quarta-feira, 23 de maio de 2012

Porto Canal, 1 - FPB (+ A Bola), 0

A Federação Portuguesa de Basquetebol enviou, esta manhã, cartas para o FC Porto e para a Porto Canal a não autorizar a transmissão do quinto e decisivo encontro da final da Liga de basquetebol - a disputar entre portistas e Benfica, esta noite, no Dragão Caixa - por aquele operador parceiro do clube, segundo revelou A BOLA Mário Saldanha, presidente da FPB.
Segundo o mesmo dirigente, a única estação televisiva autorizada a transmitir o direto do desafio seria a SportTv, ao abrigo de «um protocolo também assinado pelo FC Porto a 1 de Outubro de 2011, que ainda continua em vigor», e que confere ao canal de Joaquim Oliveira um direito de preferência.

As missivas enviadas pela Federação servem de resposta a uma comunicação do FC Porto, na qual a FPB era informada «da proibição da transmissão pela SportTv» do decisivo encontro, adiantou o mesmo responsável. Mais. A Federação sublinhou na missiva enviada para a Administração da SAD portista que «a violação do referido protocolo não deixará de causar prejuízos graves a terceiros, nomeadamente a SportTv» e que o FC Porto «será responsabilizado por todo e qualquer prejuízo» resultante da proibição levantada ao operador de conteúdos desportivos.

Face a esta polémica, dada em primeira mão pela edição em papel de A BOLA de hoje, «a Federação Portuguesa de Basquetebol não se fará representar por nenhum dos seus membros» esta noite, no Dragão Caixa, garantiu, ainda, Mário Saldanha, que se mostra «surpreendido e triste com esta decisão da SAD do FC Porto, quando a FPB sempre mostrou disponibilidade para o diálogo».
in abola.pt


A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) não enviará esta quarta-feira qualquer responsável ao Dragão Caixa, onde FC Porto e Benfica discutem o título nacional no quinto e último jogo da final do playoff.
A decisão, confirmada à agência Lusa pelo presidente da FPB, Mário Saldanha, foi tomada depois do FC Porto ter informado terça-feira o organismo que não permitia a transmissão televisiva do jogo pela SportTV, como estava estipulado no protocolo assinado entre clube e federação.

Fonte do FC Porto confirmou à Lusa que o jogo decisivo do campeonato, marcado para as 20 e 30, será transmitido pelo Porto Canal, recusando fazer qualquer outro comentário sobre o assunto.

"O Porto Canal não está autorizado pela federação a transmitir o jogo. Esta situação pode ter, e vai ter, consequências", assegurou Mário Saldanha.

Do lado do Benfica, fonte do clube da Luz disse à Lusa ser "inaceitável a entidade que superintende o basquetebol em Portugal não marcar presença no jogo, em vez de punir o FC Porto por esta atitude".

Mário Saldanha reconheceu que eventuais consequências desportivas "só o Conselho de Disciplina apurará", mas que esta decisão do FC Porto "configura no incumprimento do que estava estabelecido e as instalações podem não estar em condições, no seu todo, para acolher o jogo".
"Para não se prejudicar a modalidade, autorizámos que o jogo se faça e que seja homologado. Hoje há campeão!", garantiu Mário Saldanha, acrescentando que o troféu será entregue pelo diretor da prova, Pinto Alberto.
O presidente da FPB insistiu que no protocolo assinado pela SAD do FC Porto, Porto Canal e federação, o direito de transmissão televisiva do jogo de hoje era atribuído à SportTV, o que não irá suceder e poderá implicar pedidos de indemnizações.
"Temos um outro protocolo com a SportTV. Ficamos em incumprimento e a SportTV poderá mover-nos um processo por termos cumprido e lesado os seus anunciantes. Nós também prejudicamos os nossos patrocinadores", admitiu Mário Saldanha.
in record.pt


Que eu saiba, os jogos dos encarnados em casa foram transmitidos pela benfica TV, sem que tivesse havido qualquer objeção por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Por isso, o insignificante Mário Saldanha escusa de fazer ameaças e não precisa de se preocupar com a SportTv, porque estou certo que eventuais problemas serão adequadamente resolvidos pelos senhores Pinto da Costa e Joaquim Oliveira.

De resto, é interessante que tenha sido o jornal semi-oficial do slb - A Bola - a dar a notícia em primeira mão (parece ser também o órgão de comunicação social oficioso da FPB...).

Quanto à transmissão televisiva, vai ser mesmo no Porto Canal e, já que o presidente da FPB amuou e não vem ao Dragão Caixa, pode sintonizar a sua TV no canal 13 da ZON...

3 comentários:

HULK 11M disse...

Não só da Zon...
Também de outros operadores como a Vodafone!

E ainda através da Internet, clickando em:

http://www.portocanal.pt/live/

Esta informação é particularmente importante para quem vive no estrangeiro!

Força PORTO CANAL !

Moura Bessa disse...

Ou o 12 da vodafone, no meu caso. Só foi pena o resultado final, mas eles hoje foram melhores (ou menos maus) q nos...

Unknown disse...

O Pinto Alberto é que tem feito um grande trabalho na FPB.
Devia claramente ser presidente depois do mandato do Saldanha acabar