sábado, 18 de julho de 2009

Uma questão de prestigio e dinheiro


“Benfica garante melhor marcador da Argentina”, garantia o Record em Janeiro de 2005. Uns meses depois, no arranque para a época 2005/06, Lisandro Lopez assinava pelo FC Porto, onde jogou quatro anos, conquistou um tetracampeonato e foi agora vendido ao Lyon por 24 milhões de euros (com a possibilidade de chegar a 28 milhões).

Há um ano atrás, o Benfica tudo fez para manter nas suas fileiras aquele que tinha sido o melhor jogador encarnado da época 2007/08 – o internacional uruguaio Cristian Rodriguez. Contudo, não tendo exercido a opção de compra do passe em devido tempo, não teve capacidade financeira para disputar o leilão com o FC Porto e “Cebola” foi para o Dragão, onde substituiria Quaresma (vendido ao Inter de Milão por 18,6 milhões mais o passe de Pelé).

“Na Roménia com o novo defesa-esquerdo do Benfica”, titulava A BOLA com grandes parangonas em 16 de Maio passado. Afinal, três semanas depois o FC Porto chegava a acordo com o Cluj e garantia a contratação de Alvaro Pereira (uma alternativa para o caso de se confirmar a transferência milionária de Cissokho), com o internacional uruguaio a afirmar ter assinado pelos azuis-e-brancos em apenas 4 minutos. Que crueldade!...

O último exemplo dos jogadores que estiveram com um pé e meio na Luz, cuja contratação foi dada como certa, ou quase, pela comunicação social e que acabam por vestir a camisola azul-e-branca é Falcao.

Este conjunto de contratações falhadas, além de servirem para ridicularizar a “imprensa vermelha”, provocam um enorme desconforto nos dirigentes benfiquistas, ao ponto de o site do clube publicar comunicados justificadores de não-contratações (!) e de o director desportivo – Rui Costa – ter necessidade de afirmar que o Benfica “não está à procura, nem nunca procurou contratar jogadores para não irem para o FC Porto ou porque o FC Porto está interessado”.

Mas mais importante do que achincalhar o rival, ou ganhar o campeonato das contratações que são disputadas entre os dois clubes, interessa analisar estes casos com frieza e de forma racional. Se o fizermos, é muito fácil perceber porque razão, quando têm hipóteses de escolher, os jogadores preferem o FC Porto em detrimento do SLB.

Em primeiro lugar é uma questão do prestigio que os dois clubes têm no Mundo. Por mais voltas que se dê, por mais manipulações jornalísticas que se façam, nas últimas duas décadas não há comparação possível entre o desempenho e conquistas internacionais de “águias” e “dragões. Aliás, é preciso recuar à década de 60 para se encontrar um “grande Benfica”, o que significa que só os pais, ou avós, dos actuais jogadores terão visto a actuar a equipa onde pontificava Eusébio. O mito de que há jogadores estrangeiros que sonham jogar no Benfica, não passa disso mesmo: um mito.

Depois há as perspectivas de valorização do próprio jogador. Conforme Jorge Maia escreveu em ‘O Jogo’, “temos de convir que é apenas normal que um jogador prefira jogar no tetracampeão português quando a alternativa é o terceiro classificado, que prefira ter a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões em vez da Liga Europa e que opte pela oportunidade de actuar num dos clubes europeus que mais valorizam os seus activos em vez de jogar num clube valorizado especialmente pelo seu passado”.

Last but not the least, o carcanhol. Um dos slogans propagandeados pela actual direcção benfiquista é o pseudo equilíbrio financeiro e que o SLB não precisa de vender jogadores. Isto até pode ser verdade, mas só enquanto houver Bancos que emprestem dinheiro para tapar os buracos de exploração (vamos ver até quando). Contudo, o que estes casos demonstraram não é a apregoada saúde financeira, mas sim uma enorme debilidade económica na hora de discutir salários, valores de passes e formas de pagamento. Ora, como há muito deixou de haver jogadores a jogarem por amor à camisola...

Em resumo, prestigio, perspectivas de valorização e, principalmente, capacidade financeira, são estes aspectos que aos olhos dos jogadores e respectivos clubes marcam a diferença actual entre o FC Porto e o SLB. O resto é folclore.

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Completamente de acordo e por falar em Quaresma, como jogou no Inter e a equipa de Mourinho foi campeã, é mais um milhão para a conta do Dragão.

Sobre o post anterior, só espero que as lesões aconteçam agora e quando começar a doer, nos deixem em paz.

Um abraço e logo lá estamos

PABAR 76 disse...

FALCAO NO FC PORTO "LICHA" MUITA GENTE que há muito dava o jogador garantido no Benfica. Também não me surpreenderá se, os bajuladores, começarem agora a detectar falhas ao jogador, seja em questões técnicas ou de caracter, depois de semanas a fio com elogios exagerados só porque este ia vestir de vermelho. A desculpa dos desconsolados sobre a fixação do FC Porto em contratar jogadores que o Benfica está interessado, só faz sentido para tentar esconder as lacunas dos perdedores e a sua inoperância negocial. O Benfica todos os anos está interessado em 500 jogadores, desses, 450 não aceitariam rumar à Luz, 35 são muito caros, 10 não valem nada e os restantes 5 estão no mercado. Se para algum desses 5 também houver o interesse de um clube campeão e que dispute a Champions League, a escolha é óbvia. O mercado é livre e ninguém tem direito a exclusividade de interesse, logo, os mais fracos sucumbem. Haverá um gostinho especial em contratar um jogador que interesse ao Benfica? Sem dúvida, mas apenas se o FC Porto acreditar que poderá ser uma mais valia para a equipa. Jogadores referenciados podem haver muitos, jogadores contratados só havendo dinheiro.

Jorge disse...

é normal que os jogadores queiram vir para o FC Porto em detrimento de outros clubes portugueses, mesmo sabendo que terão mais dificuldade em serem titulares. convenhamos que a questão monetária é influente mas a exposição é, creio, o factor mais motivador. enfim, é deixá-los mostrar o que valem para podermos dizer que merecem envergar a nossa (nova) camisola!

Unknown disse...

Para lá do gozo que me dão estas vitórias sobre a lampionagem, é o ridículo em que vejo caír a imprensa do regime que me põe a rebolar de riso. Mas como o ridículo não mata, muito mais ocasiões espero, para continuar a fazê-lo! Um pouco de brio e vergonha não ficava mal a esta gente,mas como não são coisas que se compram no supermercado...eles não têm.

Jorge disse...

Repara que na capa que tem o Lisandro tambem e anunciado o Maxi por 5 anos e meio... Esse foi roubado pelo Barcelona.

Antonio Silva disse...

Fazendo um pouco de advogado do diabo vou retorquir `a seguinte afirmacao:

"Aliás, é preciso recuar à década de 60 para se encontrar um “grande Benfica”, o que significa que só os pais, ou avós, dos actuais jogadores terão visto a actuar a equipa onde pontificava Eusébio."

- Eu cresci vendo um Benfica solido e competitivo. Durante os anos 80 (ate 1994, o canto do cisne dos lampioes) vi o Benfica chegar a 3 finais (todas perdidas e' certo) e isso quer dizer alguma coisa. Claro que chegaram a 2 finais sem saber ler nem escrever:

em 1988 eliminando o Aarhus nos quartos e o Steaua nas meias (com um plantel recheado de "craques" como Dito, Hajry, Tueba, Chiquinho e Vando... uau)

em 1990 eliminando o Dniepr Dniepropetroca_o_passo nos quartos e o Marselha com a mao de Vata.

Nos anos 90 os gajos tinham bons jogadores: Aldair, Thern, Schwarz, Ricsrdo Gomes, Valdo, Rui Costa, Paulo Sousa, Futre (uns so' durante uma epoca). Portanto e' um bocado errado dizer que o Benfica nao tenha tido bons resultados ou bons planteis desde os anos 60

José Correia disse...

Caro Ah pois, quem diz que o SLB não tem uma grande equipa, de dimensão europeia, desde os anos 60 não sou eu, são os próprios benfiquistas.