quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os 6 pontos que não voltam mais

Sempre que há uma decisão de um qualquer tribunal sobre o caso apito dourado, invariavelmente a favor de quem recorreu - pelos vistos vai em 6-0, como aconteceu a semana passada, é comum lermos e ouvirmos expressões como:

e agora dêem-nos os 6 pontos de volta.


E não haja dúvidas que estas expressões deveriam ser absolutamente verdadeiras. A nossa luta deveria ser essa, lutar por aquilo que nos tiraram.

Infelizmente não é este o caso, porque simplesmente o FC Porto não recorreu.

Parece que o pessoal já não se lembra, mas em relação aos 6 pontos gamados ao FC Porto não houve recurso, as cúpulas da SAD aceitaram o castigo.

Podem dizer-me que não recorreu o FC Porto, que recorreu PdC e que este ganhando os seus recursos, moralmente o FC Porto também ganha. Mas continua a não me chegar, 1º porque PdC não é o FCP e 2º porque esta é daquelas coisas em que as vitórias morais não me chegam.

Pela parte que me toca continuou a sentir-me atraiçoado. Estas vitórias de PdC em tribunal só me reforçam a tristeza por ver um * associado ao nome do FC Porto nas classificações de 2007/2008.

9 comentários:

José Rodrigues disse...

De facto tornamo-nos um bocado mansos na ultima decada, jogando muito mais na retranca do q na ofensiva. Isso ve-se na decisao q o Joao refere, mas tb em muitas outras coisas (como a politica de comunicacao, vide' por ex B Paixao).

Compreende-se q o FCP nao tenha recorrido para as instancias civis (devido a possiveis punicoes da UEFA), mas nao se compreende q nao tenha recorrido nas instancias desportivas.

Agora acho q mais q se justificava um pedido de indemnizacao 'a Liga, ao menos, como tanto se especulou (e tanto se falou em "bombas" mas ate' agora o maximo q vi foi estourinhos de Carnaval).

Hélder disse...

O clube de Lisboa tem tudo bem "abonado" sendo que de nada serve recorrer desportivamente.

David Duarte disse...

Hélder, a UEFA possede um tribunal desportivo ao qual se pode recorrer. Se para o Hélder o Benfica controla a justiça desportiva em Portugal, concerteza não pensa que tem esse mesmo poder na UEFA. Nao ter recorrido das decisões foi um grande erro estratégico.

Hélder disse...

Estava apenas a ser irónico. Obviamente que o FC Porto, não terá gerido da melhor forma, todo este processo do "apito encomendado"

Duarte disse...

João Saraiva, deve ter-se esquecido das razões pelas quais o Porto não interpôs recurso.

Caso o FCP tivesse recorrido, com o tempo que depois levaria por parte do CJ a tomar uma decisão, os 6 pontos que nos foram retirados em 2007/2008, transitariam para a época seguinte. Tudo porque o campeonato de 2008 seria homologado entretanto, não havendo depois possibilidade de alterar o que quer que fosse na classificação. Deste modo, corríamos o sério risco de começar a temporada de 2008/2009 com menos 6 pontos, o que podia comprometer irremediavelmente a nossa vitória.

"Sempre que há uma decisão de um qualquer tribunal sobre o caso apito dourado, invariavelmente a favor de quem recorreu - pelos vistos vai em 6-0, como aconteceu a semana passada, é comum lermos e ouvirmos expressões como:

e agora dêem-nos os 6 pontos de volta."

Por acaso eu não ouço isso muito poucas vezes. Geralmente assisto a uma grande preocupação da parte dos portistas para com o clube cujos adeptos nos conseguem odiar ainda mais do que os do antigo regime. São opções, claro. Eu dessa gente só quero é distância, foram despromovidos e colocados na situação desesperada em que estão pelos lampiões. Mesmo assim odeiam-nos mais do que nunca e continuam a idolatrar aquele clubezeco do sul.

Agora, o João tem toda a razão. Nós temos direito aos 6 pontos e devemos lutar por eles. E eu até acrescento, devemos lutar pelos 6 pontos e deixar o Boavista em paz, eles que se arranjem ou peçam ajuda ao benfica.

Duarte disse...

* Por acaso eu ouço isso muito poucas vezes.

Rui disse...

Estão enganados se a decisão é nula, tem como efeito nunca ter existido, ora se não existiu os pontos tem de ser devolvidos, independentemente de ter havido recurso pela SAD ou não.

Mário Faria disse...

"Em termos práticos, esta decisão - a segunda favorável ao presidente do FC Porto no âmbito dos recursos motivados pelo processo "Apito Final" - considera que Gonçalves Pereira, então presidente do CJ, tinha competência para terminar a referida reunião - como fez - sem analisar os recursos referidos. Na prática, segundo a Lusa, se esta sentença transitasse já em julgado, o actual CJ da FPF teria de apreciar de novo os recursos de Pinto da Costa, do Boavista e dos árbitros visados."

Se o que acima é referido está correcto, os recursos (de PdC e BFC) ainda não foram julgados e é descabido tentar advinhar o que vai acontecer.

Porém, acho que o que já foi decidido no âmbito da disciplina desportiva não vai sofrer mexidas.

Rui disse...

Eu não me lembro do processo todo, mas a ideia que tenho é que a perda dos 6 pontos foi decidida pelos senhores que ficaram na reunião, ora se a reunião foi dada como nula, nunca existiu, se não existiu têm de devolver os pontos.

em todo o caso o código penal diz claramente que mesmo que a entidade privada neste caso a SAD não recorra de uma decisão em que é condenada pela actuação de um dos seus agentes (Pinto da Costa no caso), caso este venha a ser absolvido no seu recurso "pessoal" o mesmo tem aproveitamento pela entidade que representava.

O FCP SAD foi castigado pela suposta corrupção do seu presidente, se for ilibado a não ser em mais um passe de magia a comissão disciplinar tem de anular a decisão.

Já vi o José Manuel Meirim dizer e escrever que os 6 pontos tem de ser devolvidos e certamente ele sabe do que fala