de raiva pelo vexame da copiosa derrota que o Futebol Clube do Porto os arrasou.

David Duarte disse...

Esqueci-me de referir um ponto. Este resultado é também a consequência da diferença de moral nas duas equipas.

Penso que é incrivel como duas equipas tendo mantido a mesma estrutura com a excepção de dois jogadores se encontram hoje em posições contrarias quando pensamos no ano passado.A moral que o Porto tem neste momento consegue ainda ser superior à do Benfica na mesma altura do ano passado e isso vê-se perfeitamente.

E sobretudo, é infinitamente superior à do Porto de Jesualdo que à décima jornada do ano passado tinha o mesmo numero de vitorias que o Benfica tem este ano e apenas dois pontos a mais que o Benfica deste ano (e com o Hulk a jogar para os que não se lembram).

Para concluir, o Hulk é um jogador magnifico! A forma como "comeu" (não ha outro termo) a defesa do Benfica (mas ele não foi o unico... o falcao antecipa-se novamente e como na Supertaça muito facilmente aos centrais do Benfica no segundo golo) não deixa duvidas. E isso tem ainda mais valor quando pensamos que dois deles eram o Coentrão e o david Luiz (mesmo se este ultimo não foi ajudado pelo Jesus). Não é um jogador qualquer que faz o que quer destes dois.

Saudações gloriosas!

David Duarte disse...

No ultimo comentario quis evidentemente dizer que o Jorge Jesus não ajudou o Coentrão.

Mais uma coisa que queria enaltecer : a grande qualidade dos comentadores Valdo e Secretario durante o jogo. Nos tempos que correm é raro.

Penta disse...

Valdo aos microfones da SportTv - e cito de memória:

«ainda bem que o árbitro não apitou falta. o jogo já está 3-0», a propósito do lance em que o jogador Salvio, do SL Benfica, aos 58', intercepta, com «ambas as mãos» e dentro da grande área, um cruzamento de Varela.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Pedro disse...

Comentadores: O Valdo é só um dos melhores jogadores de sempre do nosso futebol, e foi sempre um profissional correcto e educado. O Secretário.... bem foi jogador do FCP e isso basta (é também uma pessoa calma e sensata) :-)

Mais a sério, aquilo que a imprensa lisboeta hoje está a fazer ao Jesus... é apenas aquilo que muitos de nós "profetizamos" há 5 meses atrás. A mesma imprensa que leva o SLB ao colo e serve a sua propaganda é a mesma que destroi com voracidade o seu clube do coração nos maus momentos.

Onde pára o mérito ao FCP... está nas páginas muitoooooooo secundárias.

David Duarte disse...

Penta, não foi nada disso que o Valdo disse e, o que é grave, està a ser injusto com ele. A frase que escreve dà a entender que agradou ao Valdo o facto de o arbitro não ter assinalado penalty.

Ora o que ele disse foi precisamente que "é muito mais facil para um arbitro não assinalar penalty quando o resultado està a 3-0". Por outras palavras, criticou o arbitro. Quando não tem certeza do que diz é melhor não falar.

Pedro, Valdo foi não so um grande jogador mas sobretudo um grande homem sempre correcto e humilde. Vimos ontem, nos seus comentarios, que não perdeu nada do seu espirito. Um grande senhor!

David Duarte disse...

Sobre a mão do Salvio, épà!!!, ha limites para a mà fé! O Salvio protege o corpo e vê-se perfeitamente que se não batesse nos braços batia no corpo. Assinalar penalty nisto é muito forçado. Ele tem os braços a proteger o peito.

é muito raro termos arbitragens de grande qualidade e ontem, exceptuando em dois foras de jogo no inicio da partida mal assinalados contra o Porto (e eram de dificil analise) penso não ter havido erro algum. Sinceramente, é preciso não saber falar de futebol para cair sempre na arbitragem... é não ter mais nada que dizer!

Paulo Marques disse...

Tenho pena de os jogadores encornados não terem levado nas pernas em igual medida para ver se dizia o mesmo. Mais uma vez, o slb vai jogar com titulares a mais no próximo jogo.
Quanto a proteger o corpo, já nem sei que lhe diga, os árbitros e os comentadores mudam de opinião como de camisa. Para mim, é penalty, mas sei lá.

Penta disse...

@ David Duarte

eu sei o que ouvi. e por muito respeito que tenha em relação ao jogador que foi, já como comentador deixa muito a desejar. tanto como o Rui Costa nas funções de Director Desportivo - que admirei e actualmente abomino, ao ponto de o apelidar de Ruizinho dos Túneis.

reafirmo: sei o que ouvi. e só depois da minha citação - a qual apontei depois de ter revisto a gravação do jogo - é que o Valdo refere o que o sr. também citou.

sejamos justos: não esteve bem! primeiro falou com o coração; posteriormente com a(lguma) razão.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Penta disse...

@ David Duarte

sobre o penalti:

já leu as
Leis do Jogo?

pois...
não se julgam intenções, mas factos - e este é evidente: o jogador colocou as mão à bola dentro da grande área, mesmo que fosse para proteger o seu rosto.

cito o documento em questão, na sua pág. 110 "Tocar a bola com as mãos": «Tocar a bola com as mãos implica um acto deliberado em que o jogador toma
contacto com a bola com as mãos ou com os braços. O árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios: 1. o movimento da mão na direcção da bola (e não a bola na direcção da mão); 2. a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada)
[...]».

o sr. pode não concordar com a recomendação do International Board da FIFA à Lei 12 - está no seu pleno direito. pretender adulterá-la, interpretando-a a seu bel-prazer, isso já é consigo - sujeitando-se às opiniões portistas, num blogue portista e para portistas.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Penta disse...

@ David Duarte

o sr. escreveu:
«é muito raro termos arbitragens de grande qualidade e ontem, exceptuando em dois foras de jogo no inicio da partida mal assinalados contra o Porto (e eram de dificil analise) penso não ter havido erro algum. Sinceramente, é preciso não saber falar de futebol para cair sempre na arbitragem... é não ter mais nada que dizer!».

o ser. infere essa suposição em relação a um comentário meu sobre um comentário em directo na televisão, num canal dedicado ao Desporto e que se pretende isento?
onde é que no meu comentário das 18:19 eu me refiro a arbitragens?
referi-me, isso sim, a um atrevimento do "comentador" Valdo, o qual já expus.

mas já que se refere à arbitragem de ontem, também acho curiosa a sua afirmação que se encontra a negrito.
considerar a arbitragem de ontem «de grande qualidade» é o mesmo que considerar o Jorge Jesus um «catedrático» do futebol e o Luís Filipe Vieira um «dirigente insuspeito e impoluto».

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Amphy disse...

Caros,

concordo com o @Nelson Machado e deixo também o meu apelo para que todos os portistas que não se revêm no arremesso de OVNIS ou OVIS se manifestem. Não podemos deixar que se julgue que essa forma de estar no futebol traduz a generalidade do sentimento portista.

Haverá melhores formas de o fazer, como por exemplo a iniciativa dos cravos. Mais educada e igualmente esclarecedora.

Bem hajam.

David Duarte disse...

Penta, a intenção conta e muito na medida em que o gesto tem de ser deliberado. Ora o gesto do Salvio é claramente um gesto instintivo (e pois não deliberado) realizado com o intuito de se proteger. Se o Salvio não tivesse feito este gesto a bola bater-lhe-ia no peito. Por outras palavras, a consequência era a mesma : a bola seria interceptada.

Ja fui arbitro em alguns jogos (futebol salão) e ja joguei muitas vezes à bola, como penso que o penta fez. Assinalar penalty neste lance seria, como o disse anteriormente, muito forçado e mesmo injusto quando o gesto não foi realizado de forma deliberada (ou seja com intenção) para cortar a trajectoria da bola, mas pura e simplesmente para se proteger.

Sobre aquilo que inferi, bom, tomei como premissa o facto de o Penta ter acabado de ver o seu clube ganhar 5-0 ao Benfica, o que pelas palavras dos proprios portistas tem um sabor especial (como teria um sabor especial para mim que o resultado fosse ao contrario) e em vez de analisar o jogo quase perfeito praticado pela sua equipa, como alguns dos adeptos portistas o fizeram aqui neste blog, ter preferido evidenciar um eventual erro de arbitragem.

Saudações gloriosas!

Jorge Mota disse...

David Duarte disse...
Sobre a mão do Salvio, épà!!!, ha limites para a mà fé! O Salvio protege o corpo e vê-se perfeitamente que se não batesse nos braços batia no corpo. Assinalar penalty nisto é muito forçado. Ele tem os braços a proteger o peito.


TAS BEM??!!??!!

Alexandre Burmester disse...

David Duarte,

A única situação de protecção (institiva ou não) que as regras permitem é quando um jogador protege a cara com as mãos ou os braços e em consequência toca na bola com elas/eles. A protecção do peito não está prevista.

Independentemente disso, estou fartíssimo de, em circunstâncias semelhantes à do Salvio, ver assinalados penalties no Estádio da Luz contra os adversários do Benfica. Eu diria mesmo que foi devido a isso que passou a haver em Portugal tanta polémica acerca de lances que dantes eram facilmente considerados casuais.

Se quizer expor aqui mais uma das suas teorias conspirativas acerca das teorias conspirativas, esteja à vontade.

David Duarte disse...

Não Alexandre Burmester, não vou expôr nenhuma teoria conspirativa. Vou apenas dizer que o problema é que neste tipo de lances os arbitros não apitam igual, é verdade. Esse é o problema pois são estes tipo de penaltys que nunca são assinalados contra o Benfica... e contra o Porto!

Continuo a dizer. Seria um penalty muito forçado pois vê-se que não foi um gesto deliberado (DELIBERADO) mas instintivo de protecção. Acho que o arbitro esteve bem ao não marcar penalty.

Sobre as teorias das conspirações, bom, acho que nesse aspecto tanto a maioria dos benfiquistas que a maioria dos portistas não têm lições de moral a dar a ninguém, pois tanto uns como outros vivem na mania da perseguição.

Jorge Mota disse...

A partir de agora vamos começar a ver os jogadores de basket a jogar instintivamente com o pe..ou melhor-com os 2 pes!!

Claro q o penalty n foi tao escandaloso como o do Javi Gania com Paços Ferrreira,mas foi semelhante.