sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rui Filipe: Eterno Campeão!

Por José Martino

Seria muito fácil falar dos momentos gloriosos que tenho guardado na memória da minha (ainda curta) vida portista, mas como já quase todos foram referidos e é sempre mais fácil falar das coisas boas, pensei aproveitar esta minha oportunidade para homenagear um jogador e descrever um acontecimento que me marcou profundamente: a morte de Rui Filipe.

(clique na foto para ampliar)

Rui Filipe perdeu a vida aos 26 anos num trágico acidente de automóvel a 28 de Agosto de 1994. Recordo-me perfeitamente, como se fosse hoje, que o Porto ia a Aveiro nesse dia defrontar o Beira-Mar para a 2ª jornada do campeonato, Rui Filipe estava castigado depois de um jogo na Luz para a Supertaça, onde tinha marcado um golo fantástico a Michel Preud'homme – deixando-o completamente sentado no chão - mas onde acabou expulso (tal como Secretário, Nelo e João Vieira Pinto) tendo o jogo acabado empatado a uma bola. Quis o destino que o jogo de castigo tivesse de ser cumprido na jornada seguinte do campeonato.

Cerca da hora do almoço, acordo e tenho conhecimento da noticia, tinha 13 anos, acabado de me inscrever como sócio do Porto - já acompanhava regularmente o Porto ao vivo mas só naquela altura tinha arranjado "patrocinadora" para me inscrever como sócio - e tinha assistido ao meu último jogo na antiga Superior Norte uma semana antes, onde vira Rui Filipe marcar o 1º golo do Porto no campeonato (uma vitória 2-0 frente ao Braga).

Chorei como se tivesse perdido um amigo. A minha mãe, preocupada, até pensava que eu o conhecia… E conhecia!! Era o Rui Filipe!! Um dos médios mais promissores do Porto, tinha apenas 26 anos, vestia habitualmente a camisola 6, e estava a embalar já há algum tempo para o que se pensava ser uma grande carreira, que infelizmente tinha sido tragicamente interrompida nesse dia.

O Porto acabou por ganhar esse jogo em Aveiro por 2-0 e dedicar a vitória ao Rui. Aliás, durante os 5 anos seguintes, o Rui foi figura de proa das conquistas e sempre lembrado como o marcador do 1º golo daquele ciclo de vitórias que culminou no Penta, sendo até construído um busto em sua homenagem. Tenho alguma pena da forma como foi esquecido subitamente, e pelo desconhecimento de onde se encontra hoje o seu busto, e já agora, o do também falecido Pavão.

Carlos Alberto foi o 1º treinador a apostar no então jovem de 23 anos nascido em Vale de Cambra, dando-lhe algumas oportunidades, mas foi com Bobby Robson que se afirmou num meio campo que partilhava com o brasileiro Emerson e o russo Kulkov. Ao serviço do Porto conquistou 3 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.

Confesso que ainda hoje tenho saudades de o ver jogar. Tenho na retina momentos fantásticos, grandes golos e boas exibições de um jogador “á Porto”, e sobretudo pena… Pena da sua carreira ter acabado tão cedo. Eu percebia certamente pouco de futebol na altura, mas estou convencido que o Rui tinha muito ainda para dar...




Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Martino a elaboração deste artigo.

7 comentários:

Filipe Guedes disse...

agradecia muito que postasses o meu blog na tua lista. visto que estou a ter dificuldades a divulgar.ficava muito agradecido.
fcporto sempre

Pedro Miguel Silva disse...

Saudades deste grande jogador!

Aproveito para apresentar o meu blog:

www.bolgsuperporto.blogspot.com

José Correia disse...

Caro Filipe Guedes, qual é o link do blog?

Bruno disse...

eu tinha 9 anos na altura e pouco tempo antes tinha recebido uma camisola do Rui Filipe. Uma camisola usada por ele num dos ultimos jogos da epoca anterior.

depois desse dia nunca mais peguei nela.

esta religiosamente guardada.

Nuno disse...

Os bustos do Rui Filipe e do Pavão, estão a ladear um poster gigante com a imagem do calcanhar do Madjer em Viena.

Encontra-se num hall que, na bancada poente dá acesso À zona de estacionamento das camionetas e aos balneários.

Como tive e vou tendo a sorte de já poder ter passado por lá várias vezes, tenho até uma foto.

Mas é triste que isto ande "escondido" dos sócios e adeptos.

Já agora o outro poster lá existente (no piso acima) é do golo do 3-2 em sevilha... podiam ter posto lá o lance do 2-2!! :)

guedesnet disse...

Rui Filipe nunca será esquecido.
saudações

Unknown disse...

Jamais sera esquecido o meu amigo de infancia, e colega de escola