domingo, 19 de julho de 2009

SMS do dia: LXX

Na transferência de Cissokho para o Lyon, e de acordo com a informação enviada à CMVM, «A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD garantiu ainda 20% da mais valia que o Olympique de Lyon vier a obter como resultado duma eventual transferência do jogador.»

Ora, ao contrário do que a generalidade (toda?) a comunicação social referiu, 20% da mais valia não é a mesma coisa que 20% do valor de uma futura transferência do Cissokho. Ou seja, a FCP SAD só receberá alguma coisa, se o Lyon vender o Cissokho (evidentemente) e por mais de 15 milhões.

Exemplo: Se o Lyon vender o Cissokho por 20 milhões, o FC Porto receberá 1 milhão (=20% de 5 milhões) e não 4 milhões (20% do valor da transferência).

12 comentários:

Delindro disse...

A mais valia é a diferença entre o valor de mercado e o valor contabilistico. O valor contabilistico é o valor de compra menos as amortizações acumuladas.

pedro disse...

E então isso dá quanto, caso seja vendido por 20 milhoes?

Unknown disse...

Até fiquei admirado com a "distracção" da nossa séria e isenta (cof, cof...) Comunicação Social!

Johnny Pedrosa disse...

a confirmação daquilo que já tinha escrito de manhã, nos Portistas de Bancada, mas que me haviam contradito.

Continuem com o bom trabalho

Delindro disse...

pedro o contrato é de 5 anos por isso vais amortizar 100%/5=20%/ano. O valor contabilistico diminui 3M/ano (20%). Se ao fim de 3 anos o Lyon o vender por 20M o valor contabilistico é 6M. Valor de venda 20M. A mais valia será de 14M e aí o FC Porto receberia 2,8M

Pedro Reis disse...

não vão pela questão das amortizações.
a mais valia será calculada entre o futuro preço de venda e os 15M.
mesmo q nao venha a haver futura venda 15M é muita massa!
o q eu gostava q estivesse claro, e não está, é a % que tínhamos do passe...

Anónimo disse...

Está claro que tínhamos 90% do passe, caro Pedro Reis. O que não está claro é quanto nos custaram os 30% que recentemente adquirimos ao "empresário" António Araújo. E não está claro, também, que andou este Araújo a fazer neste negócio, pois quando nós comprámos 60% ao V. Setúbal ele comprou os tais 30%... Alguém s elembra da compra do Fernando e do envolvimento deste "empresário"? Pois, pois...

Anónimo disse...

Delindro disse:"pedro o contrato é de 5 anos por isso vais amortizar 100%/5=20%/ano. O valor contabilistico diminui 3M/ano (20%). Se ao fim de 3 anos o Lyon o vender por 20M o valor contabilistico é 6M. Valor de venda 20M. A mais valia será de 14M e aí o FC Porto receberia 2,8M"

..........

Duvido muito que seja isso que Porto e Lyon têm em mente. Além disso, nem sequer sabemos se as normas de contabilidade francesas são iguais às nossas, se os passes são por lá contabilizados como activos, etc..

O que faz sentido é o que diz o confrade Pedro Reis.

Delindro disse...

V. R. por mais-valia entendo o que escrevi. Alguém que esteja mais por dentro das Normas Internacionais de Contabilidade que diga como funcionam as mais valias segundo as NIC's.
Que alternativa há para contabilizar os passes que não activos?

Anónimo disse...

Delindro, eu percebi o que você entende por mais-valias. Mas neste contexto quer-me parecer que Porto e Lyon se referiam a lucro numa evntual futura transferência. Mas isto é uma discussão essencialmente bizantina.

Não sei responder-lhe à sua pergunta final, caro Delindro, pois não sou contabilista, mas em Inglaterra, por exemplo, creio que os passes dos jogadores não são considerados activos dos clubes. Poderá a respectiva aquisição ser contabilizada como uma mera despesa corrente? Como disse, sou leigo na matéria, mas isto também não é física quântica.

Aliás, sou capaz de não estar a dizer asneira nenhuma se arriscar que a contabilização dos passes dos jogadores como activos é bem capaz de ser uma originalidade portuguesa, ou talvez peninsular.

Delindro disse...

As empresas cotadas na Euronext Lisbon tiveram que adoptar as Normas internacionais de contabilidade e se a FC Porto, SAD contabiliza os passes de jogadores em imobilizações incorporeas deve ser de acordo com as NIC

Anónimo disse...

Obrigado, caro Derlindo. Estive entretanto a fazer uma pesquisa e, ao contrário do que eu pensava, os passes dos jogadores são contabilizados como activos em Inglaterra:

"Players are counted in the same way as other physical assets: their transfer or ‘purchase' value goes on the balance sheet, and the longer they are with the club the more their value ‘depreciates'. In reality, a good player, performing well, will actually appreciate in value."

http://reporter.leeds.ac.uk/476/s5.htm

De qualquer modo, isto obviamente não esclarece o que Porto e Lyon tinham em mente quando incluiram essa cláusula da mais-valia.