sábado, 19 de maio de 2012

Quem brinca com fogo...


"A F.C. Porto, Futebol SAD, apresentou ao Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol uma "participação disciplinar" contra o Marítimo, pedindo a descida de divisão dos insulares.De acordo com um documento a que a agência Lusa teve acesso, o FC Porto queixa-se à FPF do facto de o clube insular, que terminou o último campeonato da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no quinto lugar, ter recorrido para os tribunais comuns no "caso Kléber"."
Desde que o FC Porto mostrou interesse em contratar o Kleber que a directiva do Marítimo tem feito de tudo para sujar o bom nome do clube. No final, Djalma e Kléber, como é óbvio, vieram para o FC Porto e ajudaram à conquista do bicampeonato enquanto que o Marítimo, curiosamente, não se safou muito mal sem eles, alcançando o 5º lugar e a consequente participação nas provas da UEFA.

Nesse cenário o lógico seria que Carlos Pereira, o presidente dos madeirenses, se tivesse calado ou, pelo menos, mantivesse uma politica de low profile na gestão de um caso onde, claramente, não tem razão absolutamente nenhuma. Mas não.
A sua filiação encarnada é bem conhecida e a sua postura de ataque constante ao FC Porto faz lembrar e muito o que fez o Vitória de Guimarães há uns anos quando, igualmente por pressões da directiva encarnada, tentaram fazer de tudo para que a UEFA e o senhor Platini expulsassem o FCP das provas europeias. Deram-se mal e, curiosamente, hoje vivem em estado de sitio, não tendo nem dinheiro para se poder inscrever nas provas europeias onde tanto queriam estar naquela época.



Com o Marítimo é a mesma lenga-lenga. Os insulares protestaram, protestaram e protestaram, chamaram de tudo ao jogador, ao agente deste, ao seu verdadeiro clube (o Atlético de Mineiro) e ao FC Porto. Tinham um pré-acordo com o Sporting sobre um jogador que ainda não era deles (o brasileiro estava apenas emprestado) e de repente o interesse do FC Porto, que negociou directamente com os brasileiros, destroçou os seus planos.

Mas essas queixas e insultos não foram apenas tema de entrevistas oportunistas aos jornais. Em Novembro do ano passado, num acto de loucura desportiva, foram apresentar queixa no tribunal comum. Ora se eu acho ridículo que os tribunais desportivos sejam um mundo à parte, o certo é que essa lei imposta pela FIFA às suas federações é para todos. Quando o Gil Vicente se queixou nos tribunais no celebre caso Mateus, o Belenenses encontrou o pretexto perfeito para conseguir na secretaria o que não logrou em campo. O resultado foi a despromoção dos gilistas. O Belenenses não tardou muito em segui-los, mas isso é outra história. É curioso que o presidente do Marítimo já saiu a declarar que não fez mais do que o FC Porto aquando do caso Apito Dourado sem se lembrar que foi Pinto da Costa, e não o clube, quem realmente recorreu da sentença, ganhando o caso. O clube não se imutou e esses seis pontos nunca nos foram devolvidos.

A directiva do FC Porto tomou a decisão certa ao apresentar queixa na FPF contra a atitude insolente e contra as leis do jogo em Portugal tomada pelo Marítimo. Se quiseram jogar com o fogo agora não se queixem de que acabam queimados. Se a lógica desportiva em Portugal fizesse sentido, o Marítimo acabava o ano na Liga Vitalis. Veremos se as influências politicas de Alberto João Jardim e o papel de Fernando Gomes na gestão da Federação (que vai procurar evitar um conflito deste género a todo o custo depois do braço de ferro com a Liga a propósito do alargamento) salvam o pescoço ao presidente do Marítimo. Senão já sabem, o Feirense agradece!


3 comentários:

Entre o Mar e o Céu disse...

Se no nosso país se cumprissem leis, desciam à 2ª. Assim, ficamos a aguardar o desfecho. Espero que a lei se cumpra.

José Correia disse...

Não acredito que haja coragem, na atual FPF, de mandar o Marítimo para a II Liga.
É que, para além da aliança slb - Marítimo, o presidente do Marítimo também é sogro do atual presidente da Liga.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Precisamente, o presidente do Maritimo move-se bem na Liga porque sabe que entre o AJJ, o apoio declarado do Benfica e do presidente da liga, tem as costas bem cobertas.

Pena que o Gil Vicente não tivesse tido tantos amigos!