quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ribeiro e Castro popular no Porto?

Houve muita gente que ficou de boca aberta quando Paulo Portas convidou José Ribeiro e Castro para cabeça-de-lista do CDS-PP no distrito do Porto, tendo em vista as eleições legislativas que se vão realizar em 27 de Setembro.

Eu também fiquei surpreendido mas, ao contrário da maior parte das reacções que vi e li na comunicação social, a minha surpresa não tem nada a ver com as conhecidas divergências politicas (e até pessoais) entre o actual e o ex-líder do CDS-PP.
A minha incredulidade em relação a esta escolha tem a ver com as paixões clubísticas.

É que o cabeça-de-lista escolhido pelo CDS-PP para o distrito do Porto não é um mero adepto do SLB. José Ribeiro e Castro é um benfiquista militante, foi vice-presidente de Vale e Azevedo e ainda o ano passado, como eurodeputado, organizou uma exposição no Parlamento Europeu sobre o Benfica onde, ao lado de Luís Filipe Vieira, não teve pejo em afirmar que "a primeira presidência portuguesa na Europa aconteceu quando o Benfica ganhou a taça dos campeões em 1961".


O DN de Sábado passado, na secção 'A vespa', também dá uma "ferroada" neste tema:
«Depois da surpresa que constituiu para muitos democratas-cristãos a escolha de José Ribeiro e Castro para cabeça-de-lista do CDS no Porto, o espanto deu lugar à preocupação. E esta não se deve a qualquer reminiscência do passado conflituoso entre a actual direcção e o ex-líder, mas a algo muito mais prosaico. Leia-se... futebol. Isto porque José Ribeiro e Castro, conhecido e reconhecido benfiquista, apareceu por estes dias a comentar as polémicas eleições no clube da Luz.
No CDS há quem tema os efeitos da paixão clubística do eurodeputado, que não será muito popular entre muitos votantes do Porto...»
DN, 04/07/2009


Bem, mas como diz um amigo meu, a escolha podia ser ainda mais "provocadora". É que Paulo Portas podia ter-se lembrado de convidar um dos grandes amigos e aliado interno (no partido) de Ribeiro e Castro: o Presidente da Assembleia Municipal de Gaia, Sílvio Cervan!

Foto: www.ribeiroecastro.eu

15 comentários:

HugoPORTO disse...

Excelente post amigo. Isto é uma afronta para todos os portistas portuenses. Incrivel a lata desta escumalha. É triste. A nossa sorte é que este partidozito, é a 5º potencia actualmente, se nao, ver um socio do benfica e lisboeta na camara do Porto, era o cumulo...Parabens pelo excelente blog.

Bráulio Ferreira disse...

Assim não valos lá!!! Parece-me de todo injustificado tal post.
Se este tipo de comparações, se não fazem ao nível do futebol e basta para isso fazer um pequeno exercicio de memória e lembrar-nos de quem eram simpatizantes Fernando Santos, Jesualdo Ferreira. Porque terá que ser feito agora com Ribeiro e Castro? Que eu saiba Rui Rio, actual presidente do município do Porto, não nutre grande simpatia clubistica pelo nosso clube, não deixando no entanto de ser um bom presidente, segundo demonstram os votos dos portuenses, que devem ser na sua maioria Portistas.
Querer-mos utilizar este espaço, que tem tido muita nobreza na defesa desportiva do nosso clube, para dar-mos algumas "alfinetadas" políticas, parece-me tudo menos o melhor para este blog.
Lembro neste particular, que o Presidente da República é um simpatizante do benfica, e não me recordo de alguém deste espaço ter feito semelhante comentário, nem de sua Ex.ª o Presidente da República ter interferido na vida e grandiosidade do nosso PORTO. Como alguns políticos sabem, e bem, separar tais águas, também nós "bloguistas" o deveriamos saber fazer, sob pena de passar-mos a ser mais um, no meio de tantos outros.

Paulo Marques disse...

Há que reconhecer que há candidatos que não se percebe porque se dão ao trabalho. Não me parece que esta gentinha que vem cá só para passear leve bons resultados.

José Correia disse...

Caro Braulio Ferreira,

Este blog não é politico, nem tão pouco tem posições politicas de apoio a este ou aquele partido ou candidato.
Contudo, a politica e os políticos cruzam-se frequentemente com o futebol (por boas e más razões), o que nos leva a fazer alguns (muito poucos) artigos sobre o assunto.

Na pesquisa seguinte encontrará três artigos com referências a Rui Rio
http://reflexaoportista.blogspot.com/search/label/Rui%20Rio

enquanto que no link seguinte encontrará um artigo sobre o portista Paulo Rangel
http://reflexaoportista.blogspot.com/2009/06/por-nao-falar-em-eleicoes.html

Por sinal, Rui Rio e Paulo Rangel até são do mesmo partido, o que demonstra que o 'Reflexão Portista', como blog, não tem nada contra ou a favor do PSD, ou de qualquer outro partido.

Quanto à estranheza por José Ribeiro e Castro ter sido escolhido para cabeça-de-lista do CDS-PP no distrito do Porto, é um direito que me assiste e expressei-o no mesmo tom (bastante soft) a que o DN se referiu ao assunto no Sábado passado.
Contudo, penso que é evidente que a minha estranheza não tem nada a ver com o partido em questão, mas sim com o candidato em si. Aliás, do mesmo partido de Ribeiro e Castro, há militantes com ligações ao Porto e que eu tenho em elevada consideração. Exemplos: Lobo Xavier, Diogo Feio e Pires de Lima (este último até é sportinguista).

Pedro disse...

Não sabia que havia lápis azul num espaço de discussão... Caro Braulio estamos num pais e blog livre, onde por vezes se expressam opiniões de assuntos relacionados. Não vejo porque um adepto dum clube deve ser impedido de fazer uma reflexão sobre politica/futebol.

Um politico ou estratégia politica é alvo de analise, sarcasmo, ironia etc tal qual qualquer outro cidadão de qualquer outro quadrante. Eu por exemplo detesto a governação de Rui Rio, não por ser anti-Porto, mas por o achar um cagão que só fala no pré eleições. Este comentário não é feito enquanto portista, é feito enquanto pessoa num espaço de discussão. Uns concordarão comigo, outros não.

Essa censura opinativa faz-me comichão, não gosto de prés 1974.

Anónimo disse...

Quando Ribeiro e Castro se demitiu da direcção benfiquista de Vale e Azevedo, um entrevistador de tv pediu a Pinto da Costa que comentasse, certamente pensando que ele aproveitaria para atacar Vale e Azevedo. Mas não, o seu comentário foi dirigido ao demissionário: "Gosto muito de animais mas há um que detesto, que me mete nojo, que é o rato: é sempre o primeiro a abandonar o navio."

Quanto a efeitos negativos dessa escolha na votação do CDS no distrito do Porto, acho que, pelo menos a nível do município do Porto, já tivemos provas suficientes de que o futebol não ocupa a vanguarda das preocupações do eleitor ao preencher o seu voto.

Anónimo disse...

E diria mesmo mais: pior que escolher um ex-dirigente do Benfica que até organiza exposições dedicadas ao "Glorioso" no Parlamento Europeu para cabeça de lista é escolher um lisboeta de gema para esse lugar, mesmo que ele fosse apenas adepto do Oriental ou não ligasse pevides ao futebol. Isso sim, é uma ofensa e uma escolha arrogante.

Unknown disse...

Pela parte que me toca, só retive aquele naco onde é dito"a primeira presidência portuguesa na Europa aconteceu quando o Benfica ganhou a taça dos campeões em 1961". E comparo-o com um dito do ex-dirigente do Benfica e ex-ministro não sei das quantas (do PSD) Rui Gomes da Silva, segundo o qual o Presidente da Ass. Geral do dito era a 4ª figura da hierarquia do Estado. Bacoradas! Quanto ao aspecto político, o M.A.Costa, do PSD, disse não querer cá paraquedistas. Eu acho bem, e até penso que não deveria ser permitido. Mas política e políticos não quadram bem com a minha maneira de ser, embora saiba que tenho de aguentar com eles e seus disparates, como os demais cidadãos. Daí a minha gargalhada de desprezo: ah, ah, ah, ah!

Pedro disse...

Na continuação do meu comentário, só queria acrescentar que candidatos/membros das listas à câmara do Porto deviam ser portuenses ou nortenhos. É uma questão de coerência, de conhecer as realidades locais e estar identificado com elas.

Zé Luís disse...

Zé Correia, o mal e a caramunha, portanto...

Anónimo disse...

Não se trata no post de listas à Câmara do Porto, Pedro, mas sim à Assembleia da República.

E entre 1989 e 1999 o Porto teve um presidente da câmara natural de Vila do Conde, ex-presidente da câmara dessa terra, e...lagarto. O fulano pensava que ganhava eleições por dar graxa ao FCP e passar por portista até que um dia teve uma surpresa. Mas o seu sportinguismo não o impediu de se tornar membro do Conselho Superior do FCP, diga-se.

Pedro disse...

Sim eu sei V.R, por omissão faltou-me o paragráfo em que falava do paralelismo com os candidatos ás eleições autarquicas.

De qualquer das formas acho que alguém de Vila do Conde entende e conhece a cidade. Um fulano de Lisboa candidatar-se pelo Porto em eleições... parece uma busca dum tacho.

Ps: Excelente Labaredas o de hoje...

Bráulio Ferreira disse...

Caro Pedro
Como vê não há lápis azul neste espaço e ainda bem. Sinal disso, foi o Pedro ter podido ler o que eu escrevi e eu ter lido o que o Pedro escreveu.
Tal como o Pedro, também eu entendo que este é um espaço de discussão, mas que deveria singir essa, única e exclusivamente, ao nosso FCP. Afinal, tão só aquilo que nos UNE.
Para terminar, faço suas minhas palavras "Uns concordarão comigo, outros não."
Saudações portistas.

condor disse...

O que vale é que o cds não vai a lado nenhum!
O ribeirito vem aqui,come umas francesinhas,e depois vai arrotar lá prá capital do império!
Porque se estivessemos a contar com os adeptos portistas"com pouca vontade de votar no ribeiro vermelho"estavamos feitos!Vide rui rio!Foda-se isto é rios é ribeiros,é só meter agua!

Mefistófeles disse...

Só digo isto: metem nojo !