sábado, 19 de maio de 2012

Um Euro sem expectativas de negócio

Todos sabemos que em ano de Europeu os grandes negócios para quem compra fazem-se antes do torneio terminar e para quem vende, depois. À medida que a prova se vai desenvolvendo alguns passes de jogadores sobem ou baixam com a velocidade de um dia de caos em Wall Street.

Está claro que os grandes clubes sabem que jogadores valem o quê e não é uma prova de quatro meses que vai dizer se este é bom ou mau jogador. O problema está nos clubes que vendem e sobretudo nos empresários que procuram as suas comissões e que usam estes torneios como pretexto para fazer mais uns cobres.

Em 2004 lembro-me que o FC Porto já tinha contratado o Seitaridis antes da Grécia se sagrar campeã da Europa, uma jogada que podia ter sido magistral se o lateral tivesse jogado no Dragão tão bem como fez pelos helénicos. Mas muitos se lembram que no final do torneio o Real Madrid, como sempre, já nos queria pagar bem mais por ele do que realmente depois conseguimos sacar ao Atlético de Madrid quando o vendemos.

O FC Porto tem 5 jogadores em prova e nenhum deles, talvez com a excepção de João Moutinho, com o cartel de indispensável para o projecto do próximo ano. Rolando, Varela, Miguel Lopes e Beto são jogadores com os quais a SAD pode procurar fazer encaixe e esta seria uma boa oportunidade para lográ-lo não fosse por dois pequenos problemas: não se prevê que nenhum deles realmente jogue, especialmente se Portugal se ficar pela Fase de Grupos. E porque, está claro, temos actualmente um deficit de jogadores portugueses para inscrever nas provas da UEFA, como se viu este ano, e não interessa muito ao clube desprender-se de jogadores que podem ser úteis a preencher o plantel do próximo ano.

Sendo assim, exceptuando o caso Moutinho, este Europeu serve-nos de muito pouco porque nem o mercado preferencial da SAD é o europeu - como se tem visto nos últimos oito anos - nem nos convém esperar pelo final da prova para contratar ucranianos, polacos, russos, checos, suecos, irlandeses ou croatas com os preços inflacionados (e isso que há por lá muitos jogadores interessantes).



1 comentário:

André disse...

O seitaridis não foi vendido ao dinamo de moscovo?