sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Racismo

Há algumas coisas que me fazem alguma confusão devido ao burburinho que causam. Uma delas é o racismo.

Antes de mais, a desculpa dada pelo Rui Cerqueira é uma desculpa esfarrapada, houve gritos a emitar macacos dirigidos ao Balotelli e Touré - e não culpem só as claques, muito engravatado fez o mesmo.

O que me faz confusāo é a importância que se dá a umas situações e o que se ignora noutras. Numa coisa estou de acordo com o princípio teórico da UEFA, o importante é o respeito, seja com um branco, um negro, um cigano, ... 

Lembro-me de o Helton visitar o Dragão com a camisola do Leiria e passar a 2a. parte a queimar tempo ali na baliza sul, foi mimoseado com o "és um preto de merda! ...", pelos mesmos que uns meses depois o aplaudiam quando mudou de camisola. 

Isto é racismo ou pura falta de respeito?

E qual a diferença entre o "és um preto de merda" ou o "o Ricardo é paneleiro"? Ou a imitação de macacos e o "filho da puta" dirigido ao guarda-redes na marcaçāo de pontapés de baliza?

Que as pessoas se queixam de falta de respeito ainda percebo, que queiram empolar supostas situações de racismo já não percebo. Ou melhor percebo, o racismo vende melhor. Por isso é que o City só fala do Balotelli e Touré e se esquece do Joe Hart - quando este foi claramente o mais insultado.

Se alguém chamar outro de preto ou negro isso é racismo, outros fazem uma carreira a serem chamados de Branco e isso não é racismo - é uma mera característica diferenciadora.

11 comentários:

OAutor disse...

Se eu chamar animal a uma pessoa, é racismo se ela for preta, se for branca ninguém dá importância! Para mim quem faz esta distinção é que está a ser racista!!!
O importante é haver respeito pelas pessoas, no caso do futebol, as bancadas também jogam e este tipo de situações são apenas para irritar os jogadores, nunca é racismo, até porque na quinta feira vi 2 pretos na bancada a gritar coisas bem feias para o balotelli e o touré...e não me parece que esses 2 indivíduos fossem racistas!

Daqui a pouco chegamos ao ponto de dizer que determinado jogador fez uma entrada mais dura sobre outro só porque este era preto! Por isso para mim a questão do racismo da forma como tem sido tratada é uma vergonha para quem realmente já foi vitima de racismo e descriminação!

Bernini disse...

Isto no Dragão já não é novo... vão ao baú das vossas recordações e vão se lembrar que o Benni Mccarthy no passado se queixou por no Dragão terem sido feitos insultos do género a jogadores adversários... não vale a pena estar a tapar o sol com uma peneira, estar a imitar macacos para insultar um jogador de cor não é a opção mais correcta. O pior é que mais vezes se ouviu o dragão a fazer insultos do género do que a gritar PORTO!! E quando é assim...f

Filipa Moreira disse...

Pelos menos "puta" é uma profissão, em alguns países até legal.
Agora imitar macacos? não tem importância? Sabiam que nos EUA chamar alguém por "niger" dá prisão? Deixem-se de tretas...nem percebi o porque da implicância com o Balotelli, ele até nos estava a fazer um favor, a jogar a passo.

InVicturioso disse...

Caro João Saraiva,

não é a mesma coisa. Sabe porquê? Porque os "pretos" têm uma história de escravidão e desrespeito pelos direitos humanos causada pelos "brancos". Por isso é que não tem comparação dizer "o Ricardo é paneleiro" ou "o Balotelli é um preto de merda". É certo que quem o diz pode nem ser racista, mas a história que está por trás destes insultos é muito grave e por isso os mesmos devem ser punidos.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Lembro-me quando era miudo de ir com o meu pai e alguns miudos da Casa do Gaiato, alunos a quem ele pagava o bilhete para saberem o que era ver um jogo nas Antas. Uma vez, jogando contra o Setubal, o Yekini isola-se á frente da baliza e aparece o Aloisio por trás e rouba-lhe a bola.

Um dos miudos, de 10 anos, põe-se de pé a gritar, "isso, dá-lhe a esse preto de merda". O meu pai claro, explicou-lhe que isso não se diz e lembrou-lhe que o Aloisio também era preto (como o Emerson que estava em campo) ao que o miudo respondeu "mas esse é dos nossos".

Aqui não há racismo, só uma tremenda ignorância e absoluta falta de educação.

OAutor disse...

"O pior é que mais vezes se ouviu o dragão a fazer insultos do género do que a gritar PORTO!! E quando é assim...f"

Bernini, já foste alguma vez ao estádio do dragão ou ao dragão caixa????

O balotelli foi insultado por ter feito uma entrada assassina sobre o joao moutinho, nada mais do que isso!!

"Sabiam que nos EUA chamar alguém por "niger" dá prisão?"
Filipa Moreira, em que estado chamar alguém de niger dá prisão?


PS: A desculpa do Rui Cerqueira para os sons vindos da bancada deveriam-lhe valer o despedimento...UMA VEGONHA!!!! É pior dizer isso do que ter realmente insultado o balotelli!

Filipa Moreira disse...

Até pode não dar prisão (certamente terá consequências) , mas sei que é uma palavra proibida..

Bernini disse...

OAutor,

deves julgar que vês o Porto sozinho no Dragão ou no Dragão Caixa...
Quem frequenta o Dragão reconhece que o apoio à equipa é incomparavelmente inferior ao apoio à equipa nas Antas, mas por incrível que pareça, as pessoas são as mesmas...

Soren disse...

Filipa Moreira: Isso nao é bem assim. Sem duvida que essa palavra por aqui é socialmente reprovavel (na comunida de negra) mas ninguém vai para cadeia ou é sequer multado se a proferir.

Estas atitudes do publico revelam um atraso social que existe em todo o mundo nao so em Portugal.
Nao é um problema exclusivo da peninsula iberica. Mas se a UEFA se ocupar deste caso, quero ver a abordagem a outros.

"Ese Portugues, hijo puta es". E por aqui me fico.

OAutor disse...

Bernini
concordo contigo, o estádio das antas tinha mais mistica porque não vendia pipocas!!!

Soren
Concordo também contigo...se o racismo é um problema grave, a xenofobia não é menos grave! Embora generalizando, eu acho que não existe isso no futebol, existe sim uma tentativa de desconcentrar jogadores das equipas adversárias!

bailarino disse...

Chamar preto a um jogador dessa cor é racismo, é um escândalo, merece penas pesadas, etc, etc.
Chamar paneleiro a um jogador é apenas um insulto.
Racismo não! Homofobia, tudo bem...

Confesso que também não percebo.

Abraços