quinta-feira, 24 de maio de 2012

Não gosto deles!

Há um texto que encontrei há uns anos no blog Douro Azul, que já publiquei aqui no RP, mas que me vem à memória sempre que as putas ofendidas arrotam postas de pescada.
Há no 'benfiquismo' uma certa característica, infelizmente pouco abonatória, de certos comportamentos que caracterizam o que existe de pior na sociedade portuguesa. Eu sei, eu sei, que entre os seus adeptos há bons e maus, há os que são honestos e os vigaristas, há os pacifistas cordatos e os violentos, agressivos e destrambelhados, há de tudo um pouco, afinal, como noutros clubes, a começar pelo meu. No entanto, quanto a mim, existem algumas referências que, na generalidade, atravessam o colectivo dos adeptos, sejam eles cultos ou iletrados, ricos ou pobres, fundamentalistas fanáticos ou não, e aparecem como 'marca da casa', o seu verdadeiro 'ex-libris', (não, não é a famigerada divisa recuperada dos mosqueteiros !): são, por natureza, habituais destorcedores dos factos (e da mais comezinha realidade), os quais apresentam sempre à medida das suas conveniências e dos seus interesses; são presunçosos e arrogantes, sem uma centelha de humildade, incapazes de reconhecer o mérito alheio, mesmo quando ele é por demais evidente; são invejosos e mesquinhos, destilando ódio e grosseria (fiquei chocado com os comentários inseridos por alguns lampiões no blog de 'O Dragão', elucidativos, afinal, da maneira de estar desses energúmenos); são idólatras e passadistas que, à falta de presente, se entretêm a relembrar e a glorificar o passado e os seus ídolos, como se de um espaço mítico se tratasse; e sobretudo, oh sobretudo, para além de arruaceiros, são uns provocadores inveterados em que o orgulho e a vaidade se entrelaçam com a ignorância, os chavões de sobrevivência e a má-fé. Tudo suportado por uma abjecta campanha da comunicação social que os protege e acirra. É assim o 'benfiquismo'. São assim os 'benfiquistas'. Não gosto deles.

7 comentários:

Filipe Sousa disse...

6 milhões de benfiquistas, um país de merda: não é coincidência.

Unknown disse...

Relativamente às nossas culpas, faço minhas as palavras expressas no Pobo do Norte

Manuel disse...

Os sentimentos são retribuídos por mim. Não gosto de vocês, não porque contenham características próprias do portuga, o portuga tem muitos defeitos mas não é caracterizado pelos adeptos do Porto, mas porque representam o que há de pior na raça humana. Isto é, o defeito toca mais fundo.

O Anti Lampião disse...

Lisboa revela vícios privados do balneário ?
http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/05/vicios-privados.html

Ricardo Melo disse...

"Nenhuma provocação, por mais parva e absurda que tenha sido justifica as agressões, os arremessos e o impedimento de receber a taça no campo. Afinal, os gajos venceram o campeonato contra o seu maior rival, contra todas as expectativas e, já agora, no terreno adversário: queriam que fizessem um voto de pesar? Não foi por algo do género que quase toda a gente, portistas e até benfiquistas, criticou os vermelhos depois do apagão e da rega da época 2010/2011?"
-- in Blog "Pobo do Norte"

É com este tipo de portistas que eu gosto de lidar. Isto não é subserviência, é saber perder. E saber perder não só é difícil como é até contra-natura. Mas também é isso que nos distingue dos outros animais, os irracionais.
Portistas como o autor disto que cito, estes sim, são os verdadeiros "DESportistas".
Quando uma qualquer disputa desportiva, em qualquer modalidade, acontece sem coisas estranhas e campos inclinados, e termina com derrota da parte que defendemos, não há nada mais nobre que um sincero cumprimento à parte vencedora.

O que se passou no Estádio da Luz há pouco mais de um ano, e o que se passou esta semana no Dragão Caixa, são páginas das mais tristes que o desporto em Portugal conhece.

Quanto ao texto que citou neste post, João Saraiva, eu, que sou benfiquista, também não gosto deles, desses benfiquistas. Como não gosto dos equivalentes portistas, sportinguistas, boavisteiros, flavienses e de todos das demais cores. Dizer que aquelas características são exclusividade do espectro benfiquista, enfim, coloca o autor das palavras na posse delas...

Será assim tão difícil aceitar que há gente boa e gente péssima em TUDO na vida, desporto incluído?!...

José Rodrigues disse...

Bem, gostava de ver uma sondagem entre os lamps sobre se condenam ou nao a atitude do Lisboa.

Pela amostra q vi aposto q a grande maioria apoia, o q diz muito - e aposto q o apoio seria claramente mais baixo se fosse com FCP ou SCP, o q e' um exemplo (ainda q hipotetico) de diferencas entre o lamp MEDIO e o portista ou lagarto MEDIOS (e sim, mesmo sem escamotear q ha' de tudo em todas cores, mas as medias querem dizer alguma coisa).

miguel87 disse...

Ricardo Melo: e saber ganhar, não??

PS. vejamos o lado positivo: nenhum atleta do benfica saiu do Dragão Caixa em coma!