terça-feira, 16 de novembro de 2010

Perguntas Inocentes


Numa nota de rodapé a uma sua inflamada diatribe António Pedro Vasconcelos pergunta inocentemente por que (e não "porque" neste caso, como ele escreve) razão é que a sede da Liga é no Porto. Parece pensar que as instituições, para serem neutras, têm de ter a sede em Lisboa.

Conclui-se portanto que paira sobre o futebol inglês uma enorme sombra que põe em causa a seriedade das suas competições ao longo de mais de um século. É que a Football League (Liga Inglesa), fundada em 1888, nunca teve a sua sede em Londres, encontrando-se actualmente sediada na cidade de Preston, no Lancashire, a uns 40 km de Liverpool e Manchester e a uns 300 km de Londres. A Premier League, resultado de uma cisão por parte dos clubes da Primeira Divisão da Football League em 1992, tem de facto sede em Londres, mas esta última entidade, que continua a organizar os campeonatos das três divisões secundárias e a Taça da Liga, permanece longe da capital inglesa. Se calhar a referida cisão deu-se pelo facto de a sede do organismo estar no Lancashire, e não por motivos de ordem financeira como cinicamente a imprensa inglesa na altura alegou. Nunca reflectira nisso.

No Noroeste de Inglaterra, nomeadamente no Condado de Lancashire e nas grandes aglomerações urbanas de Liverpool e Manchester, contidas dentro dos limites daquele condado, embora administrativamente autónomas, está a maior concentração de clubes de futebol de Inglaterra e residem alguns dos clubes mais antigos do mundo. Do mesmo modo, no Norte de Portugal reside uma grande parte dos clubes de futebol portugueses. A Associação de Futebol do Porto é a maior do país, isto é, a que mais clubes filiados tem. Não é preciso fazer perguntas inocentes para descobrir por que razão a sede da Liga é no Porto. Basta tentar-se não ser faccioso e não ver sinistras conspirações ao virar de cada esquina.

16 comentários:

Miguel Lourenço Pereira disse...

Excelente ressalva Alexandre,

Basta pensar que nos primeiros anos a FA nem admitia nos seus campeonatos equipas de Londres e do sul das Midlands e só que já decorridas algumas épocas se abriu a competição a todo o país.

O próprio Preston North End foi um dos grandes dominadores do futebol britânico do século XIX e, se nao me escapa, o primeiro a lograr a dobradinha League-Cup. Hoje é quase um afiliado do Man Utd que tem por hábito emprestar-lhe jogadores (lembro-me que o Beckham andou por lá um ano, por exemplo).

Aqui os cegos continuam a exigir o inexigivel, mas também é verdade que a crise financeira do vale do Ave e os problemas dos clubes da Invicta, salvo o FCP, despojou o Norte do esmagador poder futebolistico que teve até há uns anos.

um abraço

Vítor Hugo disse...

Os comentários deste senhor (APV) são, cada vez mais, autênticos laivos de senilidade... enfim!

Unknown disse...

Deveria de se colocar a pergunta ao contrário a esse centralista.
Porque não o Supremo tribunal de justiça em Coimbra?
O do ministério do turismo no Algarve?
Para além da clubite aguda destes senhores eles sao acima de tudo pessoas que vivem no tempo da velha senhora onde Lisboa era Portugal e o resto paisagem.
Deve ser por isso que ainda lhes dói mais quando o Porto é uma das miores referências mundiasi do futebol e a maior portuguesa.

Intrusus disse...

Por favor, não ponham mais links para escritos do APV... ou, pelo menos, coloquem antes um sinal de alerta...

Cometi o erro de ler todo o texto e ainda me deu a parvoíce de dar uma vista de olhos pelos comentários...

Sinto-me a estupidificar...

Penta disse...

@ Alexandre Burmester

«A Associação de Futebol do Porto é a maior do país, isto é, a que mais clubes filiados tem. Não é preciso fazer perguntas inocentes para descobrir por que razão a sede da Liga é no Porto. Basta tentar-se não ser faccioso e não ver sinistras conspirações ao virar de cada esquina»

o remate final do seu post é exemplar.
contudo, basta atentar nos comentários à alarvidade escrita pelo cineasta subsídio-dependente para percebermos que há (pelo menos) seis milhões de «gloriosos» iluminados que ainda pensam dessa forma e, pior!, acreditam fielmente nessas «conspirações» ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Pedro Reis disse...

A questão é q o APV depois de levar 5 secos já não vê nada. Nem ao virar de cada esquina, nem em lado nenhum! :-)

eumargotdasilva disse...

O APV coitado parece-me bastante frustrado (e não vou dizer mal, apenas constatar): ambicionava ser um cineasta, revia-se nos Cahiers du Cinéma; tem sido um realizador de alguns filmes com sucesso comercial; apostou em trabalhar na tv como comentarista de filmes ou ter a sua cinamateca, o Lauro António e outros "levaram a bola debaixo do braço";então, o ser benfiquista e pseudo entendido em futebol é um ganha pão não desprezível!
Não podemos er muito duros com o homem, lá se diz: "quem dá o que tem, a mais não é obrigado!"
(Ele sabe lá onde fica Lancashire? já para não falar na forma como deve pronunciar, deve achar que desde que tenha um shire no nome fica em Inglaterra e que tal como em Portugal, Portugal=Lisboa, esse tal Lancashire, Inglaterra=Londres...)

Nuno Vaz disse...

São discursos encomendados e desesperados, nada de novo. Não podemos dar importância a quem não a tem. Já sabemos que "Faccioso" é o nome do meio deste senhor, mais a mais tendo que dar a voz aos discursos que o seu dono, com o cú mais apertado que nunca, manda.
Um fantoche, portanto...

Porto1969 disse...

Fußball Liga GmbH
Guiollettstraße 44-46
Frankfurt

Ja agora envio a morada da Bundesliga,que fica em Frankfurt e nao em Berlin.

Zefansa disse...

"Espero que os benfiquistas deixem de ler A BOLA"

OLha nesta estou de acordo com o APV, e espero que aquela instituição do regime feche.

Dragão dos Diabos disse...

eh pa...não há pachorra pra aturar tanta estupidez...ano passado não era já a sede no porto?? Não ganharam o campeonato?? Mas como este ano já era já interessa levantar suspeitas do mais insane que há...este tipo só pode estar a falhar os tratamentos..ninguém no seu estado normal consegue dizer o que ele diz...a Bola não favorece claramente o benfica???? ó meu deus..que ele era atrasado mental já sabia...agora cego???

Dr Estranho Amor disse...

Os comentários do APV estão ao nível dos seus filmes.

meirelesportuense disse...

Eu poria a pergunta assim: -Porque razão estando já a Liga no Porto -Rua da Alegria- foi ela para o fundo da Constituição?...Para estar mais perto do Bessa local tão amado pelos sulistas?...

Jorge Mota disse...

o APV parece 1a adolescente em plena puberdade

ta tolo de todo

as encomendas dao cabo daquela mona aquilina(sinto q ele as acha por xs ridiculas mas tem de continuar a despejar essas cagadas).hoje foi a treta nulo golos vs jesuita.as tantas ja nem sabia de q lado estava..

Tenho lido n1s blogues mouros (alg1s verdadeiramente NOJENTOS) q a Bolha e neste momento 1 jornal do «regime» FCPorto!!

TA TUDO LOUCO



A casa do Douro devia ser no chiado!!

rui disse...

é caso para lhe perguntar porque razão é comentador num programa de tv efectuado no Porto.
se gosta mais de Lisboa que desande.............

Unknown disse...

O cineasta de "Vijeu" é um venenoso, para quem avançando o Mondego, não há gente honesta. São os treinadores que jogaram no FCP, são os jogadores emprestados pelo FCP, são os dirigentes, adeptos do FCP etc, etc. É um fanático, que só vê vermelho, o que não abona a sua condição de comentador. Querer que ele seja isento, é o mesmo que querer que um pilriteiro dê bananas. É um caso perdido. Eu já o dei ao desprezo: não o leio nem o oiço. Como disse o Almirante: bardamerda para o APV.