quarta-feira, 29 de julho de 2009

A marca do Benfica no Seixal


A propósito da notícia do 'Sol' do passado fim-de-semana, em que Luís Filipe Vieira terá assumido, em nome do Benfica, que obteria das Câmaras de Lisboa e do Seixal novos alvarás para ampliação dos projectos urbanísticos da Euroárea, vale a pena recordar um artigo do blogue "A-Sul" (blogue ambientalista da Margem Sul) de há quatro anos atrás, publicado em 17 de Julho de 2005:

«Perdido para os Seixaleiros está já a área natural onde o Centro de Estágio está implantado e que inclui áreas de Reserva Agrícola e Ecológica (REN e RAN), onde não é permitido construir!!! E esta suposta ferramenta de protecção ambiental foi precisamente o leitmotiv para que o Benfica viesse para o Seixal, é que no meio das permutas com os terrenos junto ao Estádio da Luz, a EUROÁREA que tinha aqueles terrenos do Seixal, sem nada lá poder fazer, dada a protecção ecológica, através do Benfica conseguiu contornar esse óbice, e mesmo acelerar a obtenção de alvarás de loteamento e construção, o que permitiu a viabilidade da vinda daquela empresa BENFICA SAD para a Margem Sul, "que contribuiu, como contrapartida, apenas com a sua presença" (segundo Manuel Vilarinho - PUBLICO 07/12/2001).

Os Seixaleiros não querem acreditar é que a reboque de uns campos relvados, pertencentes a uma empresa onde uns cidadãos privilegiados exercerão a sua actividade profissional principescamente bem remunerada, erguer-se-ão ("pela sua presença") 1325 apartamentos em 76 lotes com oito pisos cada. Grande parte do terreno onde se fará a construção estão afectos à RAN e REN onde é proibida qualquer edificação, salvo se esta se constituir de interesse publico (Expresso 28/06/2001). Esta urbanização acrescentará cerca de 4000 novos habitantes a uma envolvente onde habitam 2500.»

O artigo completo do blogue "A-Sul" pode ser lido aqui.

Em 21 de Julho de 2008, o mesmo blogue fez um resumo sobre aquilo a que chamou a 'Urbanização Benfica', onde compilou diversos aspectos elucidativos desta negociata envolvendo o Benfica, a Câmara do Seixal e interesses imobiliários em áreas protegidas.

Depois de ler isto, ainda haverá quem tenha vontade em falar de irregularidades no Centro de Treino e Formação do Olival?

Na sequência da notícia do "Sol", a posição do Benfica foi remeter os jornalistas para os Relatórios e Contas da SAD. Foi o que a 'Agência Financeira' fez.
De acordo com a Agência Financeira, nos Relatórios e Contas da Benfica SAD de 2006/07 e de 2007/08, no capítulo dedicado ao balanço e demonstração de resultados, na rubrica de «outros credores diversos», é referido que existe uma dívida com a Euroárea, no montante de 6 milhões de euros, «resultante dos acordos firmados em exercícios anteriores no âmbito do contrato promessa compra e venda dos terrenos da Urbanização Sul».
Nos mesmos relatórios, e segundo a Agência Financeira, o Benfica avança que a referida dívida «poderia vir a ser substancialmente reduzida, mediante a observação, que, sumariamente, envolviam o compromisso de construção do Centro de Estágios do Seixal no prazo máximo de 18 meses, nos termos já decididos pelo clube, a revogação da promessa de doação de lotes de terreno da Quinta da Trindade e a alteração de diversos alvarás de loteamento».


A Procuradoria Geral da República ter-se-á interessado por este caso de contornos tão nebulosos?
A Drª Maria José Morgado, que tantas vezes denuncia o triângulo futebol-autarquias-empreiteiros, terá investigado este caso?
Presumo que não deve ter havido tempo, até porque, como toda a gente compreende, havia outras prioridades. Por exemplo, ouvir, filtrar e tentar compor as várias versões das irmãs Salgado, o que convenhamos não deve ter sido tarefa fácil...

Fotos: 'A-Sul', 'Manhas da Baía'

19 comentários:

Nuno Nunes disse...

Miguel Sousa Tavares dedicou toda a crónica de ontem no jornal ABOLA. Destaco as seguintes passagens:

O Benfica propôs à Euroárea cumprir a sua parte do contrato obtendo da CML a autorização para mais 1 800 metros quadrados de construção a favor da Euroárea na urbanização dos terrenos da Luz, e obter da CM Seixal idêntica licença para ampliação em 30 000 metros quadrados da urbanização na Quinta da Trindade, no Seixal, de que esta empresa é proprietária.

Ou seja: o Benfica propôs-se servir de intermediário da Euroárea e junto das edilidades de Lisboa e do Seixal, a favor dos interesses da empresa. E se o fez, e se a Euroárea o aceitou, é logicamente porque a empresa concluiu que, por si só, não conseguiria convencer as autarquias a reverem e revogarem os planos municipais já aprovados. A Euroárea reconheceu não ter força de influência politica para o conseguir; mas reconheceu também que o Benfica a tinha. E foi com este pressuposto que assinaram o contrato. Estamos perante um chocante caso de tráfico de influências, feito por um clube de futebol a favor de uma empresa privada e no interesses de ambos. A força da «marca Benfica», como costumam dizer, é de tal ordem, que a direcção presidida por Luís Filipe Viera não hesita em assinar contratos onde se compromete a obter de autarquias regimes de excepção a favor de terceiros!
(...)
Voltando ao contrato entre Benfica e Euroárea, o que parece ter complicado a posição contratual do Benfica é que, por um lado, a CM Seixal ainda não outorgou a tempo o alvará a favor da Euroárea que o Benfica se comprometeu a obter, e a CM Lisboa levou a expansão da área de construção da Luz a votação camarária e o projecto não passou. Houve uma votação que terminou empatada 5-5 e o presidente e benfiquista António Costa fez uma prévia declaração prescindindo do seu voto de qualidade. O Benfica já juntou o inevitável parecer jurídico, sustentando que o presidente, quando vota, tem sempre voto de qualidade (e devo dizer que, juridicamente, também acho o mesmo). Mas, no mínimo, o que António Costa deveria ter feito era abster-se na votação, ou, melhor e mais normal, ter recusado liminarmente o projecto porque cidade alguma pode ser governada com decisões de excepção a favor de clubes de futebol que vivem eternamente acima dos meios normais de que dispõem. Chama-se a isso fomentar a concorrência desleal e chama-se a isso dispor de coisa pública em benefício de interesses particulares.

Depois não venham dizer que o futebol é um mundo à parte. Alguma coisa está podre quando um clube assina contratos em que se compromete a obter junto das autarquias autorizações de construção a favor de terceiros.

dragao vila pouca disse...

Uns são filhos e outros enteados. Aos filhos, tudo é permitido fazer e é um fartar vilanagem. Os enteados, são perseguidos, maltratados, insultados. Vergonha de país! Mas há sempre alguém que resiste...

Um abraço

BlueZib disse...

Ás vezes sinto "nojo" (desculpem a palavra, mas é a que melhor descreve o que sinto) da forma como são geridos e tratados os "NOSSO" recursos em prole de maia duzia de "chupistas"...

Paulo Marques disse...

Mas depois fazem-se todos de injustiçados, como o Alberto João...
Era metê-los contra uma parede e fuzilá-los a todos. Sem cigarros nem nada.
Ainda me dizem que este país de fascista não tem nada... enfim.

Pedro disse...

Algum dia a Morgado ia investigar o clube do coração do seu fanátco marido? Algum dia haveria coragem neste pais em investigar e punir o SLB? Não acredito.

HULK 11M disse...

Várias coisas me espantam nestas falcatruas:
- O silêncio da CS, quando comparado ao alarido em volta do PPA e do Olival. Lembram-se de certo carpinteiro que ficou a ser o carpinteiro mais famoso do País ???
- O alheamento do Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, quando comparado com outros pseudo-casos em que procurou envolver o FCP e que os tribunais acabaram por provar que não existiam casos nenhuns! Recordam-se da fortuna que gastou na protecção à sua testemunha Carolina Salgado e que os tribunais vieram a considerar pessoa sem credibilidade? Lembram-se de ter emitido um despacho em que obrigava os procuradores a recorrer de todos os processos que ele moveu a Pinto da Costa e que viessem a perder no tribual?? E etc.. etc.
- Estranho também que o FCP não denuncie publicamente estes casos, quer através da CS quer recorrendo às vias judiciais e ao politicas seu dispor...
E muito mais haveria a dizer...
Pobre País, cuja politica, justiça e Comunicação Social andam a reboque dos interesses dum clube de futebol!!!

Antonio Silva disse...

HULK Onze milhas disse...:

"- Estranho também que o FCP não denuncie publicamente estes casos"

Está descansado que o Labaredas vai mandar uma boca, boca essa que terá a ressonância de um alfinete a cair numa almofada.

jchs disse...

Provavelmente (ou talvez não...) nem o PGR Pinto Monteiro nem qualquer outro procurador do MP conhece o caso.
Quando digo "provavelmente" quero dizer oficialmente; quando digo "ou talvez não..." quero dizer que devem ter conhecimento particular do assunto mas não mexem uma palha para averiguar o caso.
Vejo muitas pessoas indignadas por as autoridades não actuarem. Desculpem, mas também têm culpas por esta inacção do MP. Porquê?
Muito simples: nestes casos o MP só actua quando há alarme público(o que não é o caso, ao contrário do "livro" da Carolina e todo o espalhafato da comunicação social), ou quando há uma denúncia expressa e directamente dirigida ao MP, que assim, obrigatoriamente, terá de abrir um processo de averiguações, sendo de toda a utilidade que sejam fornecidos às autoridades judiciais o máximo de informações sobre a matéria.
Dito isto, pergunto: por que razão, para além da sua indignação opinativa, o MST, ou o José Correia ou qualquer outro cidadão, não fazem a denúncia oficial do caso?
É que se o fizerem terão todo o direito a uma resposta oficial da entidade respectiva. Não haja a menor dúvida. Os processos podem ser, e normalmente são morosos mas têm de chegar a conclusões, que até pode ser o arquivameto.
Assim sendo, por que esperam?
Resumindo, o que é preciso é mais acção e menos conversa.

TVZ disse...

O que é engraçado é que são estes os auto proclamados paladinos da justiça


http://portistacomorgulho.blogspot.com/

Pedro disse...

Caro José,

A denuncia oficial já terá sido feita há 3 semanas pela própria Euroárea por falta de um pagamento. Além do mais existe um processo em tribunal segundo o qual existem testemunhos que confirmam estes dados ( Segundo Jornal Público). Logo não é preciso ninguém fazer mais nada, é só vontade das autoridades se mexerem. Vontade essa que não existe, nem vai existir. Porque razão está o dossier Apito Encarnado parado há 3 anos na PGR?? E porque razão o CD da Liga tomou providências para que esta denuncia não pudesse prescrever? Se até o CD vê razões para investigar.... é um sinal claro que a PGR está comprometida.

Anónimo disse...

PGR Pinto "bêbado" Monteiro, Morgado e Sanches são subditos (pagos) pelo Vieira . (Fonte:um actual magistrado de Lisboa)

O Monteiro 'e uma marionete e chega...

Joao disse...

E tudo isto vai ser assim até quando?

É que tanta injustiça, desigualdade de tratamento a partir das mais altas instâncias, perfeito desrespeito pela lei de alguns, excesso de vigilância para outros... isto tudo de forma tão evidente vai durar até quando?

Quem é responsável por brincar com a imagem do nosso clube? Quem vai pagar pela forma como o tratou? Quem vai pedir responsabilidades a quem não agiu perante todo o incumprimento de outros nas barbas de toda a gente?

Tudo isto cansa... e assistir à falsa moralidade de quem mais incumpre, enoja! Por isso volto a perguntar: alguém sabe quando é que este nojo vai acabar?

c. silva disse...

parabéns, excelente post!

esta história retrata bem as forças nebulosas desde país, e como está atrofiada a nossa comunicação social…

Sérgio_alj disse...

Barcelona ataca Bruno Alves!

http://visaodemercado.blogspot.com/2009/07/bruno-alves-no-barcelona.html

Unknown disse...

Isto é uma coisa que me preocupa como o caralho! O Benfica, o Seixal e o caralho que os foda. Deixem de ser pequeninos e de estar sempre a trazer os porcos para a conversa! Foda-se! Provincianos de merda!
Sabem o que é que eu gostaria de ver discutido aqui? Porque é que nesta PEACE cup não estamos a jogar um caralho, porque é que o marreta do Jesualdo mete jogadores a fazer 180 minutos em 48 horas e outros zero. Onde é que está o Valeri, o Falcao, o Rodriguez, o Prediger caralho??!!

Temos uma merda de um Meireles todo roto, um Guarin para esquecer e um Miguel Lopes que não é para estas andanças.

Caralhos me fodam isto.

Paulo Marques disse...

Vai ser assim até sempre. Benvindos à democracia 2.0.
Qualquer dia ainda se apercebem que não é só no futebol, ou que os Obamas são exactamente iguais aos outros que vieram antes. E aí, bem, voltamos à guilhotina e a começar de novo.

Paulo Marques disse...

@fcp:

Centenas de milhares de euros do nosso dinheiro não são coisas pequenas. Tráfico de influências muito menos.

Joao disse...

Nós temos a fama, outros o proveito. Sendo que quem aproveita é o responsável pela nossa fama.

Se há portistas a quem isto não revolta... Pelos menos não se exija que se encare esta vergonha de ânimo leve.

Offshore disse...

é justo referir que há muito tempo o antilampiao acompanha o caso 'Seixal'

http://oantilampiao.blogspot.com/search/label/seixal