domingo, 20 de maio de 2012

Anatomia dos falhados



Alguém se lembra a viagem avermelhada do arraial à humilhação na temporada passada? A “escuridão” de um campeonato? O enxovalho na Taça? Ou até o arrear perante o Braga quando já efusivamente celebravam o embarque para Dublin? Pois é, tudo isso são resquícios de avulsos pensamentos que a imprensa lisboeta muito fez por ignorar e conseguiu limpar da discussão da atualidade.

Durante largos períodos desta época o futebol foi lindo, majestoso e incrivelmente bem jogado. Candeia encarnada que seguia à frente alumiava duas ou mais vezes. Tantas quantas fossem precisas até conseguirem cegar. E com Sá Pinto em território de leão finalmente a obra ficava bem entregue ao seu criador. Nem que o campeonato tenha sido a mesma mediania ou a liga Europa se tenha esfumado perante um qualquer adversário de ocasião.

Sem necessitar de apelos, mesmo no mais aterrador dos cenários, a prestimosa comunicação social da capital nunca se rogou a esforços. Por cada título que caiu um arbitro se cruxificou! E se ao sacrifício não bastou, os papagaios de serviço souberam fazer render o protagonismo não conseguido dentro daquelas quatro linhas onde tudo verdadeiramente se decide.

A vitória da Académica esta tarde. Ou se melhor o dissermos, a derrota do Sporting em Oeiras, é uma ode perfeita aos falhados do futebol português. Aqueles, os que escudam os próprios desaires na influência alheia, na mesquinhes de pensamento e na incapacidade de tributar mérito aos que triunfam.

Parabéns Pedro Emanuel pelo título conquistado. E obrigado Briosa por ajudares a rescrever a anatomia dos falhados!

11 comentários:

guedesnet disse...

Lindo texto, adorei!

guedesnet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

Não pude ver o jogo, mas cheguei a casa a tempo de ver o pós-jogo, incluindo os comentários.
Desta vez parece que a culpa do desaire lisboeta não foi do árbitro, mas estou certo que os comentadores leoninos irão descobrir dois ou três "erros gravíssimos de arbitragem", aos quais se irão agarrar, qual naufrago agarrado a uma bóia de salvação.

José Correia disse...

O Paulo Pereira Cristóvão não foi ao Jamor?
E, antes do jogo começar, os árbitros terão ido ao Multibanco verificar o saldo das respectivas contas?

HULK 11M disse...

Parece que o José Correia não viu o "pós-jogo" na SIC-NOtícias!
Senão... teria visto a irritação dos adeptos lagartos contra a "escandalosa arbitragem que lhes roubou a taça" e a sua indignação por terem nomeado um árbitro que até estava metido no "apito dourado"!
Fartei-me de rir, especialmente quando a locutora de serviço entrou em pânico perante a agressividade dos lagartos que queriam atacar a equipa de reportagem!
A emissão seguiu para o estúdio... e não se fala mais nisso!
Ai se o incidente fosse com os adeptos do clube cá de cima... ai... ai...ai....
Assim você me mata!

Silver(io) disse...

Derrota do centralismo arrogante e antecipadamente vencedor,contra uma equipe da paisagem....
Quanto ao responsável foi,óbviamente o árbitro,que após,tudo ter feito para que os centralistas (que se intitulam de Portugal para iludir papalvos,mas que pela uefa são designados pelo verdadeiro nome ,sporting de lisboa)ganharem,foi,aquando da subida à tribuna para receber a medalha,alvo de ataques com tudo,desde agressões a escarradelas vindas de lugares nobres(bancada central)com a complacência das autoridades e o lógico branqueamento das tvs ao serviço do centralismo.
Passem as imagens dessa vergonha e aguardamos,sentados,pelos catigos....

RCBC disse...

Eles perderam porque ainda estavam a pensar no escandalo de arbitragem quando foram ao Dragão...

Segundo aquelas cabecinhas pensadoras, perderam no Dragão devido a um escandalo de arbitragem...

E pela logica tambem devem ter perdido ontem por causa do arbitro... Mas nao houve qualquer lance polemico?!?! Nao interessa, foi o arbitro...

José Correia disse...

HULK 11M disse...
Parece que o José Correia não viu o "pós-jogo" na SIC-Notícias!

Pois não, fui alternando entre a RTP e a SportTv.
Mas jogo que o SCP perca e que, para os seus adeptos, não seja por culpa do árbitro, só se for um jogo particular. E mesmo esses...

José Correia disse...

Ninguém viu o homem dos 2000 euros no Jamor?

Nelson Carvalho disse...

Ao que consta o homem dos 2000 euros tinha um depósito importante a fazer em Portalegre e não pode comparecer no estádio! ;)

O cenário que Silver(io) descreveu sobre aquilo que o árbitro passou, e que todos nós pudemos assistir, não se cingiu a esse caso. No exterior do estádio após o encontro, uma equipa de reportagem da SIC Notícias teve de abandonar o local à pressa quando a jornalista de serviço foi alvo de acções de provocação e intimidação física de um adepto, com o incitamento da turba geral.

Apenas mais um registo do "nobre" comportamento dos adeptos do clube que se diz pautar pela diferença!

Moura Bessa disse...

O comentário é tardio, mas julgo que pertinente:
O sporting, não se podendo queixar do árbitro de forma nenhuma, em vez de assumir a incompetência própria, anda há dois dias a colocar nos ombros de um miúdo que emprestou a académica (e que se limitou a ser profissional e em lutar por ganhar um título para o seu currículo e palmarés do clube onde joga) a culpa de terem perdido, por este estar feliz e, como tal,não ser grato e obediente ao clube que o formou... pequeninos hoje e serão pequeninos sempre...