terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Lima esteve debaixo de olho

«Lima, avançado do Belenenses, está a ser seguido pelo F. C. Porto. A excelente exibição no jogo da Taça de Portugal, no qual marcou dois golos aos dragões [2-2, Lima 13', 80'; Falcao 14', Rodríguez 85'], ficou na retina. (…) É rápido, explosivo, pode jogar como segundo avançado ou encostado a um dos flancos. Lima, avançado brasileiro do Belenenses, está a ser um dos jogadores em destaque no campeonato português e tem chamado a atenção dos responsáveis do F. C. Porto, na perspectiva de reforço da linha ofensiva para a próxima época. O passe do futebolista pertence ao Astral Esporte Clube, emblema brasileiro que o emprestou aos azuis do Restelo (…).
A excelente exibição na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça de Portugal chamou a atenção dos responsáveis portistas, muito por força dos dois magníficos golos marcados ao guarda-redes Beto. Rodrigo José Lima Santos tem 26 anos (nasceu a 11 de Agosto de 1983) e está na idade limite para uma transferência rumo a um clube de grande dimensão, tendo como mais-valias a adaptação ao campeonato nacional e o facto de ser um dos nomes mais sonantes do conjunto do Restelo. Trata-se de um elemento que tem sido titular absoluto e já contabiliza quatro golos na Liga, na presente temporada. (…)
Confrontado com a possibilidade de se mudar para os dragões, Lima não escondeu que “qualquer jogador gostaria de jogar no F. C. Porto”. E fez uma revelação: “No final do jogo da Taça, em pleno relvado, o professor Jesualdo Ferreira deu-me os parabéns pela exibição, o que me deixou imensamente feliz”.»
JN, 19/02/2010


Como é sabido, Jesualdo saiu, Lima não veio para o FC Porto (a SAD preferiu investir 6 milhões de euros no passe de Walter) e António Salvador aproveitou, levando-o para Braga.

Envergando a camisola dos “arsenalistas do Minho”, Lima confirmou ser um avançado muito útil e alguns dos golos que marcou na época passada (2010/11) podem ser vistos no vídeo seguinte:



Ontem, cerca de dois anos após o JN ter anunciado o interesse do FC Porto, Lima marcou o seu 15.º golo no campeonato (a que se somam mais 4 na Liga Europa e 1 na Taça da Liga) e assumiu a liderança na tabela dos melhores marcadores.

Tendo dado nas vistas com a camisola dos azuis de Belém, particularmente nos jogos contra o FC Porto, e sendo um jogador relativamente barato (passe e salário), custa-me a perceber porque razão Lima não é jogador do FC Porto. E o jeito que daria ter no plantel atual um avançado como Lima.

13 comentários:

Nuno Leal disse...

"sendo um jogador relativamente barato (passe e salário), custa-me perceber porque razão Lima não é jogador do FC Porto"... Eu explico: porque é um jogador barato, em especial no passe! Isso significa comissões baixas e assim "ninguém" ficava a ganhar... Simples, tão simples, que eu é que não percebo como é que há gente que ainda não entende isso...

José Correia disse...

Nuno Silva Leal disse
é um jogador barato, em especial no passe! Isso significa comissões baixas e assim "ninguém" ficava a ganhar...

O passe do Kléber (a parte que foi adquirida pela FCP SAD) foi adquirido por um valor relativamente reduzido (se levarmos em conta aquilo que a SAD pagou pelos passes de outros jogadores).

Tiago Burmester Baptista disse...

A hitrória do Kleber entende-se com a sua chamada a selecção no inicio desta época. Está bem ligado a alguém...

HULK 11M disse...

Pois eu também acho que não veio precisamente porque não houve oportunidade de "engordar" o valor do passe...

José Correia disse...

@ Nuno Silva Leal, Tiago Burmester Baptista, HULK 11M
Nesta época, o FC Porto contratou três jogadores que vieram de outras equipas do campeonato português – Kléber, Djalma, Bracali – cujo valor do passe foi baixo (para os padrões habituais) ou mesmo zero.

No caso do Lima, penso que não terá vindo para o FC Porto devido a uma deficiente avaliação do jogador feita pelos responsáveis da SAD e/ou do departamento de prospeção.

The Best Man... disse...

Esse argumento do barato não cola, se não, jogadores como Cissokho nunca teriam jogado pelo Clube...
Se há aspecto ao qual o nome do FC Porto é associado é, ao de comprar barato para vender caro, após retirar dividendos desportivos...
Muito mais credível é a deficiente avaliação feita pela prospecção do Clube...
Não está a jogar no Porto porque Nós não o quisemos, ponto, e optamos por ir buscar uma bigorna que nem uma Cápsula da Nespresso conseguiu amolar!!!

InVicturioso disse...

Pois eu acho que a razão é que Pinto da Costa é amigo pessoal de António Salvador e não quer "roubar" o jogador a um amigo...
Até já há quem diga que Salvador será o próximo Presidente do FCP...

miguel87 disse...

Já ouvi dizer que vem para o ano. E até me disseram que era para envergar a camisola 12...

Anónimo da Silva disse...

seria um bom suplente, nada mais do que isso. O kleber também marcava no Marítimo e agora...

José Correia disse...

InVicturioso disse...
Pois eu acho que a razão é que Pinto da Costa é amigo pessoal de António Salvador e não quer "roubar" o jogador a um amigo...

Esta ideia não faz qualquer sentido.
Conforme refiro no texto, quando foi noticiado o interesse do FC Porto no Lima, ele jogava no Belenenses (por empréstimo dos detentores do passe) e não no SC Braga.

José Correia disse...

Anónimo da Silva disse...
seria um bom suplente, nada mais do que isso. O kleber também marcava no Marítimo e agora...

O que o Lima demonstrou no Belenenses (época 2009/10) foi muito superior ao que o Kléber demonstrou no Marítimo (época 2010/11).
E se levarmos em conta aquilo que o Lima tem feito em Braga, então nem sequer há comparação possível.

InVicturioso disse...

Caro José Correia,

com todo o respeito, isso nem parece seu.
Ora pense comigo: na época passada o Porto tinha Falcão como titular indiscutível, ou seja, Lima só seria um suplente. Ora, você acha que faz sentido ter um SUPLENTE com 27 anos de idade? Eu acho que não...Eu acho que o ponta-de-lança titular deve ter um substituto jovem e promissor no banco a quem pode passar a sua sabedoria. Por isso a aposta do FC Porto no jovem Walter. Foi um flop, sabemos isso agora, mas podia não ter sido.

Ora, o Porto só a partir desta época (com a saída de Falcão) é que precisou de um ponta-de-lança de qualidade insuspeita que pudesse ir ensinando o jovem Kléber. Mas é precisamente neste contexto que entra o meu argumento da amizade entre Salvador e Pinto da Costa.
Pode não ser verdade, agora não me diga que não faz sentido, porque na realidade faz TODO o sentido...

Anónimo da Silva disse...

Caro José Correia, nada garante que o rendimento do Lima no Porto fosse semelhante, a camisola também pesa.
O Kléber tem menos 7 anos que o Lima, toda a gente pensava que iria ser uma grande aposta e depois deu nisto.
Eu gosto do Lima, comentei com amigos várias vezes que o Porto fazia bem em Janeiro emprestar o Kleber ao Braga e pedir o Lima emprestado, mas considero-o apenas uma solução de recurso.