terça-feira, 15 de maio de 2012

Os cinco do FC Porto


Nesta altura, são cinco e não três os convocados da seleção portuguesa para o EURO 2012 que estão contratualmente ligados à FC Porto SAD – Beto, Miguel Lopes, Rolando, João Moutinho e Varela –, o que faz do bicampeão nacional o clube mais representado entre os 23 escolhidos por Paulo Bento. Seguem-se, com três jogadores, o Real Madrid (Pepe, Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo) e o slb (Eduardo, Carlos Martins, Nélson Oliveira).

Contudo, dos cinco seleccionados com ligação ao FC Porto, o único que deverá ser titular é João Moutinho, algo que, se conjugado com um bom nível exibicional no Europeu, poderá levá-lo a juntar-se a Rolando na porta de saída.

Em sentido contrário, penso que a SAD deveria ponderar seriamente os regressos de Beto e Miguel Lopes. Para além de ajudar a colmatar o défice de portugueses no plantel dos dragões, esse eventual regresso teria duas vantagens adicionais:
– Possibilitar a venda do passe de Cristian Sapunaru, jogador que está no limite de idade (tem 28 anos) para uma transferência;
– Atenuar os problemas causados pelo excesso de estrangeiros, nomeadamente ao nível da lista de jogadores que serão inscritos nas provas da UEFA em 2012/13.

4 comentários:

DragoesJuntos disse...

O slb, da mesma forma que Beto e Miguel Lopes contam como jogadores do Futebol Clube do Porto, conta com Eduardo que não é dos seus quadros. Ficando assim reduzido a 2 presenças nos jogadores no Euro.

Azulantas disse...

Muito sinceramente não estou a ver o Moutinho a sair este verão, principalmente se o Hulk e o Alvaro o fizerem.

Se o Hulk não sair, aí já é mais problemático porque podemos perder não só o Moutinho como o Fernando, e isso era muito mais grave do que perder o incrível. Aliás, para substituir o Moutinho temos o Defour, agora para o Fernando não temos mesmo ninguém.

Daí que eu ache que as transferências deste ano devem ser Hulk e Pereira, talvez Rolando e Sapunaru, mais os emprestados que não voltarem à base.

Pelas minhas contas o Porto precisa
praí duns 40 M Euros "net", o que significa que tem que vender o Hulk por 50 M Euros ou mais e o Álvaro e o Rolando por 30 M Euros ou mais.

Só de pensar até doi...

Amphy disse...

O problema da falta de portugueses no FCP esta época foi notório. Não só na equipa titular mas também (e principalmente) no plantel. Segundo o zerozero temos apenas 4 o que dá 16,7%. Pouco, muito pouco.

Parece-me que foi recorde.

Olhando para os jogadores convocados para o europeu acho que seria fácil meter mais dois ou três jogadores na convocatória caso jogassem regularmente no FC Porto.

AmusedPT disse...

Sou totalmente a favor do regresso do Miguel Lopes!