quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O mito das audiências


Fonte: www.marktest.com

O quadro anterior é uma análise da MediaMonitor, de 26 de Outubro de 2010, e reflecte os resultados de audiência dos jogos transmitidos em canal aberto (TVI), nas primeiras sete jornadas da Liga Zon Sagres.

Analisando os valores do quadro anterior, onde está a diferença significativa (supostamente para mais) das audiências dos jogos em que participa o slb?

Olhando para estes números, não percebo em que (pretensos) factos é que o slb sustenta a sua reclamação, para querer receber muito mais que o FC Porto e Sporting em termos das verbas das transmissões televisivas.

12 comentários:

David Duarte disse...

Veremos no final do campeonato quantos jogos do Porto e do Benfica ficam nos 10 primeiros lugares.

Saudações gloriosas!

Unknown disse...

Curioso o facto de os jogos do FC Porto neste quadro serem todos à 2ª feira... Excepção feita ao jogo FC Porto - Braga que claro, é um grande jogo...

Abraços e bom jogo na 5ª!

Penta disse...

caríssimos,

é uma questão pertinente e só se pode descortinar desta forma, na minha opinião: o mito dos «seis milhões» pegou de estaca, por assim dizer.

tenho para mim que a culpa não poderá residir na instituição cujo nome me recuso pronunciar, mas em quem aceitou tal "facto" como verdadeiro e resignou-se à sua mensurabilidade. é que houve sempre a oportunidade de o rebater; porém, também não houve vontade para tal, diga-se.

e o nosso clube - a sua direcção, num todo e que não se cinge só à figura do nosso Presidente, entenda-se! - também não está isenta de culpas, no sentido em que ainda permite que aquele mito perdure.
é que estes factos desmentem-no (ao mito). e quando as críticas resume-se a "labaredas", estamos conversados.

@ Bruno Tiago

as transmissões dos jogos do FCP são à Segunda em virtude de (1) o Clube participar, às Quintas, na competição da UEFA "Liga Europa" e (2) os clubes estarem "manietados" pelos «gloriosos» interesses da SportTv - que detém o seu monopólio (das transmissões) e prolonga as jornadas por mais de três dias.

ahahahahaha

surreal! ;)

ainda estou a enxugar as lágrimas! (de tão triste que é, porém muito anedótico também)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Pedro Reis disse...

Para quem tinha dúvidas, o Benfica é em si um mito! :-)

fiona bacana disse...

Qual o indicador mais fiável? % Audiência Média ou % Share?

cumps

José Correia disse...

@Ana Martins
Penso que os valores deste quadro são fiáveis. Pelo menos, o método de medição e as empresas envolvidas são credíveis.

Qual o indicador mais relevante?
A Audiência Média, cujo valor mede a quantidade de pessoas que assistiram ao programa, de acordo com o universo em questão (no caso português, cerca de 10 milhões de pessoas).

O Share indica a percentagem de pessoas que assistiram ao programa em causa, entre as pessoas que aquela hora estavam a ver televisão.
Por exemplo, um programa pode ter um share de quase 100% às 4h00 da manhã, mas uma audiência baixíssima (porque aquela hora estavam poucas pessoas a ver televisão).

Carrela disse...

David Duarte, quer afirmar que se o benfica tiver tipo, 10 jogos com 40% audiências e o FCP pro exemplo tiver outros 10 com 39% justifica o mito?

Eu sei que é a lógica que impera por cá... mas...

David Duarte disse...

Nada disso Carrela. Quando li este artigo fui ver quais tinham sido as audiências nas ultimas épocas. Encontrei apenas a de 08-09. Ora mesmo tendo sido o ano do tetra do Porto, estavam 8 jogos do Benfica nos primeiros 10 lugares e apenas 2 do Porto.

Contudo esta amostra deve ser relativizada. Não apenas tem unicamente em conta os jogos onde não existe confrontação directa entre os grandes como igualmente é relativa aos jogos que passaram em sinal aberto. Se por exemplo a maioria dos jogos do porto ou do Sporting passaram na Sport TV, esta amostra das audiências de 08-09 deve ser relativizada.

José Rodrigues disse...

"Nada disso Carrela. Quando li este artigo fui ver quais tinham sido as audiências nas ultimas épocas."

Sigo com atenção estes dados ao longo dos últimos anos. Infelizmente não os guardei, mas guardei na memória que a diferença de audiência média entre os jogos do FCP e slb não ultrapassava 1%, em média (a favor do slb). Isto com um FCP a jogar de forma a gerar muito pouco, digamos, "entretenimento" visual.

Ora 1% é equivalente a menos de 10% de espectadores a mais em relação ao FCP. Se a relação fosse directamente correlacionável para o nr de adeptos, seria equivalente a dizer q o slb tem 10% a mais de adeptos do q o FCP (por ex se o FCP tivesse 3 milhões, o slb teria 3,3).

Ora não é directamente correlacionável, mas dá uma muito clara indicação de q a diferença entre os 2 clubes é relativamente pequena (ainda q superior a 10%). Se calhar os lampiões é q andam sempre obcecados com os nossos jogos, seguindo-os de perto, enquanto nós estamo-nos a borrifar para os jogos deles, LOL. Será?

De qq forma o q é inatacável é q, como o J Correia disse, o cachet q os clubes recebem da TV *devem* naturalmente ter as audiências médias como ponto de partida. Logo até aceito q o slb receba legitimamente uns 10% a mais do q o FCP das TVs, mas mais do q isso, não.

PS - naturalmente é irrelevante se o slb tem 3, 4 ou 8 jogos no top 10 de audiências; o q interessa sim é a diferença média entre as audiências nos jogos deles e nos nossos.

portodocrime disse...

as audiências em portugal são uma fraude à muitos anos.
os aparelhos são meia dúzia e claro,
estão centralizados.
o PortoCanal saiu das audiências da marketeste.
segundo eles o PortoCanal tinha 1 gajo a ver.
que à coisas fantásticas,
à.

Abraço

Miguel Magalhães disse...

A explicação é simples: a malta do Benfica gosta de bom futebol e, apesar de não admitir, vê é os jogos do Porto.
Por isso é que o Vieira pediu bilhetes para o Dragão. Não quis privar os adeptos do Benfica de ver bom futebol ao vivo...

David Duarte disse...

A primeira frase do Miguel Magalhães, apesar da ironia sempre bem vinda quando divertida, tem a sua razão. As audiências não servem para determinar o que quer que seja.

Eu, por exemplo, vejo o maximo de jogos qu o meu tempo disponivel permite, sejam eles do Benfica, Porto, Sporting ou... os magnificos Belenenses-Navais à segunda-feira (como no ano passado).

Como eu, muitos o fazem.