quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jank #2: caçador de galinhas?

Depois do Jank #1 (Jank...auskas), temos agora ao nosso serviço o Jank #2 (Jank...o).

Para além das letras iniciais do nome, pelo que já vi de Janko estes 2 jogadores têm bastante em comum: ambos são pontas-de-lança mais ou menos clássicos, são ambos muito altos e louros, e em estilo e qualidade parece-me que não serão tão diferentes como isso.

Tanto um como outro não são jogadores nada toscos, ou por outras palavras: apesar da altura não são «postes de iluminação», ao contrário de outros jogadores igualmente altos que já passaram pelo FCP (como Vinha há 2 décadas ou Edgar, que teve uma passagem fugaz pelo Dragão há meia dúzia de anos), estando claramente num patamar superior em termos de qualidade, sendo relativamente versáteis.

No entanto nem um nem outro terão a qualidade técnica ou killer instinct de outros pontas-de-lança que já passaram pelo Dragão, como Falcão, McCarthy ou – para falar num jogador igualmente alto – Mário Jardel. Estarão pois num patamar intermédio.

Eu diria que dos restantes PDL das últimas 2 décadas, o que mais se lhes assemelhava em ordem de grandeza em termos de qualidade e características era Hugo Almeida (embora me pareça que Janko seja claramente melhor de cabeça).

Resumindo, acho que um jogador como Janko é bastante útil no FCP actual – aliás, há já 2 ou 3 épocas que reclamo um tipo de jogador assim no plantel, fazendo falta um PDL de raiz e alto/possante que possa ser uma referência fixa no ataque, principalmente quando o adversário joga com «autocarros» em frente à baliza (o que acontece regularmente).

Dito isto, acho que os adeptos não devem elevar demasiado as expectativas já que isso pode ser contra-producente (algo do género já aconteceu com Kléber, já agora). Se Janko parece ser titular mais ou menos indiscutível neste momento, isso deve-se muitissimo mais a fraca concorrência (muito embora eu não compreenda minimamente porque é que Kléber nem sequer tem lugar no banco contra um Feirense, acho que já mostrou qualidade mais que suficiente para isso) do que ao seu valor em si, até porque não será certamente por total acaso que foi barato (3 milhões) e tem um CV relativamente modesto aos 28 anos.

Pegando na analogia inicial, o Jank #1 nunca conseguiu passar de ser um suplente (regularmente utilizado) devido a uma concorrência bem mais feroz – o que não impediu que tenha sido igualmente um jogador bastante útil. Tenhamos pois os pés na terra e não «crucifiquemos» Janko se aqui ou ali falhar um golo fácil ou tiver um jogo mais amorfo.

Para concluir, defendo sem qualquer hesitação a titularidade de Janko para o galinheiro. Para começar, é uma boa medida de um ponto de vista... defensivo, já que jogando como referência fixa no ataque porá a defesa (e até trinco) contrária em sentido, fazendo com que se aventurem pouco no apoio ao ataque. Além disso e de um ponto de vista ofensivo dá verticalidade à equipa, ocupando-se os espaços de forma mais eficiente e obrigando o adversário a dividir-se nas marcações entre ele, Hulk e outros – estou por exemplo certo que com ele em campo Hulk poderá ter muito melhores condições para fazer um bom jogo.

Para terminar, não nos esqueçamos que sendo o empate um resultado razoável não é um bom resultado. Primeiro porque em caso de igualdade pontual no fim do campeonato o slb terá vantagem no confronto directo (a não ser que tenhamos agora um empate a 2 ou mais golos), devido aos golos fora, e em segundo porque não será de admirar que na recta final do campeonato «saia o andor» para a rua, como foi o caso nas últimas 2 vezes que o ben7ica foi campeão.

2 comentários:

Alexandre Burmester disse...

Pelo menos pelo que vi até agora, acho o Janko melhor que o Jankauskas. Este último era grande, mas não era grande coisa, nomeadamente na sua gritante falta de tempo de salto, aq ual praticamente aulava a vantagem que a altura poderia dar-lhe.

No mais, estou de acordo.

José Rodrigues disse...

Também me parece q Janko será algo melhor q Jankauskas, mas está muito mais no patamar deste do q no patamar dos grandes PDL q passaram pelo FCP.