segunda-feira, 14 de maio de 2012

Quanto vale Hulk?



"Ele nunca afirmou que quer sair, desafio quem disser isso a prová-lo, mas é claro que tem objetivos e um deles é ser titular no Mundial. Se sair, não é pela dimensão do FC Porto, mas pela dimensão do campeonato. Tem de haver um salto por causa da Copa de 2014."
Teodoro Fonseca, in O Jogo, 12/05/2012

"Se for para um lugar melhor não vejo problema em sair. Estou no FC Porto, num clube grande que está acostumado a ganhar títulos, e se sair, como já disse o meu empresário, será mais por causa do campeonato e não do clube."
Hulk, in O Jogo, 14/05/2012

As recentes declarações do empresário Teodoro Fonseca e do próprio jogador, Hulk, em jeito de preparação e apaziguamento ao coração azul e branco, fazem perceber que o avançado está no mercado. A SAD e Pinto da Costa cumprem o seu papel de apontar à cláusula de rescisão a quem se insinua ao atleta brasileiro, mas mesmo as afirmações da administração são mais evasivas do que taxativas.

A postura de todas as partes não é inocente, nem sequer creio ser desconcertada. Este é o modelo de negócio e sustentabilidade do FC Porto, onde invariavelmente, no final de cada época, partem 1 ou 2 elementos nucleares da equipa para equilibrar o orçamento da sociedade.


Argumentar contra a saída de Hulk seria quase uma redundância tal a influencia deste nos objetivos da equipa. Obviamente ninguém a deseja, mas o dinheiro faz falta à SAD como o pão para a boca. E com quase 5 anos de FC Porto, mais dia, menos dia, o avançado brasileiro, que sempre demonstrou grande consideração pelo clube, irá sair.

A curiosidade que mais me suscita no momento é saber quanto valerá Hulk? Até 100 milhões, já quase todos os números a comunicação social atirou ao ar. Mas pessoalmente creio que quase sempre se falou mais por excesso e do que por defeito. Hulk tem um potencial individual fantástico, mas perde alguns pontos quando o jogo lhe exige uma perspetiva mais coletiva. É decisivo no FC Porto, mas numa liga pequena e sem expressão. E mercado está asfixiado, onde só uma mão cheia de equipas se permitem argumentar com valores desta grandeza. Creio que esses fatores irão condicionar os interessados na hora de fazer as suas ofertas.

Talvez o recorde da transferência de Radamel Falcao venha a ser batido. Um pouco mais, quem sabe? Entre 40 a 50 milhões é meu palpite quanto ao valor que o FC Porto poderá encaixar pelo Incrível. Mas este número não tem fórmulas, nem razões fundamentadas de cálculo. É apenas um ato de adivinhação que qualquer portista já deverá ter feito nestes últimos dias.

4 comentários:

Rogério Gonçalves disse...

60's M€

Azulantas disse...

Nélson,

Claro que a cláusula é apenas um ponto de conversa, mas se Falcao saiu por 40 Milhões que podem ascender a 47 se atingir determinados objectivos desportivos, depois de PdC renegociar a cláusula que El Tigre tinha (de 30 M Euros), então creio que o Hulk não sairá por menos de 50 Milhões. E creio que valerá isso ou perto disso.

Jogadores que desiquilibrem como o Hulk não há muitos. Messi, Cronaldo, Rooney, Tevez, Neymar, e pouco mais. Destes, qual terá mais o vencimento mais baixo que o de Hulk? E qual terá mais chances de sair do clube onde está para um clube maior?

50 Milhões de Euros correspondem a uma valorização de 150% face ao que foi pago por ele (perto de 20 M). É muita massa num mundo que vive em crise. Mas tal como no quotidiano, enquanto os pobres ficam mais pobres, os ricos também ficam mais ricos.

Costa disse...

"É decisivo no FC Porto, mas numa liga pequena e sem expressão"

Como o Falcao também o era...

Velasquez disse...

Vai acima de 70.