segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O problema e a solução estavam no banco

Moutinho e Hulk jogaram de início e, por aquilo que de bom fizeram, poderiam perfeitamente ser eleitos como melhores em campo (do lado do FC Porto). Contudo, conforme diz um anúncio muito em voga, a chave para “abrir o cofre” do Leiria estava no banco.

James entrou aos 60’ e aos 66’ estava a fazer a assistência para o golo inaugural do desafio. Aliás, nos escassos (para tanta qualidade que possui) 30 minutos que o treinador lhe concedeu, James fez duas assistências e marcou um golo, reforçando o estatuto de melhor marcador do FC Porto no campeonato.

«James, sacrificado no onze inicial, trouxe a verticalidade e objectividade que se pedia»
Maisfutebol

«[James] Evitou os “rodriguinhos” ou as fintas desnecessárias, preferindo jogar simples, mas eficaz, conseguindo descobrir autênticas auto-estradas para os companheiros onde outros não viam sequer uma viela. Apetece perguntar, que fazias tu no banco, James?»
in ojogo.pt

«Vítor Pereira pode ter a explicação mais lógica do mundo, pode até juntar-lhe o argumento dos equilíbrios tácticos, mas será sempre difícil perceber a aparente resistência ao talento de James. Sobretudo em jogos como este.»
in ojogo.pt


Nada tenho contra jogadores com as características de Varela, Djalma ou Cristian Rodriguez, que correm muito, defendem imenso, cobrem melhor o flanco e dão mais equilíbrio tático à equipa. Mas, num jogo no Estádio do Dragão contra o último classificado, é mais importante ter avançados que garantam este tipo de “equilíbrios” ou jogadores com qualidade técnica acima da média, visão de jogo e capacidade de decidir (através de golos e assistências)?
Vítor Pereira optou por, mais uma vez, deixar James no banco e contudo…

O jogo estava a pedir um jogador como o James. Um jogador que, quando o jogo está fechado, consegue descobrir o caminho, a solução e tomar a decisão. É um jogador muito forte em termos de qualidade técnica, acho que entrou bem
Vítor Pereira, na flash interview

Pois entrou bem, mas porque razão não entrou de início?

A solução do jogo de ontem saiu do banco mas, na minha opinião, o principal problema (que não o único) do FC Porto 2011/12 continua lá.

Não tenho dúvidas de que Vítor Pereira ambiciona ganhar os jogos todos e, estou certo, faz as suas escolhas de acordo com aquilo que pensa ser o melhor para a equipa. Contudo, a sua incapacidade para tirar partido e potenciar o lote de jogadores que tem à sua disposição é notória e o caso de James Rodriguez é apenas um dos exemplos mais flagrantes.

Mas, como disse Pinto da Costa numa das várias entrevistas que deu no período de Natal, os adeptos que contestam o atual treinador principal do FC Porto não vêem os treinos, nem percebem nada disto. É o meu caso.

P.S. Além de não perceber nada disto, reconheço que sou suspeito. Em Setembro de 2011, escrevi que, muito provavelmente, James era o melhor jogador Sub-20 do Mundo e, após o último SCP x FC Porto, disse que para mim era uma dor de alma ver de fora um jogador com a classe de James.

Fotos: José Coelho/LUSA

3 comentários:

Fernando B. disse...

Pois é José Correia, James não joga, porque o VP está lá, ele é que sabe, foi nomeado por quem sabe, quem está de fora não percebe nada... A mesma razão aliás que levou à nomeação do Comandante do Costa Concórdia, e estou-me a repetir, mas este Comandante, estava lá, ele é que sabe, foi nomeado por quem sabe, quem está de fora, blá, blá, blá...
Viram a merda (desculpe, que ele fez?)...
O pior vai ser agora... Domingos desempregado, vai começar a histeria que a gente imagina, e com a habilidade de VP para reagir em publico, vai ser lindo, vai...

MBC disse...

Muito boa posta: bate nas teclas certas. A jogar contra uma equipa de cepos que só batem e defendem não há cá equilibrios táticos, nem basculações, nem tretas próprias de quem esconde a sua menor capacidade atrás de um manto de palavras de suposta sapiência futebolística. Nestes jogos - e são, pelo menos, 24 dos 30 jogos do nosso campeonato - há que ir para cima deles desde o primeiro minuto com os melhores jogadores que temos. Na minha humilde opinião, quando assim não for estamos (no caso, o VP está) a arranjar lenha para nos queimarmos. Quero acreditar que, para bem do nosso Porto, o VP ainda vai a tempo de perceber, esta época, o que é gerir uma equipa de um clube como o Porto. Que esta fé nos leve a Bucareste e aos festejos duplos no estádio das galinhas!

Miguel Cunha

inconformista disse...

beirão portista
Últíma meia hora de esplendor na relva! Perante um adversário bem orientado pelo veterano M. Cajuda, que procurou defender o 0-0 até ao limite. Concordo que o Jamès tem de jogar de entrada. Foi decisivo não só p/ a construção do resulta do como p/ os melhores 30 minutos da época. Não se pode deixar de registar que foi a 1ª vez que o Hulk jogou com os novos reforços de Inverno e, todos sabemos, que uma equipa precisa de rotinas.
Finalmente a equipa joga pelos 2 flancos apesar de Danilo ainda estar numa fase de habituação e tem um H na área de peso e que sabe movimentar-se. * O Djalma é um jogador cool, assim como o Marcon que o VP vai ter dificul dade em tirar da equipa!