segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um desabafo

Desde já digo que a culpa é minha, assumi o que não devia ter assumido, fui em cima da hora e voltei para casa para ver na TV do lar doce lar, pela primeira vez, um jogo no Dragão.

O que assumi:
Que à semelhança dos anos anteriores quem tem lugar anual não precisava de comprar bilhete para os jogos da taça da liga.

Sei agora que não era verdade, sei agora que no dia 18 também foi assim - mas nessa altura estava fora do Porto e nem reparei nisso. Provavelmente isto veio escarrapachado nos jornais, mas como também há muito deixei de os ler na forma tradicional, passou-me.

E como normalmente sempre que há lá jogos, dirigi-me ao Dragão para chegar em cima da horinha, sentar e ver o jogo começar. Desta vez bem agasalhado, que a tarde / noite estava fria.

Quando estou a chegar, vejo umas filas enormes nas bilheteiras e pensei: O Lucho já está a dar lucro, o pessoal  ficou empolgado.


Puro engano, que percebo quando na entrada / revista me dizem: hoje é preciso comprar bilhete.

- O quê? Por alma de quem?

Re-olho para as bilheteiras, ainda me dirigi para lá por uns minutos, mas tornou-se evidente: lá para o intervalo, com sorte, devia conseguir comprar o bilhete. PQP! Bem! Siga para casa ver o jogo na TV - que gelar para ver um jogo ainda vá que não vá, agora para estar numa fila, não obrigado!

Longe vão os tempos em que se passavam horas nas filas para comprar bilhete, longe vão os tempos em que se ia para o estádio 1 (ou 2) hora(s) antes, a gente habitua-se a alguns comodismos e depois estranha quando não os tem. São os tempos modernos - para o bem e para o mal.

Como já escrevi, a culpa de ter voltado para casa é minha, mas mesmo assim neste processo acho que há coisas para as quais o clube deveria (e podia) estar melhor preparado de forma a melhorar a relação com os seus associados - somos algo mais que meros clientes.

Ora vejamos:

O clube tem o meu email e o meu n.º de telemóvel - quando é necessário renovar o lugar anual envia-me para lá muitas mensagens. Ora numa situação destas poderiam perfeitamente enviar um mail a alertar que ao contrário de anos anteriores, este ano, a 1ª fase da taça da liga não estava incluída no lugar anual.
Não custava nada, era uma forma de alertar os mais distraídos e todos ganhavam. É este tipo de coisas que acho que um gabinete de apoio ao associado se deveria preocupar em fazer.

Depois há a questão do bilhete e do preço: € 1,00. No valor do lugar anual representa 0,33%
É ridículo obrigar a comprar bilhete por um valor destes. Do lado do clube tenho sérias dúvidas que os valores cobrados dêem para muito mais do que os custos administrativos. Do lado dos sócios perder tempo (seja 10, 15 ou 30 minutos) para ir comprar um bilhete de € 1,00 pode desde logo desmotivar a ida ao jogo. E isto - facilitar a ida dos sócios aos jogos - também deveria ser uma preocupação do clube.
Pela minha parte prefiro que me cobrem mais € 5,00 no lugar anual que andar a perder tempo a comprar bilhetes destes de € 1,00. É essa a beleza do lugar anual: não me preocupar com bilhetes.

Na taça de Portugal, em que à partida não se sabe quantos jogos vão ser realizados, e em que a receita é repartida, ok, faz sentido a compra do bilhete. Na taça da liga não percebo o porquê deste ano terem mudado as regras. Não quero crer que seja por causa do aumento do IVA, nem para compensar terem perdido o patrocínio.

Depois há a questão do site e da venda online, não seria tão bom que naqueles minutos em que olhei para a bilheteira pudesse ter ido a www.fcporto.pt (e até fui na vã esperança), ter pago o bilhete, ter recebido um SMS ou email (sendo que só era necessário para mostrar aos assistentes de recinto desportivo, uma vez que o cartão de sócio é que daria a entrada no torniquete) e ter ido ver o jogo em vez de voltar para casa? E não estamos a falar de nenhuma situação rocket science.

Ou seja, mesmo tendo de pagar bilhete, poder-se-iam arranjar formas expeditas de o fazer. Para que serve a conta corrente? Não poderia e deveria servir para isto? Um gajo nem consegue utilizar o saldo para pagar quotas no site.

Por causa de € 1,00 vi pela primeira vez, em casa, um jogo do Porto no Dragão. PQP! Não é a mesma coisa!

E pronto, desabafo efectuado! Está na hora de ir tratar da compra do bilhete para o City.

7 comentários:

Pedro disse...

Caro João,

Até pode ser uma falha no sistema de envio, mas eu recebo os alertas de todos os jogos por email com os respectivos preços. Além de que os jogos que estão incluidos no Dragon Seat estão muito bem especificados na altura da compra. Não há nenhum clube que jogo a jogo envie aos adeptos as especificações de compra ou não de bilhete. Fazem-no 1 ou 2 vezes no inicio da época. Nem faria sentido.

Quanto ás funcionalidades tem toda a razão. E segundo consta um novo site está a ser forjado. O problema é que a sua arquitectura e funcionalidade parecem ser da responsabilidade da Porto Multimédia. O que a ser verdade é um desastre. Tecnicamente e comercialmente são incompetentes.

Não faz sentido em 2012 um clube como o Porto não ter um sistema online decente para compra de bilhetes e quotas. Tecnicamente, falando por conhecimento próprio, estamos a falar de algo perfeitamente banal de implementar. Isto se a base de dados interna de sócios for coerente e funcional.

Berto disse...

mesmo o processo de compra de bilhetes via pagina oficial é "complicado", sendo que quem nao tiver VISA, tá fora...

Anónimo disse...

OFF-TOPIC

o cão-dany fodeu um joelho! Elas tardam mas não falham. É o resultado de andar a mijar no estádio do Dragão e depois desculpar-se com os filhos...

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2288158&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

The Dragon disse...

1€ é pouco, mas aumento das portagens, do gasóleo, etc, no fim torna-se mais um factor além das filas para comprar o bilhete!
De lamentar!
foi umas das razões que não fui, podam dizer por 1€, pois, pois, mas para quem gasta cerca de 15€ a cada ida ao Dragão, já começa a pesar o pouco que seja!
Pena também as modalidades não ter acesso aos bilhetes pela internet, gastar cerca de 15€, só para comprar o bilhete, mais 15 no dia do jogo, pesa muito! Nem é o preço do bilhete!

Pedro M. disse...

tb costumo receber lembretes relativos a estes jogos bem como das promoçoes que costumam fazer.

ja agora, para quem compra estes bilhetes extra dragon seat, a forma de entrar no estadio continua a ser através do cartao de socio, certo?

Unknown disse...

Eu também já recebi essa newsletter. Mas as newsletter são "cegas". Com lugar anual pouco me interessava estar a receber essa newsletter se 90% das vezes não tinha informações relevantes para mim.

Referia-me mais a um contacto personalizado ou se quisermos direccionado, um CRM para sócios. Um contacto que saiba que estou interessado em receber informações de bilhetes, mas só daqueles jogos que o meu lugar anual não contempla.

Quando me contactam para renovar o lugar não me enviam uma newsletter, fazem "CRM". E isto deveria ser uma preocupação ao longo do ano.

E quem refere esta situação, refere mais meia dúzia delas, e mais uma vez não estamos a falar de nada de extraordinário, nem que implique gastos extras que não sejam bem rentabilizados.

José Lopes disse...

Certo, Pedro M.

Se tens lugar anual, e o cartao de socio que te da passagem no torniquete.

Desculpem a ausencia de acentos, mas estou a escrever num teclado que nao os tem.

Abraco.