sexta-feira, 31 de julho de 2009

Adeus Sir Bobby Robson

De acordo com um comunicado da família, Bobby Robson «perdeu a sua longa e corajosa batalha contra o cancro e morreu, em paz, na manhã de hoje, na sua casa do condado de Durham, com a mulher e a família ao seu lado».
Bobby Robson, que enquanto futebolista representou a selecção inglesa nos Mundiais de 1958 e 1962, sofria de uma doença cancerígena e já tinha sido submetido a cinco operações.
Em Portugal, Bobby Robson orientou o Sporting, transferindo-se, depois, para o FC Porto, clube ao serviço do qual conquistou dois campeonatos e um taça de Portugal.

Robson orientou ainda o PSV Eindhoven, o Ipswich Town e o FC Barcelona, e desempenhou o cargo de seleccionador inglês entre 1982 e 1990.
Terminou a carreia de treinador em 2004, quando orientava o Newcastle United.
Lusa/SOL


Sir Bobby Robson, aqui lhe deixamos o nosso Obrigado pelo seu exemplo de perseverança, de paixão pela vida e de paixão pelo futebol.

Neste momento faço nossas as palavras do José Correia, aqui no Reflexão Portista, em 4 de Fevereiro de 2009:

Bobby Robson era (é) de facto um senhor, um gentleman do futebol, embora nos dois anos e meio em que foi treinador do FC Porto tenha sido brindado com os impropérios do costume da comunicação social lisboeta (são todos óptimos, mas só quando saem do FC Porto...).

(…), lembro-me de um fantástico Werder Bremen x FC Porto, em que vencemos uma das melhores equipas da Alemanha, no seu terreno, por 5-0.

Entre outras coisas, Bobby Robson foi o "pai" da equipa que haveria de conquistar o Penta, três anos após a sua saída.

Como portista, embora tenha consciência que o FC Porto representa apenas uma pequena parte da sua carreira, estou-lhe grato pela herança que nos deixou como treinador dos Dragões.

24 comentários:

Luís Fonseca disse...

Há "jogos" que não podemos vencer Bobby.
Obrigado pelas alegrias que nos deste e até sempre.

Paulo Marques disse...

Descansa em paz, Bobby.

Metz disse...

Muito OBRIGADO Sir!

Mestre Alves disse...

Que descanse em paz este grande senhor do Futebol, e um treinador que me deixou muitas saudades à frente do nosso clube.

Os meus sentimentos para com a sua família.

Bráulio Ferreira disse...

Um SENHOR do futebol.Um verdadeiro Sir fora dele.
Onde quer que esteja... Obrigado por tudo. Sobretudo pelo exemplo, do como se deve estar no futebol.

Unknown disse...

Mais um a quem devo alegrias que vejo partir. E destes fico com saudades. Goodbye Mr. Robson. Thank you very much.

Luís Carvalho disse...

Foi ele quem nos ensinou que, mesmo o simples pontapé-de-saída, deve ser ensaiado para que termine logo em golo. Ainda antes do adversário tocar, sequer, na bola. 1-0 ao minuto 1.

Era um dos raríssimos treinadores desta era "moderna", que acreditava, convictamente, que jogar ao ataque ainda é o caminho mais curto para as vitórias e para o futebol-bonito.
Ao contrário dos tecnocratas, de braçadeiras nos braços, que, hoje-em-dia, vemos em quase todos os bancos de suplentes, Robson, em primeiro lugar, preparava as suas equipas para marcarem golos e não, como agora é normal, não deixar marcar o adversário.
Logo aqui, nesta coisa aparentemente tão simples, estava o segredo do seu sucesso.

Por isso mesmo, e pela sua maneira muito peculiar - sempre de sorriso nos lábios - de se entregar a estas coisas da bola, terá sido o nosso único técnico de quem toda a gente gostava.
Fazia o pleno.

HULK 11M disse...

Acho que já está tudo dito!
Mais palavras para quê?
Que descanse em paz e que a Família sinta nesta hora o conforto e o carinho dos muitos milhares de portistas que o adoravam e que muito tristes ficaram quando o viram partir a caminho da glória que haveria de conquistar em Barcelona.

dragao vila pouca disse...

O melhor treinador de campo que vi no F.C.Porto.
Robson deixa um legado extraordinério.

Que descanse em paz e as devidas condolências à família.

Um abraço

Ricardo, RSW disse...

Um verdadeiro gentleman, com quem tive o prazer de poder falar, pois ate mesmo quando encontrava um ou outrro adepto num qualquer cafe, mister Robson era sempre cordial e cumprimentava, agradecia o apoio e conversava com as pessoas, tinha um brilho nos olhos quando falava do futebol, notava-se a sua paixão, o seu amor ao jogo, "the best defense is attack!"
Um guerreiro, um cavalheiro, um verdadeiro sir e um enorme coração, um dos maiores valores, que com muito orgulho de todos os portistas e com o coração apertado eu digo hoje adeus Mr. Robson, thank you so much, for everything.

Pedro disse...

Este deixou marca no Porto. Um oasis no deserto em termos de educação e honra. Daqueles que fazem faltam no futebol. Foi dos que mais levou gente ás Antas, aqueles jogos de Domingo á tarde com muitos golos e bancadas cheias.

RIP Sir Bobby Robson

Anónimo disse...

Este é um dia muito triste. Partiu Sir Bobby Robson, um treinador de eleição, mas, muito mais que isso um HOMEM.

Estou plenamente de acordo com o Luís Carvalho quando refere que ele foi o único treinador do FCP de que todos gostávamos. Se bem se lembram, Bobby Robson era aplaudido pelos adeptos ao entrar em campo antes de todos os jogos!

Um dia, almoçava eu com uns amigos num restaurante da Foz e de repente o chefe de mesa chamou à atenção de todos os clientes e fez entrar na sala um bolo de aniversário. Na mesa onde foi pousado estava Bobby Robson, que naquele dia fazia anos. A sala em peso levantou-se e entoôu o "Parabéns a você". Bobby Robson, muito bem disposto, levantou-se e agradeceu comovido.

Paz à sua alma.

bLuE bOy disse...

Dia triste :(

Muito já aqui foi dito, muito ainda o será, mas muito haveria para dizer de uma figura incontornável do mundo do futebol, como foi Mr. Bobby Robson, mas também da história do nosso FC Porto, que para sempre fará parte dela, aconteça o que acontecer.

Sinceramente, não conheço algum Portista que não tenha tido ou não tivesse uma estima inegotável por este nosso ex-técnico… não conheço nenhum e duvido sequer que algum possa sequer existir.

Mr. Bobby Robson, foi o melhor treinador que vi passar no meu FC Porto… relembro agora tantos e tantos treinos que assisti ainda na minha pequenez, no campo de treinos do hoje já extinto, Estádio das Antas… os seus treinos eram um manual para qualquer iniciante, tinham uma dinâmica extraordinária e um ritmo que dava gosto ver e rever, sem nunca cansar… até vontade dava a quem estava do lado de fora, de ir lá para dentro fazer os mesmos exercícios, sempre de sorriso nos lábios, fosse o esforço minimo ou sobrehumano… a boa disposição e a total disponibilidade, estavam ali sempre presentes naquele rectângulo verde.

A única pecha que lhe reconhecia, mas nem isso servia sequer para atenuar um pouco que fosse a minha completa e total admiração por este treinador, era mesmo a sensação de não saber ler “correctamente” os jogos ao longo do seu decurso, caso contrário, seria o treinador perfeito!!!

Bem, não há muito mais para dizer, senão que,

“Mister, muito, muito obrigado. Nunca te esquecerei. Agora, parte e descansa em paz.”

José Correia disse...

Tributo a Bobby Robson (UEFA.com)
http://pt.uefa.com/uefa/keytopics/kind=64/newsid=868065.html

José Correia disse...

Duas frases que ficam para a história e que reflectem a visão futebolística de Sir Bobby Robson:

"Passe precise"
"Attack, attack, attack!"

Anónimo disse...

E não esqueçamos a famosa "Kostadinov Espectacular!" :-)

E ainda outra (várias vezes proferida):

"One of these days I'm going to play against Benfica with eleven players"!

Nelson Carvalho disse...

Outra afirmação proferida por Sir Robson, aos jornalistas à saida para o intervalo, num jogo em Alvalade, em que Porto havia feito o 0-1 minutos antes de terminar o 1º tempo, mas que estava a jogar bastante mal;

Jornalista: "Qu está achar do jogo?"
Bobby Robson: "This is a fucking disgrace!"

;-D

Mefistófeles disse...

Bobby ! Sempre serás um dos nossos.

Deus te guarde !

Johnny Pedrosa disse...

Para mim o maior Gentleman do Futebol Mundial.

Parabéns pela sua vida, e descanse em PAZ!

Antonio Silva disse...

A Sky Sports transmitiu um tributo ao Sir Bobby Robson hoje à noite. Saquei e fiz upload:

http://www.megaupload.com/?d=C1IHM7NV

Ainda não vi, mas parece que tem depoimentos de vários futebolistas e treinadores ingleses.

Paz à sua alma.

sts disse...

""Attack is the best form of defence.""

Um homem que uniu toda a família cá em casa no respeito que inspirava. Mesmo quando me lembro de pôr o Aloisio a marcar o Stoichkov em Camp Nou(que grande barraca),chamei-lhe burro, mas arrependi-me logo de seguida. Era uma delícia tê-lo a treinar o Porto. Um verdadeiro "sportsman". Inglaterra no seu melhor. E passeava no bairro da Sé como nas ruas da Foz com o mesmo à-vontade de quem está na sua sala de visitas. Bom "HOMEM". Cheers.

Keyser Soze disse...

You will never walk alone, Sir Bobby Robson...

Antonio Silva disse...

Aqui vai mais uma homenagem ao Bobby Robson, desta vez da ITV:

North East Tonight - Bobby Robson Special

http://www.megaupload.com/?d=06JTFLWA

Antonio Silva disse...

Mais um tributo ao Sir Bobby Robson. Desta vez da BBC1:

"Gary Lineker presents a special tribute to the late Sir Bobby Robson. Recorded in 2003, the former England player and manager talks about his life, from humble beginnings as the son of a Durham coal miner through to his days as one of the most successful managers in history. Contributors include Paul Gascoigne, Terry Butcher and Alan Shearer."

http://www.megaupload.com/?d=7GG8U5H8