quarta-feira, 9 de maio de 2012

Novamente Falcao!


Dois fantásticos golos de Radamel Falcao, aos 7 e aos 34 minutos, abriram caminho à vitória (3-0) do Atlético de Madrid na final da Liga Europa.

Para além de ser o quinto jogador a marcar por dois clubes diferentes na final da Taça UEFA/Liga Europa, com estes dois golos Falcao foi, novamente, o melhor marcador desta competição. Em quinze jogos, o ex-avançado dos dragões marcou doze golos.


Mais. Pela primeira vez o mesmo jogador foi o melhor marcador em duas edições consecutivas. Na temporada passada, Falcao apontou 17 tentos ao serviço do FC Porto, estabelecendo a melhor marca de sempre numa edição da Taça UEFA/Liga Europa - bateu o recorde de Jurgen Klinsmann, que fez 15 tentos pelo Bayern Munique, em 1995/96.

Que saudades!

17 comentários:

condor disse...

Este brilharete do Falcao só vem dar razão aqueles que dizem que o Porto só ganha á custa dos árbitros!
Sim que o falcao depois que saiu do Porto evoloiu muito e transformou-se num enorme avançado!
Nota para o glo do Diego,mais um que saiu do Porto!

dragaovenenoso disse...

Dá gosto ver um jogador desta categoria. A venda foi uma precipitação de todo o tamanho. E então sabendo que o atlético paga mal...enfim...tenho saudades deste jogador e gostava de saber quantos anos vamos esperar até apanhar outro assim...

Duarte disse...

"A venda foi uma precipitação de todo o tamanho."

Tivemos um jogador que disse com todas as letras que queria sair. Se tivesse ficado, eu imagino o que não teriam dito aqueles que passam a vida a "malhar" nos jogadores e a apelidá-los de mimados e contrariados ao primeiro jogo menos conseguido do colombiano. E não me venham com a história de que aquelas declarações estavam combinadas porque se fosse assim, se o Falcao já estivesse apalavrado com o Atlético e houvesse uma intenção clara de o vender, ele não teria feito um único minuto em Guimarães com o risco de se lesionar.

Além disso, a julgar pela "brilhante" campanha europeia que fizemos, o mais certo era o passe de "El Tigre" ser desvalorizado. Mas já que esta época houve tanto portista a especializar-se em teorias da conspiração, eu pergunto: teria Falcao querido sair se AVB continuasse? Parece-me que não, o que não teria nada de estranho. Mas eu faço a questão de outra forma. Porque será que Falcao só manifestou peremptoriamente a sua vontade em ser transferido quando a época já se tinha iniciado? Será que se apercebeu de que alguém do corpo técnico tinha debilidades assinaláveis para o desempenho de determinadas funções e por isso mesmo preferiu sair?

Claro que o Falcao é um fenómeno, um jogador de outra galáxia, mas o Porto existia e era ganhador antes dele, existiu sem ele esta época e terá de continuar a existir na próxima. Sem desculpas, com os padrões de exigência intactos. Eu continuo a dizer que prefiro ter ficado com o Hulk. Levou o Porto às cavalitas. Esta não é uma opinião pacífica, claro, até porque o Falcao faz o mesmo com o Atlético, mas é uma ideia que ninguém pode desmentir de ânimo leve.

Quanto às verbas da transferência, vendemos um jogador por 40 milhões. Pode ainda não estar tudo pago, mas estará a seu tempo. Se o Atl. de Madrid não pudesse pagar, Pinto da Costa dificilmente o teria vendido aos colchoneros, sabendo-se do pó que ele lhes ganhou depois do caso Paulo Assunção.

Já o Diego é um bom jogador, foi sempre um bom jogador. Não é nenhuma super estrela, mas rende. Curioso, no Porto foi desaproveitado por um técnico que teimou em não lhe dar oportunidades. Faz-me lembrar outro treinador que também se recusa a dar minutos de jogo a determinados atletas também muito promissores, não sei se entendem onde quero chegar.

Mário Faria disse...

Falcão já não mora cá e havemos de sobreviver. Mais: havemos de continuar a ganhar. Fez falta, obviamente. Hulk vai fazer falta, pois claro. E Moutinho, também se sair. Alguns deixam saudade, outros nem tanto. Guarin, por exemplo, espero que fique em Itália. Relativamente a Falcão, continuo a apreciar as suas qualidades como atleta e as que julgo descobrir como homem, embora não entenda esta fixação de ter de insistir e ter de provar que escolha no AM foi acertada. Acho que esta insistência resulta da necessidade de retaliar o FCP, nas pessoas da direcção, por algumas declarações que fizeram a propósito do sua saída . Um “ganhador” não deveria reagir assim, na hora da vitória. Não gostei, porque deveria estar grato ao FCP e a gratidão não bate assim. Reconheço que fez uma exibição memorável e que é um jogador fantástico. Desejo que seja feliz.

inconformista disse...

A realidade e k o Falcão foi vendido barato! El Tigre mostrou mais uma vez que e um fora-de-serie e sem duvida o melhor ponta de lança do Mundo. Estranha- se que a SAD do Porto nao tenha percebido o real valor da pérola! Alias, nao se percebe como e k o Real, os Manchesters, Ou os gr de Itália tb n viram!... O Diego tb mostrou aos "assobiadores do Dragão" que mais uma vez foram profundamente injustos, tal como o foram com o Luis Fabiano k brilhou dp no Sevilha! O k acontecera a esses assobiadores se o FCP entrar em crise de resultados?!

Duarte disse...

Subscrevo o comentário do Mário. O meu receio é que para o ano continuemos a ver um sem número de adeptos a falar da saída do Falcao e, provavelmente, do Hulk para justificar tudo o que de menos bom puder acontecer. Como se no FCP perder jogadores fundamentais a troco de muitos milhões de euros fosse uma situação virgem.

O mais inacreditável é que para esses mesmos adeptos, aqueles que saíam, não deviam ter saído, mesmo tendo eles manifestado expressamente o desejo em ser transferidos. Por outro lado, aqueles que ficam, deviam ter sido vendidos, sob pena de se juntarem ao grupo (?) dos famigerados "contrariados". Vá-se lá entender certos pensamentos. Passam um ano a falar nos amuados que queriam (supostamente)sair e ficaram e, ao mesmo tempo, choram por aqueles que de facto se foram embora. É, às vezes não deve ser nada fácil ser-se dirigente.

miguel87 disse...

A época e a exibição e golos de ontem do Falcao são mais um argumento em favor do Vítor Pereira e mostram como foi difícil montar uma equipa competitiva e campeã sem um jogador que vale cerca de 30 golos por época, nem sequer um substituto, não digo à altura, mas com o valor aproximado!

Jorge disse...

O Diego no Porto nao so nao era o jogador que e agora como nao queria ser.
Foi preciso passar por alguns clubes com varios treinadores a malhar nele, e sempre sem atingir o que se esperava dele para que aprendesse alguma coisa.

O Falcao e o melhor ponta de lanca do momento, e vale muito mais que o que o Atletico pagou, mas a verdade e que o ano passado ninguem estava disposto a pagar mais.

José Correia disse...

"Falcao é um magnífico profissional, futebolista e pessoa. Ficaríamos encantados por continuar a contar com ele. Contratámo-lo por 40 milhões de euros. Vinte milhões foram pagos inicialmente, em julho deste ano pagaremos mais dez milhões e a última tranche será liquidada no próximo ano. Se o clube precisar de dinheiro, arranjá-lo-á. Seja com Falcao ou com outro jogador.
A qualificação para a Liga dos Campeões condiciona muito a definição do plantel para a próxima época.
Gostaria muito que Falcao continuasse connosco e ele também quer ficar. Continuará aqui se tivermos receitas suficientes.
"
Gil Marín, conselheiro delegado do Atletico Madrid, em declarações à cadena SER

José Correia disse...

«A conquista da Liga Europa trouxe consigo mais um pequeno "problema" ao Atlético Madrid. Radamel Falcao, recorde-se, foi vendido pelo FC Porto no último verão a troco de 40 milhões de euros, mas ficou acordado que seriam acrescidos mais sete milhões de euros a esse valor, mediante o cumprimento de objetivos desportivos por parte dos colchoneros.
Ora, entre esses objetivos estavam, precisamente, a conquista da Liga Europa com Falcao a sagrar-se melhor marcador. O FC Porto poderá, assim, receber um valor superior à própria cláusula rescisão que tinha no contrato do colombiano, cifrada em 45 milhões de euros. O "problema" é que o Atlético Madrid não consegue pagar a totalidade da verba que deve ao FC Porto, segundo noticiou a rádio espanhol Antena 2, cenário também já avançado pelo DN. E com os prémios por objetivos cumpridos, a dívida passa a ser ainda maior. (...)
A única "esperança" do Atlético Madrid passa por garantir um lugar na Liga dos Campeões da próxima época, um cenário remoto, uma vez que terão que vencer no terreno do Villarreal, na última jornada da Liga espanhola, e esperar que o Málaga não ganhe em casa ao já despromovido Sporting Gijón. O quarto lugar valeria uma presença no "play-off" da Liga dos Campeões, cujos prémios monetários seriam indispensáveis ao Atlético Madrid.
Sem o encaixe financeiro da 'Champions', aliado à dívida milionária que mantém para com o FC Porto, o Atlético Madrid será forçado a vender Radamel Falcao no próximo defeso, segundo adiantou a Antena 2.»
DN

Duarte disse...

Miguel 87, o que eu gostava era que Pepe, Anderson, Paulo Assunção, Bosingwa, Lucho, Lisandro e Quaresma tivessem funcionado como argumentos a favor de Jesualdo. Mas nunca funcionaram. Ao primeiro deslize, o professor era logo trucidado pelos adeptos. Saiu ao fim de quatro anos e é certo que o fez na altura certa. O seu ciclo tinha acabado, mas não vi ninguém vir dia sim, dia sim, invocar o argumento da perda de jogadores importantes para o defender.

Isto para dizer que fico pasmado ao ver adeptos que sistematicamente falam na venda de um jogador importante para justificar tudo: o mau futebol e a vergonhosa, repito, vergonhosa campanha europeia. E mais pasmado fico por vê-los falar da dita transferência como se fosse uma anormalidade o Porto ter de vender os seus maiores craques a certa altura. É verdade que Kléber e Janko não são sucessores a altura de Falcao. Agora, pergunto eu, Stepanov e Leandro Lima estavam a altura de Pepe e Anderson? Pois...

Daniel Gonçalves disse...

Miguel 87 disse "A época e a exibição e golos de ontem do Falcao são mais um argumento em favor do Vítor Pereira" Esta é uma hipótese ridícula e absurda, existe alguma causualidade inequívoca entre as péssimas exibições, e os consequentes maus resultados, desta temporada e a ausência do Falcão? Será que a ausência do Falcão é o único e exclusivo factor que explica as más exibições desta temporada? Na minha humilde opinião NÃO, e considero profundamente ingénua (e é uma palavra suave) a hipótese adiantada pelo Miguel 87, várias vezes expressa por ele para defender o Vítor Pereira. Será que o Falcão não seria mais um jogador perdido na estratégia táctica usada pelo VP ao longo desta temporada? Será que o Falcão não iria desvalorizar após a nossa desastrosa participação nas provas europeias? Ou será que o Miguel87 acredita que o Falcão era o factor decisivo que levaria o FC Porto aos oitavos (ou até mais longe) de final da Champions? Não existe nenhum fundamento ou racionalidade na hipótese adiantada pelo Miguel87, e querer explicar unicamente (sublinho bem esta palavra «unicamente») os maus desempenhos do FC Porto, esta temporada, pela ausência do Falcão não me parece correcto. Será que aqueles portistas que tanto acusaram alguns jogadores de amuados não tratariam da mesma forma o Falcão, quando este se desmotivasse e fornecesse sinais de querer sair?

Concordo com tudo que foi escrito pelo Duarte, nunca vi os portistas desculparem ou justificarem o Jesualdo e os necessários "reajustamentos" que este se viu obrigado a fazer quando foi perdendo jogadores fulcrais na estratégia da equipa.

Daniel Gonçalves disse...

No meu comentário anterior queria dizer causalidade e não "causualidade". Erro meu.

miguel87 disse...

Longe de mim querer justificar o que correu mal esta época unicamente com a ausência de Falcao e de um substituto razoável!

"Reconheço que foi muito complicado para ele[Vítor Pereira]. Não é fácil gerir jogadores que, no ano anterior, tinham ganho tudo o que havia para ganhar. Por vezes, os jogadores deixam a humildade um pouco de lado e cada um começa a olhar para o seu umbigo. Para o Vítor Pereira foi muito complicado, mas a verdade é que ele conseguiu dar a volta à situação da melhor forma; conseguiu manter o grupo unido e ainda conquistámos o campeonato."
Estas não são declarações infundadas ou irracionais, foram ditas por alguém que viveu a época por dentro: são declarações do Fernando em entrevista ao jornal O Jogo.

José Correia disse...

«A conquista da Liga Europa pelo Atlético de Madrid engorda o encaixe do FC Porto com a venda de Falcao, uma vez que essa é uma das parcelas prevista nos sete milhões de euros que os colchoneros poderiam pagar aos dragões mediante objetivos. Ainda assim, o lucro com este triunfo é mínimo, não chegando sequer ao meio milhão de euros. Um pequeno bónus no bolo global de 40 milhões de euros e que, soube O JOGO, está a entrar nos cofres do Dragão conforme o acordado, independentemente dos problemas de liquidez do Atlético de Madrid. Metade do valor da transferência já foi pago e há nova tranche que deve ser regularizada no arranque da próxima temporada. Apesar das dificuldades financeiras dos colchoneros, a SAD portista reclamou garantias que têm assegurado a entrada dos valores acordados nas contas da sociedade.»
in ojogo.pt

Duarte disse...

O Fernando? E eu a pensar que era um dos contrariados.

miguel87 disse...

Fernando na mesma entrevista:

"No final da última época, não estava a atravessar um bom período a nível pessoal e, naquele momento, disse que queria sair, algo que não devia ter feito. (...) Depois disso, no início desta temporada, ainda passei por um momento confuso, um momento de desequilíbrio, mas consegui voltar a ganhar a mentalidade habitual. Ou seja, voltei a concentrar-me naquilo que realmente é importante e acredito que acabei por fazer uma excelente época.
(...) Não vão ouvir mais pedidos para sair, nem este ano, nem nunca mais, seja no FC Porto ou noutro clube qualquer. Vou respeitar sempre a instituição que me dá trabalho. Foi um erro que não se repetirá.