quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fiquei com apetite de ver mais!


O FCP estreou-se ontem de forma pública. Foi um bom treino, com uma primeira parte muito entretida e com alguns jogadores a mostrar um bom nível neste arranque da temporada.

Afinal, o FCP apresentou-se segundo o modelo tradicional de JF e a equipa movimentou-se muito bem.

Belluschi foi uma boa surpresa: mostrou-se bom de bola, com boa movimentação e muito bem a explorar os espaços abertos junto da área do Leixões.

Tivemos bons momentos em que a bola circulou muito bem e a que só faltou o passe mais certeiro e de ruptura, o um contra um (ou dois) mais eficaz, ou uma maior espontaneidade no momento do remate.

Hulk, muito activo, foi um perigo permanente, Varela esteve muito em jogo mas nem sempre foi suficientemente acutilante no momento do remate ou no duelo que travou com Laranjeiro. Prometeu e parece ser reforço.
Destaco ainda, Fernando, a um nível já muito elevado, a jogar mais à frente do que é costume colaborando de forma decisiva no encolhimento do Leixões, e o empenhamento de Mariano que fez parte do trio que jogou os 90 minutos.

Gostei de Maicon e Cissokho que esteve muito activo: acho que vamos sentir a sua falta se sair. Nuno André Coelho esteve irregular e perdeu alguns passes em zona proibida. Como defesa direito limitou-se a cumprir, sem grandes rasgos. A rever.

Na segunda parte estivemos mais intermitentes, mais cansados e o jogo não fluiu tão bem, nomeadamente porque o meio campo esteve menos assertivo, um pouco também por mérito do Leixões que subiu um pouco no terreno e foi capaz de cortar melhor as linhas de passe.

Apesar disso, tivemos mais oportunidades de golo que na primeira parte, porque o jogo foi mais partido e o Leixões não foi capaz de jogar com igual intensidade em todo o campo e abriu mais a sua linha defensiva.

O novo reforço, Álvaro Pereira, pareceu-me bom a atacar. Falta ver um jogo em que desempenhe a tempo inteiro o lugar de defesa esquerdo.

Uma última palavra para a exibição do árbitro que esteve mal e frequentemente mal auxiliado, e para Raul Meireles que teve uma entrada perigosa e protestou de forma excessiva a marcação da grande penalidade, que constituiu um dos erros grosseiros cometidos pelo árbitro que teve uma actuação ao estilo Robin dos Bosques.

O sistema e o modelo de jogo continuam à boa maneira de JF. Como diria o grande Octávio mais importante que a táctica é a dinâmica da equipa. E, ontem, quer o sistema quer a dinâmica não pareceram incompatíveis, ora quando circulámos mais a bola, ora quando contra-atacámos ou jogamos mais no controlo do jogo.

Boa estreia e boas perspectivas. Gostei!

6 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Para primeiro jogo não foi mau, face à escassez de tempo de preparação.

Algumas notas sobre os novos:

Beto mostrou-se confiante, prometendo luta pela titularidade.

Nuno André Coelho esteve mais participativo que Maicon, mostrando qualidades.

Álvaro Pereira defendeu mal mas atacou muito bem. Mostrou velocidade, inteligência, decisão e visão na colocação da bola.

Belluschi compensa a sua estatura média com arte e técnica pouco comuns. Mostrou argumentos para se tornar rapidamente o patrão do meio campo. Jogador ofensivo, apareceu várias vezes desmarcado em posição de facturar. Aproveitou a primeira ocasião com classe e serenidade, falhando uma segunda por uma questão de... estatura.

Silvestre Varela não esteve feliz. Sentiu grandes dificuldades com o terreno escorregadio, ainda assim foi um avançado irrequieto que deu que fazer à defesa contrária.

Sobre os Tetracampeões:

Fucile pareceu-me pouco atento. Deixou o seu adversário directo muito solto, permitindo algum caudal ofensivo pelo seu lado. Ainda não se encontra bem fisicamente, o que até é natural.

Bruno Alves esteve à Bruno. Imperial e a meter na ordem alguns excessos matosinhenses.

Cissokho esteve brilhante e a jogar assim é evidente que só podia ter pretendentes. Ao que parece o Lyon vai mesmo dar os 15 milhões. Tenho pena pelo lado desportivo mas reconheço a oportunidade financeira.

Hulk continua incrível... enquanto o permitirem claro! A corja de apitadores já estudaram bem a lição e até neste tipo de jogos não conseguem disfarçar. Está visto que vai ser sempre assim, a sofrer faltas, a levar forte e feio e...nada! Ou melhor, falta ao contrário!

Em conclusão, continua a haver matéria prima para continuarmos a ambicionar títulos.

Um abraço

Metz disse...

Parece-me uma bela analise. O que me deixa preocupado é o hulk.. Sempre q corre mais que o adversário é falta, e assim não da para jogar....

De resto concordo com quase tudo o que foi dito, venham mais jogos!!

Cumpz

nobigdeal disse...

o Maicon não engana, além do mais é "bom de bola", fiquei de olho nele o ano passado quando jogou contra nós;

gostei da disponibilidade (física e mental) do Mariano, espero que seja desta que consiga uma época constante;

o Varela quer-se mostrar mas ainda com medo de falhar... falha (muito potencial);

Guarín:... desde o início que deposito muita confiança no seu futuro, bom toque de bola, boas arrancadas, visão de jogo, compleição física na medida certa para jogador de futebol, mas de repente... não sei, não está lá (muito trabalho pró Jesualdo).

cumps.

Jorge Mota disse...

Belluschi a partir!

Nao engana.

Maicon e Andre Coelho agradaram-me.

Hulk-n ha palavras

Bom jogo.Gostei bastante.

Rumo ao Penta

dragao vila pouca disse...

Eu não vi, mas com o que me foram dizendo, no intervalo e no final, mais o vídeo e a análise da C.S., acho que posso falar em bom início, se bem que estes jogos de pré-época às vezes enganam. Já tivemos pré-épocas em que não davamos nada por aquilo e foram boas épocas e o contrário.

Com a chegada do Falcão e do Valeri, se o plantel estivesse fechado, eu já ficava contente, mas como ainda falta muito tempo até 31 de Agosto...

Um abraço

Pedro disse...

Guarin é o caso mais fustrante. Sinto que está ali um jogador de enorme potencial mas.... provavelmente sem inteligência de jogo. Ainda não se adaptou ao estilo europeu de decisões rápidas. Tem tudo para ser bestial, a ver se é desta que dá o salto.

Ps: O Alvaro Pereira.... a defender está a anos luz do Cissokho. PArece masi habilitado a jogar a ala esquerdo.