terça-feira, 22 de maio de 2012

Do Colombo a Munique

9 de Agosto de 2011…

«O árbitro de futebol Pedro Proença foi agredido nesta segunda-feira [09/08/2011] com uma cabeçada no Centro Comercial Colombo, quando se preparava para jantar, depois de terminar o treino de ginásio, tendo sofrido ferimentos na boca e partido dois dentes. “O indivíduo deve ter perdido a cabeça e, do nada, começou a agredir-me. Falou qualquer coisa do Benfica”, explicou ao JN o árbitro internacional. “Tenho dois dentes para renovar”.»
in JN

«“Sócio cativo do Benfica”. Foi assim que Américo, de 32 anos, se apresentou na esquadra da PSP do Colombo, na noite de segunda-feira [09/08/2011], depois de ter dado uma cabeçada ao árbitro Pedro Proença, em plena zona pública do segundo piso do Centro Comercial Colombo (…) Segundo apurou o DN, no último derby da Segunda Circular, a 2 de Março de 2011, o benfiquista Américo foi um dos desordeiros identificados pelo Corpo de Intervenção da PSP.»
in www.dn.pt


2 de Março de 2012…

No terceiro golo do FC Porto, o Maicon estava fora de jogo. Eu no banco vi logo. Se o árbitro assistente não assinalou, não foi porque não viu, foi porque não quis
Jorge Jesus, 02/03/2012


Maio de 2012...

«Proença é o melhor árbitro da melhor geração de árbitros que Portugal já teve. (…) Em Portugal, Pedro Proença é apenas um dos árbitros que dirigentes incompetentes, treinadores fracos e adeptos fanáticos criticam. E, no caso destes últimos, até agridem.
Os adeptos são sobretudo o espelho dos dirigentes. As palavras dos treinadores são as mais ouvidas. Enquanto os responsáveis dos clubes não forem severamente punidos pelas coisas estúpidas e graves que dizem sobre os árbitros, nunca haverá uma competição séria, credível e respeitada. E todos continuarão a ficar muitos surpreendidos por a UEFA ignorar a gritaria no nosso quintal e descobrir um bom árbitro em Portugal.»
Luís Sobral, 13/05/2012
in Maisfutebol


«O internacional português [Pedro Proença] (…) mostrou estar à altura dos acontecimentos, e desmentiu de forma categórica todos os que agoiraram que não corresponderia a um jogo com esta importância. (…) O árbitro é, por norma, o bode expiatório (…). No caso de Proença, a final de Munique e a nomeação para o Euro’2012 só deixa bem claro que os dirigentes portugueses se limitam a encontrar desculpas para os seus próprios erros
Miguel Pedro Vieira, 19/05/2012
in record.pt


No jogo mais importante e mediático do futebol mundial (a nível de clubes), a equipa de arbitragem liderada por Pedro Proença foi, sem dúvida, a melhor das três equipas presentes no Allianz Arena de Munique.
Cometeu erros? Naturalmente, como seria quase inevitável em 120 minutos intensamente disputados entre alemães e ingleses e com o resultado sempre em aberto, mas não me parece que tenha cometido erros clamorosos e muito menos com influência no resultado.
Aliás, é um bom indicador o facto da arbitragem desta final não ter sido objeto de qualquer destaque na imprensa internacional da especialidade e, pelo contrário, a mesma tenha merecido elogios de elementos quer do Bayern, quer do Chelsea, como o próprio Pedro Proença revelou na chegada ao aeroporto de Lisboa.

Imagino, portanto, a desilusão de todos aqueles (e eram muitos) que auguravam uma arbitragem desastrosa, a qual viesse confirmar as suas teses ridículo-conspirativas acerca deste árbitro (só faltou dizerem que a nomeação de Proença para a final da Liga dos Campeões tinha o dedo de Pinto da Costa…).

Significa isto que não há árbitros maus em Portugal? Claro que há, incluindo aqueles que dão sucessivas mostras de apitar sob influência de uma forte paixão clubista (neste aspeto, o destaque vai inteirinho para Bruno Paixão e Duarte Gomes, mas destes dois o slb nunca se queixa…).

Mas então, porque razão é que Pedro Proença se tornou um alvo a abater?
Porque, apesar de ser sócio do slb, está mais preocupado com a sua carreira do que em agradar ao clube do regime. De outro modo, este não teria sido o seu 16.º jogo da Champions e o quinto (!) nesta temporada (arbitrou o Olympiakos-Marselha, o Villarreal-Manchester City e o Lille-Trabzonspor, todos na fase de grupos, e o Inter-Marselha dos oitavos-de-final).

Por tudo isto, e apesar do forte empenho de diversos agentes ligados ao slb, ou ao serviço dos encarnados de Lisboa, não vai ser fácil convencer a UEFA que os árbitros portugueses são todos uma cambada de bandidos e que o bicampeonato ganho pelo FC Porto foi um tributo destes mesmos árbitros.

1 comentário:

Jorge disse...

Desculpem estar off-topic mas saiu hoje (?) um livro que abre a porta para muitas piadas:

http://www.planeta.pt/livro/o-diario-do-micas-misterio-no-benfica