segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comunicar não é com ele...


... e nesta estrevista a OJOGO Vitor Pereira mostrou-nos porquê.

Quando esteve em apuros, Vitor Pereira desprezou invariavelmente os sócios e escudou-se no "apoio da estrutura". Na verdade foi essa estrutura que o segurou nas alturas mais difíceis e que foi apagando todos os fogos. Em Janeiro, e depois de eliminados sem chama nem glória da Liga dos Campeões, a SAD comprou o ponta-de-lança Marc Janko (para substituir Kléber, que VP tinha considerado "ser suficiente" para substituir Falcao) e despachou de uma vez Guarín, Belluschi, Walter e Sousa, os jogadores alegadamente mais problemáticos.

Convinha que Vitor Pereira não se esquecesse das constantes visitas de Pinto da Costa ao balneário e da contratação de Lucho em Janeiro, medidas que visaram impor respeito e disciplina no balneário, algo que aparentemente o treinador não foi capaz de fazer sozinho.

Admitir erros é útil mas não parece ser suficiente. O caminho percorrido ao longo desta época aconselha mais humildade e modéstia. Será que o treinador aprendeu a lição?

19 comentários:

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Desculpe lá mas o texto deste post que tenta resumir a longa entrevista, que eu li com atenção, não está nada de acordo com o que se pode interpretar, estando de boa fé ou no mínimo lendo-o de forma imparcial, e muito menos se parece com aquilo que ele disse, como por exemplo o "suficiente" no texto do post com relação a Kleber, como se pode ler aqui.

Aliás, devo dizer que sempre o defendi desde o dia da sua apresentação e por isso pode-se considerar a minha opinião suspeita mas a verdade é que esta entrevista, para mim, confirmou que ele é muito bom treinador e que pode ainda fazer mais e melhor assim tenha oportunidades menos "contratempos".

Recomendo a todos a leitura integral da entrevista e de preferência sem ideias pré-feitas.

Duarte disse...

Nuno Nunes, eu estou longe de ser um apoiante de VP. De qualquer modo gostei de ler esta entrevista. Se transpareceu excesso de confiança? Talvez, mas para um treinador que foi tantas vezes acusado - e com razão - de ser demasiado mole e com de patentear uma personalidade menos vincada, um pouco de veemência a mais também não faz mal nenhum.

Tirando isto concordo com o seu post e dou-lhe os parabéns pela opinião a ele associada. VP escudou-se (aliás, muitos adeptos fizeram-no escudar-se) durante uma época numa série de desculpas completamente esfarrapadas e que, em casos idênticos, não serviram de atenuantes a alguns dos seus antecessores.


Para o ano as ditas desculpas já não poderão ser usadas, se bem que o que também não falta por aí são portistas prontos a usar qualquer tipo de argumentos e a embarcar em qualquer teoria da conspiração para justificar todo e qualquer falhanço do treinador. Este ano os jogadores contrariados foram o A, o B e o C; para o ano se as coisas não correrem bem serão o D, o E e o F. Este ano faltou um bom ponta de lança; para o ano, se calhar, vai faltar um apanha-bolas em condições. Sem querer ser pretensioso ou falar com má fé, quando o Nelson Machado fala já em eventuais contratempos, para mim isso é já uma antecipação das justificações que serão dadas para retirar todas as culpas ao treinador no caso das coisas que correram mal este ano não melhorarem. E há muita coisa para melhorar.

No meio disto, também há pessoas que, críticas ou defensoras do treinador, sabem ser sensatas provavelmente o Nelson será uma delas.

Voltando ao plano desportivo, Vítor Pereira foi campeão, Pinto da Costa optou por mantê-lo. Uma decisão compreensível, mas com a qual eu não concordo.

InVicturioso disse...

Isto realmente toda e qualquer coisa serve para dar "porrada" no treinador...

Não estou minimamente de acordo com este post. Li a entrevista toda e gostei muito de a ler.
Vítor Pereira mostrou ser um homem muito sincero, humilde e extremamente profissional. E para além disso mostrou que sabe muito mais de bola do que a maioria dos portistas pensava.

Duarte disse...

Invicturioso, não querendo fazer de advogado de defesa do Nuno Nunes, permita-me que discorde. Contam-se pelos dedos de uma mão os posts que de facto apontaram o dedo ao treinador sem um "mas" pelo meio. Quando foi para bater na SAD e nos jogadores o que não faltou foi intolerância, mas quando se falava em Vítor Pereira havia sempre uma dose elevada de condescendência, na maior parte das vezes, despropositada.

O2T disse...

Comunicar não é com VPereira. Reflectir não é com Nuno Nunes.

SevenSeven disse...

Pessoal façam like na página http://www.facebook.com/ZonaDePortistas .

Um abraço

Costa disse...

Essa carapuça dos 'sapos' é mesmo à medida para este blog.

Pedro M. disse...

Também gostei de ler a entrevista dele. Não gostei mt da parte onde ele se auto-intitula entendido de futebol (coisa que claramente não é) mas entendo que o faça para defender a sua posição.

Por outro lado, é evidente que ele entra na próxima época sem margem de erro. Contrariamente ao que ele acusa os adeptos, penso que esta época teve uma certa margem de erro adicional pelo facto de ter estado presente na época anterior e, se não foi capaz de cativar jogadores e adeptos nesta época, penso que essas relações estão condenadas a uma deterioração contínua que o levará a ficar com uma imagem ao nível do octavio machado.

José Rodrigues disse...

Esteve mais ou menos.

Ate' foi relativamente humilde (mas nem tanto como parece 'a primeira vista), mas nao tinha por onde fugir a isso. Mesmo assim tentou passar uma esponja sobre a performance na Europa, tendo mesmo chegado a dizer q "durante a epoca nos jogos em q era preciso a equipa estar 'a altura, cumpriu", esquecendo-se do "pequeno" pormenor dos jogos europeus...

Tentou tb passar a msg de q os unicos problemas foram:

1) os jogadores estarem com a cabeca noutro lado (principalmente por altura das janelas de transferencias)
2) a ausencia de Falcao (apesar de em Set dizer q estavamos muito bem servidos)

...sem dar uma explicacao convincente para as pobres exibicoes em GERAL ao longo de toda a epoca.

Enfim, e' para mim um treinador absolutamente mediocre mas admito perfeitamente q possa melhorar um pouco na 2a epoca, estando ainda na "learning curve". Mas duvido muito q algum dia consiga ser mais do q um treinador pouco mais q mediocre (pelo menos para um FCP), e espero pouco na 2a epoca (em particular na Europa).

Quanto ao problema de comunicacao, nao sei nao se ele ja' percebeu q o grande problema com esse handicap nao e' a comunicacao para fora... mas sim a comunicacao com os jogadores. Isso e' q me preocupa (no q diz respeito a comunicacao).

José Rodrigues disse...

So' mais uma coisa: no choradinho q fez sobre as criticas, compreendo q e' chato mas so' digo isto: ossos do oficio.

Quem escolheu esta profissao, esta' sujeito a isto. Era bonito ter um salario fantastico e nao estar sujeito a isto, era, mas as duas coisas vem juntas num "pacote". Se nao quer sujeitar-se a isto q va' outra vez para adjunto, ou outro emprego qualquer (em q invariavelmente vai ganhar muito menos)...

Quem escolhe empregos mediaticos (como este, ou cantor, ou politico) esta' sujeito a isto. Nao consta q uma Lady Gaga faca muito choradinho sobre as criticas q recebe, q serao certamente mais do q o VP...

José Rodrigues disse...

"Vítor Pereira mostrou ser um homem muito sincero, humilde e extremamente profissional. E para além disso mostrou que sabe muito mais de bola do que a maioria dos portistas pensava"

????

Em geral sou neutro perante esta entrevista (nao vejo grandes motivos nem de critica nem de elogio pelo q diz), mas confesso q nao percebo minimamente em q pontos e' q ele mostrou ser "extremamente profissional" ou "perceber muito de bola". Onde, ao certo?? Nao vi nada q o indique (nem o contrario, ja' agora).

José Rodrigues disse...

Costa disse: "Essa carapuça dos 'sapos' é mesmo à medida para este blog".

O Costa deve ter andado muito distraido, ja' q ja' tivemos artigos de autores do blog tanto a critica-lo como a elogia-lo e a defende-lo...

Mais: as criticas q foram escritas foram bem suaves comparado com o q se viu e ouviu por outros lados.

Mas acima de tudo: para mim nunca faz sentido em falar-se em "engolir sapos" neste tipo de assunto, ja' q nao conheco nenhum portista q nao tenha ficado contente com a vitoria no campeonato, por muito q achasse anteriormente q com o VP nao iamos la'. E', portanto, uma frase infeliz.

E alem de ser infeliz, e' contra-producente: com isto o VP so' se assegura de maior solidao quando as coisas eventualmente lhe correrem mal. Alias, como ja' foi dito aqui acima, ele comeca a nova epoca com tolerancia zero, ou quase.

Nuno Vaz disse...

Qualquer dia ainda dizem que só não fomos campeões com 30 de avanço por causa do homem, bolas...Dêem o devido mérito ao homem, a tarefa dele não era nada fácil e, mesmo assim, atingiu-a. Algum valor há-de ter...

José Rodrigues disse...

"Dêem o devido mérito ao homem, a tarefa dele não era nada fácil e, mesmo assim, atingiu-a."

Continuo a ver frases destas em q o pessoal se parece esquecer q tinhamos outros objectivos para alem do campeonato.

Ja' dou de barato as 2 tacas internas (q pouco interessam), mas recordo q na Europa (q tanta importancia tem, mesmo financeiramente) falhou com enorme estrondo.

Ate' aceito q digam q na Europa "teve azar", ou q a "culpa foi dos jogadores/arbitro/apanha-bolas"; o q nao aceito e' q digam q ele "cumpriu os objectivos da epoca", porque o balanco objectivo e' misto e a frase e' portanto objectivamente incorrecta.

Costa disse...

De entre os objectivos:

- Ganhar a CL
- Chegar aos 1/2 da CL
- Chegar aos 1/4 ou 1/8 da CL
- Ganhar a Liga Europa
- Ganhar o Campeonato
- Ganhar a Taça de Portugal
- Ganhar a Taça Lucilio Baptista;
- Ganhar 1 jogo aos encornados;
- (...)

Escolham lá um (e apenas um) dos objectivo que deve ser o PRINCIPAL do FCP em qualquer época.

O 'falhanço rotundo' na Europa foi tão clamoroso que bastava o FCP não ter perdido no último minuto no Chipre ou ter marcado um golo ao Zenit na última jornada para não se verificar...

Se não sei alguns portistas fazem ideia, mas por vezes os nossos jogadores falham ou a bola bate na barra e o Vitor Pereira nada pode fazer...

Pedro M. disse...

"José Rodrigues disse...
Ate' aceito q digam q na Europa "teve azar"


Azar?? O nosso demérito em não passar de fase na LC só deve ser suplantado pelo demérito do benfica em perder este campeonato depois de ter a vantagem que teve.

Assim, ao invés de queixar-se do azar (que, retirando o jogo em casa com o Zenit, claramente não teve) devia lembrar-se da sorte que teve em ser campeão.
E também não esqueço as 3 secas da académica e os 6-1 do city.. A nossa dimensão não nos permite receber resultados desses de animo leve.

Nuno Nunes disse...

O2T disse...
Comunicar não é com VPereira. Reflectir não é com Nuno Nunes.


E eu acrescentaria que comentar em blogues usando o nome próprio não é para o O2T.

Duarte disse...

Costa, o falhanço na Europa não foi clamoroso, foi algo bem pior, até me faltam palavras.

Num grupo daqueles vens-me falar em sorte e azar? Por muito azar que pudéssemos ter tido (em Chipre a sorte foi termos conseguido empatar o jogo, o 2º golo deles veio repor justiça ao resultado), tínhamos de ter passado em 1º lugar facilmente. Num grupo daqueles não há nem podia haver factores aleatórios.

Para o ano ficamos, felizmente, de novo no pote 1. Até nisto VP é um privilegiado, já que nenhum outro treinador azul e branco teve a sorte de estar entre os cabeças de série dois anos seguidos. Como nenhum outro teve a sorte de ver perder apenas um jogador da equipa titular que no anterior tinha feito uma época soberba. Em condições normais (Jesualdo que o diga), saíam sempre pelo menos 2.

VP foi campeão, não lhe tiro mérito, mas ao contrário do que é comum dizer-se e ouvir-se, acho que a tarefa dele era extremamente simples. Ele complicou-a, optou por caminhos bem mais tumultuosos e a tempo conseguiu evitar o descalabro. Aceito que estes erros se tenham dado devido à sua inexperiência, mas fico doente quando vejo pessoas a preferir apontar o dedo a jogadores e a dirigentes que tudo já deram ao clube.

De resto, foi campeão, tem mérito por isso evidentemente. Querer retirar-lhe a sua cota-parte de responsabilidade é de uma injustiça atroz, querer empolar-se a justiça da sua vitória fazendo dele o único obreiro pelo título, disparando ao mesmo tempo contra a SAD e, principalmente, contra os jogadores, também.

José Rodrigues disse...

Que fique claro: aceito como opinião legitima q se fale de azar na Europa, mas não concordo de todo. São duas coisas distintas.