domingo, 21 de novembro de 2010

Venha o próximo

Quando após a última eliminatória da taça, em casa contra os Limianos, aqui escrevi que tínhamos que humilhar a ideia era mesmo aquela que vimos faz agora 15 dias no Dragão. E tem de ser esse o espírito, quer o adversário se chame Limianos, ben7ica ou Moreirense.

Vão existir dias em que tal não vai ser possível, mas nesses dias teremos a consciência tranquila.

O perigo de nesta altura da época termos a vantagem que temos é perder-se alguma concentração, e entrar-se no mais cedo ou mais tarde resolvemos isto, com a equipa a jogar somente o qb para ganhar. Como dizia a canção: queremos mais, queremos muito mais.

Foi com esta ideia que fiquei a semana passada, contra o Portimonense, e também hoje contra o Moreirense - por isso nada melhor que um Sporting para mostrar que foi uma fase passageira.

Tá visto que o jogo foi fraquinho, o Incrível Hulk passava na TVI e em Moreira de Cónegos esteve a sombra a passear a braçadeira - eu sei que mais cedo ou mais tarde vou-me habituar, mas que ainda me faz confusão vê-la num Helton ou Hulk lá isso faz - o "ucraniano" não vai agarrando as oportunidades, não tem estado mal, mas também não tem propriamente deslumbrado, e não me admirava nada que com o regresso em Janeiro do Mariano, seja emprestado para rodar. Quem anda com a corda toda é o Belluschi, e mais uma vez não decidiu, mas pré-decidiu.

E venha o próximo para vermos se é desta que o João Moutinho acerta com a baliza.

22 comentários:

Orgulhoazulebranco disse...

Sinto exactamente o mesmo.
Com o Sporting a motivação terá,necessariamente,que ser outra(já o resultado até pode ser o mesmo).

Seja como for,temos que nos mentalizar que nada,mas mesmo nada,está ganho.Ainda vamos ter muitos "Moreirense-FCP" pela frente.

Agora é esperar que o Fernando recupere(e quem sabe o Varela).

Não pude seguir com muita atenção o jogo por isso pergunto: como se portou o Rafa?

meirelesportuense disse...

Jogo complicado porque o Moreirense jogou muito fechado e o Porto não conseguiu abrir as brechas necessárias...Walter não dinamiza.Tem ainda que perder peso e movimentar-se mais...Falcao entro e viu-se a diferença.
No lance do golo anulado a terminar a primeira parte, vi as repetições e medi a linha do fora de jogo, o Antchouet está no alinhamento do Maicon mas com o seu tronco para lá da linha...Fora de jogo? Falem os sabedores...´Geometria pura.

meirelesportuense disse...

No lance do Hulk o jogador de Moreira de Cónegos desinteressa-se da bola e apenas pretende impedir a progressão do Portista...Penaltie? Falem os sabedores...

meirelesportuense disse...

Uma coisa estranhei:
Doze faltas do Porto e quinze do Moreirense, cinco amarelos para o Porto, zero para o Moreirense!...Falem os conhecedores.

miguel.ca disse...

Veio-me a ideia as discussões passadas sobre a formação e os produtos da nossa cantera.
Realmente, constata-se que o Ukra ainda está a anos luz de poder ser uma mais valia no plantel do Porto. Ainda tem muito para amadurecer.
O Castro, ainda não deu para ver quase nada.

Outra questão prende-se com uma realidade incontornável... ninguém é perfeito. Nem Villas Boas!
O nosso treinador possui uma quantidade brutal de qualidades que fazem dele um dos melhores treinadores do momento, com apenas 33 anos. Mas nem tudo é perfeito e depois de constatar que tem mau perder, como se viu após o jogo de Guimarães, parece-me também que tem alguma dificuldade na motivação aos jogadores para estes jogos mais pequenos.
Já é a terceira vez esta época que vejo o FCPorto a jogar francamente mal devido a pouca importância do adversário ou do desfecho final como foi o caso do Besiktas no Dragão.
Não tarda muito e vamos deixar pontos num qualquer estádio pequenito.

Ultrasfcporto disse...

Amigos portistas, este foi um jogo difícil, um jogo que só deu ataque por parte dos Dragões, mas faltava o principal, a finalização, o(s) golo(s). Mas como quem tem Falcão tem tudo, ou quase tudo, entrou na partida e resolveu o jogo, e carimbou a passagem para a próxima eliminatória da Taça de Portugal. Agora que venham daí os lagartos e o resto é treta. :)

Cumprimentos,
ultrasfcporto

José Correia disse...

meirelesportuense disse...
"Walter não dinamiza. Tem ainda que perder peso e movimentar-se mais... Falcao entrou e viu-se a diferença."

Inteiramente de acordo.
Na Europa o futebol é jogado a um ritmo muito mais elevado e não há os espaços do futebol brasileiro. O Walter tem de se adaptar a um futebol que é jogado com outra intensidade e onde os espaços perto/dentro da área têm de ser inventados.

José Correia disse...

miguel_canada disse...
"o Ukra ainda está a anos luz de poder ser uma mais valia no plantel do Porto. Ainda tem muito para amadurecer."

É um facto que o Ukra ainda não dá à equipa o mesmo rendimento do Varela, mas teve dois ou três pormenores muito interessantes.
Relativamente ao Varela, falta-lhe a capacidade de aparecer na área, em posição de finalização.

José Correia disse...

miguel_canada disse...
“depois de constatar que tem mau perder, como se viu após o jogo de Guimarães”

Nesse caso, foi mau empatar…

José Correia disse...

Chamo à atenção para o seguinte: no onze que iniciou o jogo de ontem, faltavam três dos quatro jogadores mais influentes em termos ofensivos – Falcao, Varela e Álvaro Pereira.

José Correia disse...

Orgulhoazulebranco disse...
“Não pude seguir com muita atenção o jogo por isso pergunto: como se portou o Rafa?”

Não é a mesma coisa que o Álvaro Pereira, nomeadamente em termos ofensivos, mas na minha opinião não esteve mal.

HULK 11M disse...

"...que tem mau perder, como se viu após o jogo de Guimarães..."

Ainda bem que o nosso treinador tem "mau empatar"!!!
Imaginem o que ele vai "descascar" em toda a gente, incluindo os jogadores, quando chegar a inevitável hora de, finalmente, poder mostrar o seu "mau perder" como diz o Miguel lá do Canadá!
Quanto à falta de poder de motivação para "jogos mais fáceis", também não estou de acordo que seja um problema do AVB!

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo complicado que o FC Porto não conseguiu simplificar, como era sua obrigação.

Detestei assistir ao conformismo, à impotência, à falta de atitude, ao excesso de confiança que a grande maioria destes atletas patenteou neste jogo. Ficou claro que o facto de estarem a defrontar um adversário mais frágil lhes retirou motivação e clarividência.

Alguns jogadores banalizaram-se de tal forma que se não estivessem com a camisola do nosso Clube bem poderiam passar por amadores.

Não, não me contento com vitórias. Exijo atitude, raça e ambição.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Previa-se um jogo complicado, e assim foi. Não só por culpa nossa, mas também por mérito de um adversário lutador, voluntarioso, que sempre acreditou que podia levar o jogo para penaltis e ter a sorte de nos eliminar.

O Porto jogou num ritmo muito lento, e falhou sobretudo na decisão final dos lances. Faltou o último passe.

Ukra e Walter tiveram a oportunidade de se mostrar, mas este era um jogo complicado, com pouco espaço e de muita luta, ambos acabaram por ter uma exibição apagada.

Rafa, outro estreante não teve muito trabalho defensivo, mas falhou muitos passes, penso que terá acusado algum nervosismo.

Maicon e Rolando estiveram bem na defesa, assim como Guarin e Moutinho estiveram bem no meio campo.

Destacaram-se neste jogo Hulk, Belluschi e Falcao. Sendo Belluschi na minha opinião o melhor em campo. Foi o que melhor de adaptou às características do jogo.

Foi fraca a exibição, mas valeu a vitória curta, que nos permite continuar em prova, na luta pela conquista do Tri na Taça de Portugal.

Boa presença de público nas bancadas que deu colorido à festa.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Carlos Santos disse...

Se o Moutinho marca um golo contra o SCP, vai maravilhosissimamente maravilhoso! :)

Pedro Reis disse...

Em 1ºlugar é preciso ganhar (especialmente nestes jogos a eliminar) e isso foi cumprido.
Depois há jogos mais bem conseguidos e outros menos bem conseguidos. Que sejam contra as equipas mais fracas os menos bem conseguidos porque assim aumentam as hipoteses de ganhar! :-)

O FCP soma e segue e isso é o mais importante. Como importante será estarmos todos "aqui" para apoiar no momento em que aparecer a 1ª e inevitável derrota...

eumargotdasilva disse...

Pedro Reis não acho que neste momento que era de bom futebol e boa dinâmica, seja apenas necessário ganhar; este jogo segue-se ao com o portimonense e ao com o besiktas ... já são muitos jogos maus. Pode ter a certeza que se o Porto perder por jogar assim como nesses jogos só vou apoiar a justiça feita!
O AVB bem tentava que jogassem com posse de bola, em vez disso era jogo com perda de bola! Ou cavalgadas inconsequentes.
O problema que se vê é que não temos gente no banco com uma qualidade semelhante à dos escolhidos; se na defesa ainda vamos lá (apesar de não ter gostado do ER), na frente estamos mancos...Não será por acaso que estiveram no Beluschi as melhores ocasiões de golo...

meirelesportuense disse...

O Belluschi está a ser o grande desequilibrador e conjuntamente com Moutinho a massa agregadora e combativa, Hulk caiu de produção com a má apreciação feita pelo actual seleccionador Brasileiro...Mas ele vai regressar...Walter ainda não adquiriu as rotinas portistas e está muito estático e expectante...Rafael defende razoável, tem um bom pé esquerdo, mas a avançar e a criar desequilíbrios está, naturalmente, muito longe do Palito ou do próprio Fucile, aguardemos...Claro que o Falcao é outra loiça e Varela também, mas não percebi foi a não utilização "dos Rodriguez"...Seria um bom teste para os dois.
Guarin está a assumir um papel de durão da equipa, que também é necessário...Portanto, alguns pontos positivos neste Domingo.

Pedro Reis disse...

Caro Meireles,
Não concordo. Aliás a seguir ao jogo do Besiktas, veio um tal jogo com o SLB que não correu propriamente mal. Pensar que os jogadores jogam sempre no máximo e que lhes sai sempre tudo bem, dando espectáculo, é um bocado utópico. Para o adepto seria bom, mas isso não existe.
Não estou com isto a desculpar a equipa, mas da mesma forma que durente um jogo há períodos de maior e de menor fulgor (fazendo-se gestão do tempo e do resultado) ao longo de uma época acontece o mesmo de jogo para jogo.
Contra o Besiktas, sabíamos que o empate servia e que vinha aí um jogo com o SLB muito importante. Contra o Portimonense até nem acho que a exibição tenha sido assim tão má, gerimos bem o jogo, o resultado é que foi "curto". Contra o Moreirense, era um jogo mais de luta e o resultado é que era importante. Também não nos esqueçamos que pelo meio tivemos jogos de selecções que trouxeram natural desgaste a alguns jogadores.
Mas respeito a sua opiniao.

meirelesportuense disse...

@PedroReis:
-Meu caro, não concorda com o quê?...Por favor esclareça-me.

Pedro Reis disse...

meireles,
:-) tem toda a razão, a minha resposta não era para si mas para o reine margot. o seu comentário vinha a seguir e baralhei-me!

meirelesportuense disse...

OK Pedro...Até julgo que a nossa grande contratação desta época foi precisamente o André Vilas Boas e por uma razão muito boa, é Portista do coração, espero...
Um abraço.