segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um ponta-de-lança possante

Paulo Bento esqueceu-se de referir o seu nome, quando falou nos pontas-de-lança para o futuro da selecção portuguesa (indicou Carlos Saleiro, 24 anos, do Sporting e Nelson Oliveira, 19 anos, do slb).

Contudo, durante o Académica x FC Porto, e atendendo às condições em que o jogo estava a ser disputado, eu lembrei-me de Orlando Sá e do jeito que daria a André Villas Boas ter no plantel um jogador com as características do ponta-de-lança portista que está emprestado ao Nacional. Talvez na próxima época volte ao Dragão e para ficar.

P.S. Este fim-de-semana, Orlando Sá marcou de cabeça o golo da vitória do Nacional sobre o Setúbal.

16 comentários:

Danyro disse...

Ainda n tenho uma posição formada sobre este jogador... as vezes parece ser mais um "postiga", mtas promessas mas n joga nada... e o que m parece, mas espero que m engane :D

meirelesportuense disse...

Não sou admirador das qualidades do Orlando Sá, quem gostava muito dele era o professor, mas dou sempre o benefício da dúvida, vejam o Postiga, estava em grande e agora parece querer voltar a ser o Postiga de sempre, um escolho para quem quer marcar na baliza adversária...Ainda ontem apareceu no sítio menos indicado, no caminho da bola.

Nelson Carvalho disse...

Acho que não se trata, pelo menos para já, de um avançado para pegar de estaca na equipa do FCP. Nem é isso que está em causa, dada a diferença de qualidade do Orlando Sá e Falcao

Como diz o José Correia, e muito bem, é um elemento que poderá ser útil em determinadas circunstâncias, tais como as que se verificaram em Coimbra no Sábado passado.

Além disso faz todo sentido que se tente rentabilizar um jogador que custou 3 milhões de euros por 60% do passe, se não estou em erro. Um valor bem relevante, por sinal.

José Correia disse...

O Orlando Sá tem 22 anos e, eventualmente, a sua carreira já poderia ter atingido outro brilhantismo, se não fossem as lesões (uma delas grave) que o têm afectado.
Apesar disso, ao serviço da Selecção Sub-21, já leva 7 golos em 7 jogos.

José Correia disse...

Não vejo, pelo menos para já, o Orlando Sá como o ponta-de-lança do FC Porto. Contudo, em jogos disputados em relvados pesados, ou em desafios em que esteja a ser difícil quebrar a barreira defensiva dos adversários, penso que seria útil termos no plantel um jogador com as características do Orlando Sá, não para jogar em vez de Falcao, mas para ser complementar ao colombiano.

José Correia disse...

@Danyro e meirelesportuense
O Orlando Sá é um ponta-de-lança de características muito diferentes das do Postiga.
Recordo que estamos a falar de um jogador de 1,88m, possante e bom cabeceador.

Anónimo da Silva disse...

não tem qualidade para o porto! é pior que o hugo almeida e já esse não tinha!
é forte sim mas precisa de 10 bolas para conseguir dominar uma!

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Orlando Sá, se potenciar as qualidades que nele pressinto mais do que até agora mostrou, tem um futuro de êxito à espera dele se encontrar quem lhas reconheça.

meirelesportuense disse...

Espero que me engane, era bom para o Porto.Mas já tinha este pressentimento relativamente ao Postiga e ao Hugo Almeida...Talvez o Orlando Sá se revele diferente, para melhor.

Carlos Coimbra Ferreira disse...

A lesão que teve inutilizou-o para uma utilização intensiva regular, como numa equipa como o FCP onde a condição física/competitiva do suplente é a mesma do titular. Será sempre um jogador razoável que terá momentos, picos de forma, que lhe permitirá transferências de clubes para clubes mas sempre sem chegar a palcos de maior exposição. Excepto se se cruzar com um treinador de uma grande equipa, que goste realmente dele e então estará presente em 1/3 dos jogos da época e nos restantes ou estará lesionado ou a recuperar de lesões. É uma pena mas há maleitas que em certos corpos são definitivas.

Pedro disse...

penso que nem neste jogo de coimbra o Orlando Sá servia, para já. não troco o espírito de guerreiro do Falcao por nada.

José Correia disse...

@Pedro
Aqui ninguém está a defender o Orlando Sá em vez do Falcao, nem para já, nem para o ano.
O Orlando Sá tem características físicas que nenhum dos pontas-de-lança do FC Porto possui e o que estamos a falar é num ponta-de-lança possante que, em determinados jogos (ou partes dos jogos), pudesse ser complementar ao Falcao, isto é, jogarem juntos.

Alexandre Burmester disse...

Eu espero que lhe dêem tempo e não o desaproveitem, como sucedeu com o Hugo Almeida. Nenhum deles é um craque mas trata-se de jogadores com perfil físico interessante e por vezes muito útil.

David Duarte disse...

O Orlando Sa tem um problema que não depende dele : o de ser um ponta de lança português.

Um ponta de lança português e jovem tem 2 ou 3 oportunidades (falo na generalidade dos que passaram por Benfica Porto ou Sporting de ha 15 anos para ca) e se não marca vai logo emprestado para um clube da II Liga ou então para um clube do meio da tabela da I Liga onde muitas vezes nem é titular pois està em competição com outros na esmagadora maioria das vezes estrangeiros e com uma qualidade... bastante duvidosa (sobretudo se comparada com as potencialidades de alguns pontas de lança portugueses).

De facto é bastante grave quando se da mais confiança a um ponta de lança contratado a um clube regional do Brasil que ao jovem que foi formado no clube.

Eu gosto do Orlando Sa, gosto bastante. Penso que bem trabalhado pode efectivamente ser o ponta de lança da selecção. Penso que ele é muito mais jogador que o Saleiro (pelo menos tem uma motivação em jogo muito mais forte que o Saleiro que se apaga muitas vezes). Sobre o Nélson Oliveira não o conheço suficientemente para o julgar mas je deu para ver que não tem medo de arriscar, o que é importante para um ponta de lança.

Realmente, acho bastante negligente da parte do Paulo Bento de esquecer que o Orlando Sa està disponivel.

P.S.: ja agora o contrato do Orlando Sa com o Porto termina quando?

David Duarte disse...

Acabo de ver no artigo em baixo a resposta. Junho 2013... por outras palavras este ano no Nacional é decisivo para o futuro do Orlando Sa.

José Correia disse...

«Orlando Sá sofreu uma entorse num joelho ante o Setúbal, mas ainda não é conhecida a extensão da lesão. Contudo, é certo que vai falhar a deslocação a Paços de Ferreira. A ausência do avançado é, de resto, um mau presságio, pois durante o período em que esteve lesionado - entre a terceira e a quinta jornada - a equipa averbou três derrotas consecutivas.»
in O JOGO, 04/11/2010