terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O caderninho misterioso...


(Miguel Sousa Tavares, A Bola, 28/02/2012)

22 comentários:

Carrela disse...

MST é dos melhores a "morder" nos adversário, mas no que diz respeito à analise sobre jogadores, táctica, treinador, etc etc chega a ser patético, tal a incoerência e desconhecimento que denota. Ainda à pouco tempo comparou Iturbe com Rodrigo do benfica, o que um estava a fazer e outro... simplesmente patético, dada a idade e percurso de cada um. Este fim de semana até lhe deve ter caído mal o golo de Maicon, enfim...... uma tristeza quando são os próprios Portistas e fazer este papel. E o que dizer quando à poucas semanas já tinha entregue o título ao benfica...

rbn disse...

José Correia que me desculpe, mas MST depois que casou parece que só escreve quando está bêbado e só vê defeitos, assim como só fala da "melhor equipa de todos os tempos" quando o Barcelona ganha, e assim mesmo tem ganho à rasca, e Messi o "melhor de todos os tempos" para ele após Cruyff ter sido, na seleção Argentina é como o Kleber no FCP:um flop.

VP tem defeitos como é óbvio, mas queria ver o MST(ou qualquer um) começar a época, continuar a época e findar a época sem um ponta-de-lança durante 6 meses, e ainda assim o que veio não pode jogar na europa.

Fosse qualquer um de nós o VP, nesta época especialmente atribulada e confusa, onde nunca jamais e em tempo algum houve margem para erros, voce arriscava colocar Iturbe, Kelvin, Atsu no 11 inicial durante 3 jogos seguidos?

VP pode ter todos os defeitos do mundo, mas burro não é, e independente da sua capacidade para gerir(ou não) um plantel de um clube como o FCP, olhe ao redor na europa do futebol e veja lá se não é apenas Mourinho quem tem seus principais objetivos intactos(até agora)?

O sir da treta ferguson e o mancini cairam para a liga europa com orçamentos principescos.
O libras boas tá à rasquinha juntamente com o wenger, também com orçamentos gigantescos.
Guardiola do super-barça tá a 10 pontos da liderança, o Inter com ranieri tá pior, também com super orçamentos.

O que mais querem do VP?Milagres?

Milagres ele já anda a fazer desde o início da época, com um plantel completamente desequilibrado e com o erro histórico do ponta-de-lança.

Pensem nisso, e VP ainda teve o FCP a jogar com menos 1, e ás vezes menos 2 durante a época, porque varela e kleber são claramente menos 1 em campo, umas nulidades, e quando entravam de início, eram 2 nulidades juntas e o FCP jogava com 9.

Abraço e vamos ganhar no galinheiro.

Carlos Teixeira disse...

Há uma coisa neste texto de MST em que já pensei. A equipa técnica é composta por VP, Rui da Quinta, Semedo, Paulinho Santos (3 adjuntos), Wil Coort (Treinador GR) e um Preparador Físico (Filipe Almeida).

MAS PORQUE RAIO É QUE NENHUM DOS ADJUNTOS VAI PARA O BANCO E AGORA É O PREPARADOR FÍSICO QUE LÁ ESTÁ A TOMAR NOTAS? É UMA DUPLA QUE JÁ ESTÁ A TREINAR PARA O ANO NOUTRO CLUBE? E OS ADJUNTOS ESTÃO NO BANCO DE APOIO (O QUINTA NEM ISSO) A DAR O AQUECIMENTO AOS JOGADORES?!

ISTO NÃO ACONTECE EM MAIS NENHUM CLUBE DO MUNDO. ALGUÉM PERCEBE ISTO?! POR FAVOR EXPLIQUEM-ME.

Existirão alguns entendidos que dirão "mas o Rui Faria também costuma estar com o Mourinho e é Preparador". É certo, mas também lá estão o Karanka e o Silvino e antes só esteve o Baresi (Inter) e antes o Clarke (Chelsea) e antes o Baltemar Brito (Porto).

Era como se o Villas-Boas em vez de ter o VP no ano passado a tirar notas (e nisso ele deve ser bom) tivesse lá o Prof. José Mário que foi com ele para o Chelsea.

Podem achar pouco importante esta questão mas quando se falam em treinadores eu olho sempre para os Preparadores Físicos e Adjuntos que os acompanham e esta época, mais do que a "qualidade" de VP, a qualidade da equipa técnica é confrangedora...

A maioria das equipas da 1.ª liga tem um preparador físico mais experiente e quanto aos adjuntos, só lhes vi alguma coisa como líderes/estrategas na passagem de Rui da Quinta pelo Penafiel na 2.ª B e mesmo assim despedido no ano seguinte. Que se pode dizer de Semedo e Paulinho? Homens da casa...

Só mesmo o Sporting com Sá Pintos, Nelsons e Porfírios estará pior.

Recordo frase dirigida aos jogadores de Filipe Almeida, primeiro treino de pré-época, está no jornal O JOGO de Julho:

"Meus senhores, por favor venham até meio do relvado se faz favor". Só faltou o "peço desculpa incomodar". Com treinos assim, e folgas todas as semanas, às vezes em dose dupla, não admira a velocidade vertiginosa que o Porto não impõe nos jogos...

dragaovenenoso disse...

@ rbn

Admiro esta diversidade de opiniões. É isso que nos enriquece e nos leva a melhorar.

Permitam-me apresentar o meu ponto de vista: Com uma equipa que no ano passado era perfeita, equilibrada, e da qual sai apenas um jogador (mesmo sendo o Falcão), como é que se explica que o plantel ficou desequilibrado ao ponto de não conseguir construir jogadas com princípio, meio e fim? Se o Kléber tem muito para aprender então não está lá o treinador para o fazer? Porque é que o Falcão agradeceu publicamente tudo o que o Jesualdo lhe ensinou?

Há coisas estranhas, há. Como por exemplo os jogadores estarem claramente a acusar uma quebra de forma, porque recuso-me a aceitar que seja falta de motivação, agora com o título novamente ao seu alcance.

A comparação com outros treinadores de campeonatos europeus é completamente irreal, pois a competitividade é muito, mas muito superior à do nosso. E é preciso não esquecer que do outro lado também estão 11 jogadores mais o treinador, que pode ser mais sagaz que o nosso - o que não é difícil.

Sim, nesta altura arriscamo-nos a ser campeões com o treinador mais fraquinho que me lembro e cujo argumento usado são as estatísticas, como se daí saísse o resultado. Este treinador lembra-me aqueles treinadores das distritais, com muitas manias.

Estamos mal habituados, sim. Felizmente, nos últimos anos temos assistido a boas exibições e resultados do FCPorto. Talvez seja isso que lhe pesa (ao VP) na cabeça sempre que põe uma equipa a jogar. Este clube tem uma dimensão maior do que aquela que este treinador consegue suportar. No final da época, mesmo que tudo lhe corra bem, o melhor que tem a fazer é sair e voltar a treinar o Santa Clara.

José Rodrigues disse...

"Milagres ele já anda a fazer desde o início da época, com um plantel completamente desequilibrado e com o erro histórico do ponta-de-lança."

Na LC nem sequer inscreveu o Walter. Se Walter nao prestava, pq nao o dispensou? Alem disso como ja' foi dito, a ausencia de bom PDL nao explica minimamente a queda de qualidade exibicional em geral.

"Pensem nisso, e VP ainda teve o FCP a jogar com menos 1, e ás vezes menos 2 durante a época, porque varela e kleber são claramente menos 1 em campo"

err... e quem e' escolheu esses jogadores para titular (por ex Varela ou Djalma em vez de James)? Eu nao fui de certeza...nem o rbn.

Anónimo da Silva disse...

"e Messi o "melhor de todos os tempos" para ele após Cruyff ter sido, na seleção Argentina é como o Kleber no FCP:um flop."

Esta frase devia valer-lhe uma multa de 500 € no mínimo :D
Além de se esquecer que Messi já tem no currículo pela selecção um Mundial de sub-20 e uns jogos Olímpicos, coisa que infelizmente na nossa selecção não se tem visto, utilizar sequer Messi e Kléber numa comparação devia ser considerado pecado mortal.

Aliás este é até dos pouco pontos em que MST foi sempre coerente e de longe a sua opinião mais realista.
Porque depois quando se põe a falar do Porto é pior que os benfiquistas que escrevem no mesmo jornal e isso não é dizer pouco.

miguel87 disse...

Mas ninguem vê que da maneira que o Porto jogava no ano passado, O Falcao valia metade do jogo da equipa??

O gajo alem dos golos que marcava, segurava a bola enquanto a equipa subia e ainda abria os espaços necessários para os outros marcarem (Hulk melhor marcador no campeonato, anyone??? Quantos golos marcou tambem o Varela??)

O ano passado o jogo da equipa era baseado a partir de trás e lançava-se no ataque atraves do Falcao, este ano, sem ele a coisa mudou e o VP tentou meter a tracção à frente, mas como a manta só estica para um dos lados, ficamos mais desguardados atras e foi por ai que perdemos muitos dos pontos desta época!

Ninguem reparou que só a partir do jogo em Donetsk, depois do descalabro da taça em Coimbra, é que o Moutinho passou a pender mais para o equilibrio defensivo, como fazia na época anterior??

A época de sonho e de (muito) dificil (mas não impossivel) repetição, aliada à perda duma peça fulcral na manobra da equipa iludiu muitos portistas nesta época!

E isto são apenas os factores internos, nem vale a pena falar nas Paixões que por aí andam!

rbn disse...

Sobre Messi, é o melhor de todos os tempos na actualidade até aparecer outro.
Na seleção AA nada ganhou até agora, nem faz grandes exibições como no Barça.
Ganhou na sub-20, ok, muitos ganharam.

Sobre o VP, não é o treinador dos meus sonhos, e como não sabemos o que se passou no balneário para dispensar uns, não usar outros e etc, fico com o que José Mourinho disse em 2005 quando foi pro Chelsea:
-quando cheguei ao FC Porto, quem estava lá e quem chegou usava qualquer coisa, vestia qualquer coisa e vamos à luta.Depois de Sevilha, começaram as mariquices, onde um exigia o equipamento assim e assado, outro queria isso, outro queria aquilo, e ainda assim conseguimos ganhar a Champions.

Depois, saiu Mourinho e vinha Del Neri, que queria implantar novo sistema, mas Carlos Alberto perguntou-lhe:somos os campeões da europa, queres nos ensinar o que?

O sucesso subiu à cabeça, e penso que nesta época aconteceu a mesma coisa:
dormiram sobre os louros e para alguns com tiques de vedeta, que começaram a achar o FCP pequeno demais para os seus egos de campeões da liga europa, ficou difícil aceitar o banco de suplentes entre outras coisas, penso eu.

Eu até consigo imaginar o que VP deve ter aturado de certos cromos que lá estavam, que não eram ninguém até virem para o FCP.

O silencio do NGP é um claro sinal de apoio ao treinador, doa a quem doer.

É com este que vamos até o fim, goste o MST dos bigodes do Quinta ou não.

José Correia disse...

Carrela disse...
Este fim de semana até lhe deve ter caído mal o golo de Maicon, enfim...

Não acredito, nem faria qualquer sentido, que haja portistas que fiquem aborrecidos como golos ou vitórias do FC Porto.
E, com todos os seus defeitos e virtudes, alguém tem dúvidas que o MST é um GRANDE PORTISTA?

José Correia disse...

Carrela disse...
MST é dos melhores a "morder" nos adversário, mas no que diz respeito à analise sobre jogadores, táctica, treinador, etc etc chega a ser patético

Não há dois MST, há um, que tal como todos nós tem os seus defeitos e as suas virtudes.

Embora discorde de várias das suas opiniões, ponderando o todo, eu gosto de ler as crónicas que o MST escreve em A Bola.

José Correia disse...

rbn disse...
José Correia que me desculpe, mas MST depois que casou parece que só escreve quando está bêbado

Bêbado? Porquê?
Porque se engana em alguns nomes ou datas?
Ou porque escreve coisas com que alguns portistas não estão de acordo?

Anónimo da Silva disse...

Não sei se só há um MST. Porque se só há um deve ser bipolar. Porque quando o Lucho estava no Porto antes de ir para o Marselha ele arrasou-o várias vezes na sua crónica dizendo que era um jogador acabado, que não corria, que passava ao lado do jogo e de repente quando ele voltou 3 anos mais velhos já era um médio de classe.
Ou porque o Belluschi antes de sair era uma nódoa e agora já merece referências positivas.
Ou porque o Moutinho quando o Porto perde é um médio que só sabe jogar para trás, mas quando ganha é fantástico.
Ou porque o Hulk quando o Porto perde é miserável, mas quando esteve castigado era ele que faltava à equipa.

Basta comparar textos com meros meses de distância e ver as disparidades entre opiniões. Quando os Gatos Fedorentos lá escreviam passavam a cronica toda apenas a fazer copy paste das incoerências dele e tinham material para a crónica toda. E era ele que se punha a jeito, por muito fanáticos que os Fedorentos fossem.

José Correia disse...

Anónimo da Silva disse...
Não sei se só há um MST. Porque se só há um deve ser bipolar. (...) Basta comparar textos com meros meses de distância e ver as disparidades entre opiniões

Grande parte das pessoas (para não dizer quase todas) que comentam, ou escrevem, regularmente sobre o futebol, têm "opiniões bipolares". E porquê? Porque no futebol as opiniões estão muito dependentes dos resultados. Aliás, ao longo dos 90 minutos de um jogo, é frequente ver/ouvir os comentadores a mudarem de opinião consoante os golos e a evolução do resultado.

É ou não verdade que muitos dos jornalistas, comentadores e adeptos que endeusaram o Jorge Jesus na época 2009/10, foram os mesmos que o crucificaram na época 2010/11?
Sabe a melhor? Eu conheço vários sócios/adeptos portistas que, durante a época 2009/10, suspiravam por ver o Jorge Jesus como treinador do FC Porto!
Quer melhor exemplo de bipolaridade?
Portanto, meu caro, quanto a opiniões bipolares estamos conversados.

José Correia disse...

Anónimo da Silva disse...
Quando os Gatos Fedorentos lá escreviam passavam a cronica toda apenas a fazer copy paste das incoerências dele

Ó meu caro, não sejamos ingénuos.
Diga-me lá porque é que acha que os ‘Gatos Fedorentos’ se dedicavam a atacar o MST?

O MST é um alvo porque é frontal, incisivo e aquilo que escreve incomoda.
Se ele fosse daqueles que escrevem artigos inócuos, de meias tintas e de prognósticos só no fim do jogo, acha que alguém perderia um minuto a (re)ler o que ele escreve para desmascarar as incoerências?

Carrela disse...

José Correia,

Eu não duvido do Portismo do MST, como não duvido do de ninguém. Quem sou eu para isso!
Mas duvido e com razão da sua sobriedade quando escreve! Tb eu gosto de o ler, leio sempre e por isso sei mt bem o que digo quando afirmo que é incoerente! Ele vê defeitos do VP em absolutamente TUDO, quando ganha/ganhava na primeira fase do campeonato afirmava que era apenas porque tinha um HULK, esquecendo-se que AVB não só tinha um Hulk como um Hulk+um Falcao!!
Sempre que pode vem com a não titularidade de James, porra, tb eu acho que James é dos melhores e como tal deve ser titular, mas não é menos verdade que James foi TITULAR em praticamente TODOS os desaires do FCP esta época!!
E entrou aos 59' com a Académica para a taça!

Acho perfeitamente normal que haja quem goste e quem não goste, quem critique e quem elogie VP, desde que com critério e ele faz-lo pateticamente sem critério NENHUM!
Na última crónica até desceu ao nível de implicar com um adjunto porque uma uns óculos que ao que parece não estão na moda! É triste estas coisas virem de Portistas é só isso!

José Correia disse...

Carrela disse...
James foi TITULAR em praticamente TODOS os desaires do FCP esta época!!

Caro Carrela, mas que raio de argumento é este? Por acaso o FC Porto teve esses desaires devido ao James?

O Barça tem menos 10 pontos que o Real Madrid (no campeonato) e o Messi jogou em todos os jogos onde o Barça perdeu esses pontos.

O que eu quero dizer com isto é que o Barça perdeu esses pontos _apesar_ do Messi ter jogado, tal como os desaires do FC Porto esta época não se devem ao James.

Já o escrevi mas repito. Se no futebol houvesse pontuação para o MVP de cada jogo e do campeonato, o James, apenas levando em conta os golos e assistências para golo que já efectuou, seria o MVP da equipa do FC Porto. Tem alguma dúvida sobre isto?

Meu caro, estando em boas condições físicas, o James tem de jogar sempre. E porquê? Porque pura e simplesmente é um dos melhores jogadores do plantel portista e, esta época, é o que tem apresentado o melhor nível de rendimento/eficácia ofensiva.

José Correia disse...

Carrela disse...
Na última crónica até desceu ao nível de implicar com um adjunto porque uma uns óculos que ao que parece não estão na moda!

Onde está o seu sentido de humor?
Nestes tempos difíceis, temos de saber rir de nós próprios e destas situações (eu fartei-me de rir quando li essa parte).

Anónimo da Silva disse...

Caro José, uma coisa é ter uma opinião, outra é ser constantemente um profeta da desgraça quando as coisas estão mal e depois mudar de opinião quando as coisas estão bem.
Ele já por várias vezes veio dizer que tínhamos o pior plantel dos últimos 10 anos, dizia que o Falcao era pior que o Lisandro, que o Moutinho era um jogador banal, etc. às vezes acerta e se calhar vai acertar com o Vítor Pereira, mas eu se andar sempre a dizer que o Porto vai perder, um dia acerto também.

Não me importo que tenham uma opinião diferente da minha, mas gosto de coerência e sustentação, que é coisa que o MST tem muito pouco. Ele é o típico adepto que está tudo bem quando ganhamos e tudo mal quando perdemos e faz figuras muito tristes por causa disso.

Os gatos obviamente estavam mal intencionados, mas não deixavam de ter razão muitas vezes. E ele fez figuras de idiota muita vez por dizer uma coisa num dia e noutro dizer o contrário. No mínimo para quem escreve uma crónica, devia haver atenção a isso. As palavras leva-as o vento, mas quando estão escritas é mais difícil.

Carrela disse...

José Correia,
Antes de mais dizer que aprecio imenso quer as suas crónicas quer comentários independentemente de estar de acordo ou não, se bem que na maioria partilho. Essencialmente porque é factual, rigoroso e sustenta sempre com argumentos, ao contrário de mt gente!

Dito isto, e respondendo, claro que eu não estou a por em causa que James é culpado, seria absurdo! Tb referi que para mim é dos melhores e como tal deveria ser titular, mas não é isso que me impede de compreender que o treinador opte por colocar-lo por vezes de início e outras não! Se na maioria das vezes rende mais quando entra do que quando é titular, porque descascar tanto em VP quando não o mete a titular? Apenas isso!

Quanto ao sentido de humor, nem com mt esforço deixo de ver como uma falta de respeito a referência aos óculos do adjunto!

MST até consegui ver na lesão do Varela uma artimanha do incompetente VP... Há limites para a patetice!!!

Leio-o porque gosto das verdades que atira para o outro lado da barricada, sem dúvida do melhor que há!

Se Sexta Feira(como acredito) ganhar-mos uma coisa é certinha, será mérito de um ou outro jogador inspirado, porque o VP vai fazer asneiras!

Repito que convivo bem com tudo o género de critica, desde que fundamentada/coerente, o que não é o caso do MST, que bate para o lado que está virado!

Alexandre Burmester disse...

Eu resumo: o MST é um grande portista, tem um grande sentido de justiça, casca na mourama como gente grande, mas percebe pouco de futebol.

Mas força à sua pena!

José Rodrigues disse...

O Alexandre disse quase tudo.

Acrescento q para além de perceber pouco de futebol jogado, é de facto um cata-vento como já foi apontado. O homem detesta meios termos, e dai que oscila entre opiniões extremas, acabando muitas vezes por cair em contradição.

Apesar disso é muito perspicaz e contundente como ninguém no q diz respeito ao q se passa fora das 4 linhas, defendendo o FCP e atacando os inimigos onde lhes dói como ninguém, por isso prefiro de longe um MST a nenhum.

Carrela disse...

José Rodrigues, certo, daí o eu dizer que é pena este tipo de atitude vir de Portistas, ainda mais Portistas como ele, que nos defende como ninguém! Estas contradições, algumas demasiado patéticas para passarem despercebidas, retiram-lhe credibilidade, ou seja, para nós o que ele diz do "inimigo" são verdades, mas para outros que o acompanham minimamente e não sendo Portistas, escudam-se facilmente nas contradições para o descredibilizar.

Mas verdade seja dita, melhor um MST que nenhum!