segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um homem só ou bem acompanhado?


Gostei da festa: muita cantoria, muita berraria, a encenação estava linda, os jogadores vinham coloridos e nas bancadas sentia-se a satisfação pela vitória e pela bonança conquistada, depois de uma época tempestuosa.

O jogo foi disputado, com a nossa equipa quase sempre bem na defesa (a Alex ainda falta ganhar experiência e ritmo europeu), mas irregular na definição das melhores soluções atacantes (principalmente na 1º parte), com Moutinho menos influente, tal como Fernando, muito pressionados para que a saída para o ataque não fluísse de forma rápida e precisa, obrigando a demasiada lateralização, e quando chegava à frente, Lucho e o trio atacante não foram capazes de ultrapassar a defesa e criar sério perigo, salvo em alguns lances esbanjados ingloriamente, por mérito do SCP, por alguma incapacidade recorrente do FCP em ultrapassar equipas que sabem fechar e, também, porque faltou em bastantes momentos do jogo, mais rapidez na circulação de bola, talento e se evidenciou alguma displicência, a condizer com o ambiente de festividade.

O SCP jogou de forma muito semelhante ao que fez a AAC, em termos táticos. Não quis o comando do jogo, deu a iniciativa ao FCP e tentou sair no contra golpe, sempre que perdíamos a bola, algumas vezes com perigo. Aliás, a reposição das bolas pelos guarda redes demonstrou bem a filosofia de jogo das duas equipas: Helton entregava a bola a um defesa e daí passava toda a fase de construção, em progressão e passando de preferência por todos os sectores na procura de espaços e situações favoráveis para criar situações de golo, enquanto Rui Patrício rematava longo, quase sempre para a ala direita do seu ataque, para onde se desmarcava Wolfswinkel para disputar a bola de cabeça. Ganhar num contra um, uma falta ou até a reposição de bola fora, constituíram, com as perdas de bola que foram conquistando, a forma mais segura e rápida de atingir o alvo. Uma equipa organizada, por esta via, facilmente se mantém equilibrada.

A segunda parte foi um pouco melhor: Moutinho esteve mais influente e Hulk tratou de dinamitar um SCP em quebra física clara, logo após o fabuloso remate de Polga à trave. Marcámos e ganhámos. Estas duas equipas, o FCP que nada tinha a perder e o SCP que tinha tudo a ganhar, poderiam proporcionar um jogo mais aberto e mais bonito. As estratégias demasiado resultadistas têm esse efeito perverso: prejudicam a qualidade dos jogos. O Chelsea, uma equipa do top europeu, conseguiu chegar à final da CL e vencer a taça da Inglaterra sem jogar bem ou perto disso.

Do jogo retomo que na equipa Janko: infeliz, pouco alinhado com os colegas e estes com ele, não sendo um talento, pode constituir-se um jogador útil se não houver um nível de exigência disparatado, pois se já não é o novo patinho feio, anda lá perto.



O campeonato está no papo. A SAD conseguiu o melhor ambiente para (re)formar o plantel para a próxima época com tempo e se, possível, com menos incertezas. Vamos ter jogadores no Europeu e nos Jogos Olímpicos, muito provavelmente, o que obrigará a alguns cuidados suplementares: como retomarão a actividade ou quando estarão disponíveis para competir pelo FCP, e como cobrir essas desvantagens.

O treinador, contando certamente com o apoio da SAD, deu um sinal muito forte: não pactuar com a indisciplina, fosse de que maneira se manifestasse. Sem abusar, esse caminho deverá continuar, desde que o castigo seja proporcional ao pecado e não sirva de método único para repor a disciplina.

Dos trabalhos que direcção tem pela frente, o que se apresenta de maior risco tem a ver com o que vai ser decidido sobre a manutenção de VP como treinador. Sabe-se que os adeptos estão divididos, lê-se que, na direcção, PdC é o último reduto para garantir a sua continuidade e acredita-se que o balneário estará igualmente dividido. VP pareceu-me um homem só na comemoração de um êxito eminentemente colectivo, embora feliz quando agradecia os aplausos dos adeptos. Da leitura dos jornais, ficou a ideia que há jogadores que claramente defendem e esperam a sua continuidade. Só ou bem acompanhado?

4 comentários:

Filipe Sousa disse...

O Vítor Pereira não pode contar com grande apoio por parte dos jogadores, porque aqueles que defendem a sua continuidade são precisamente os que estão mais próximos da porta de saída, como Hulk e Moutinho.

Pi disse...

Sustento o que vou escrever com um texto meu publicado algum tempo aqui neste espaço de reflexão. A meu ver é o grande obreiro deste título! Consegue virar um balneário em que muitos revelaram falta de profissionalismo atroz por uma receita de euros ou libras que nunca a foi. E esses foram paulatinamente afastados da equipa e do clube. Estes criaram um espirito tão nefasto que até muitos que têm uma postura digna abanaram. Têm outros méritos que passo a enunciar. A decisão de hulk como capitão foi um dos pontos chave na viragem pois deu-lhe um incremento de motivação, uma projecção ímpar no mundo de futebol, e fundamental sem que se tenha dado conta traduziu-se na exigência implícita á função, em que ele obviamente respondeu afirmativamente com os resultados vistos. Outra questão que revela mais um mérito do sr. Vitor pereira, é que se durante a primeira parte do campeonato ele não tinha como mexer na equipa pois guarin, belushi, fucile,cebola,ruben micael, e sem um ponta -de lança digno desse nome (falcão mostrou o seu peso no FCP no ano anterior, e a sua qualidade em espanha este ano), na segunda parte ficam-me três jogos na retina em que ele mexe na equipa muito bem que são na luz, braga e nacional, onde já têm mais alternativas. Em braga fica provado o que ele encontrou no porto quando passou a principal e foi lidando durante a época toda. Não quero dizer com isto que é um AVB, mas não o minimizo, e dou-lhe o mérito de muitas vezes estar sozinho numa guerra desigual contra muitos. dou-lhe os meus parabéns. Uma referência a outro assunto.O que se passou este fim de semana com a nomeação do Pedro Proença para o jogo contra o SCP é das maiores encomendas e assassinatos desportivos encomendados por um clube de papagaios do su!l. Tenta-se fazer acreditar que o proença foi encomendado,e ele aceitou, e castiga-se também o Sporting afastando-o das liga do campeões

Pi disse...

...por ter arredado o slb em definitivo do téitulo em alvalade. 3 em 1...pensam eles!!

joaodolobo disse...

Embora me tenha suscitado as mais diversas dúvidas ao longo do campeonato, creio que nesta altura há que fazer um balanço positivo do trabalho do treinador. Vejamos: 1) A falta de um avançado de jeito acabou por ser uma condicionante muito significativo no desempenho na liga e, sobretudo, na liga dos campeões; 2) Houve visível descontentamento no balneário com elementos a fazer birra e outros em claro subrendimento; 3) Nos jogos importantes do campeonato o VP dominou tacticamente os adversários e soube arriscar nas alturas certa; 4) Por fim, foi campeão num ano de ressaca e de significativo investimento dos rivais directos.