quinta-feira, 23 de julho de 2009

A fuga para a frente no seu esplendor

"O Benfica oficializou a contratação de Javi Garcia. O médio deixa o Real Madrid e chega à Luz num negócio de sete milhões de euros, assinando por cinco anos."

Pelas minhas contas e baseado nos R&C das duas SADs, a slb SAD está estruturalmente 5 a 10 milhões melhor do que a FCP SAD.

Por "estruturalmente" quero dizer antes de:

1) entrar em conta com as vendas e compras de jogadores
2) presumindo que os dois clubes fazem receitas idênticas na Europa

Ou seja, já entrando em conta com tudo o resto (receitas de bilheteira/quotas, merchandising, patrocínios, custos com jogadores, custos administrativos, FSE, etc).

No entanto, esta vantagem de 5 a 10 milhões é logo à partida anulada na época que agora começa devido ao FCP estar na Liga dos Campeões e o benfica na Taça UEFA (ou lá como aquilo agora se vai passar a chamar). Para além disso e até agora neste defeso o saldo [vendas - compras] é muitíssimo mais favorável ao FCP em várias dezenas de milhões.

Conclusão: o LFV começa a ficar desesperado com a performance desportiva miserável (alteram o 3o com o 4o lugar nos últimos 4 anos) e está disposto a esticar a corda o mais possível - ainda por cima até porque sabe que financeiramente outro ano fora da LC seria uma mini-catástrofe (como se não já bastasse a fúria e impaciência dos adeptos).

Como é que conseguem esticar a corda, perguntam-se alguns? É fácil: com um downpayment considerável do novo contrato com a Centralcer, com novos empréstimos junto da banca (ou de outrém), ou com prazos alargados de pagamento das novas contratações. Ou com uma mistura de tudo isto. Enfim, é o tudo ou nada.

Se não resultar (e estejamos confiantes que não, mas há que estar atentos, incluindo no que se passa nos bastidores da Liga, começando pelo CD) o próximo presidente que se desenrasque... correm o risco de passar uma travessia do deserto financeira por 3 ou 4 anos como o SCP passou (mas se isso acontecer, suspeito que teremos muita gente - incluindo portistas - com memória curta a afirmar que a "estratégia" do novo presidente do slb, apostando em prata da casa e gastando pouco em contratações, é "fraca").

É em boa parte tendo isto em conta que eu defendo neste defeso (defendia...) que mesmo que algumas possíveis vendas pareçam isoladamente um "bom negócio" (por ex Lucho, B Alves), devíamos vender o menos possível para não comprometer a luta pelo penta (e bastava vender Lisandro e Cissokho para termos fôlego financeiro) e assim "ajudar" ao K.O. do benfica. O Lucho já foi, espero ao menos que não cedam no caso do B Alves.

9 comentários:

HugoPORTO disse...

bom post sr josé correia. Numa altura em que o porta-estandarte de tristes como o RAP é como é que o Porto recebendo tanto dinheiro, o passivo é o que é, o meu é como é que esta jandra, não ganhando nada e nao vendendo ninguem, segundo eles, conseguem segurar os grandes jogadores(LOL), gastam M€ sempre seguido, isso é que é de espantar. Mas pronto, com eles está sempre tudo bem.

José Rodrigues disse...

Obrigado pelo elogio, caro Hugo, mas há dois Josés neste blogue - eu sou o outro :-)

HugoPORTO disse...

ahhahah, pois, tem toda a razão, as minhas sinceras desculpas. Não sei porquê, mas tava na ideia que tinha sido o Correia.

littbarski disse...

Só uma pequena correcção. Os últimos 5 anos apanham o último campeonato ganho pelo Benfica (2004/2005). Nos últimos 4 anos, o Benfica nunca ficou em segundo. Ficou 3 vezes em terceiro e uma vez em quarto.

Pedro disse...

É o tudo ou nada do SLB. Continuo a pensar que se o FCP for campeão este ano, uma nova era se abre no futebol Português.

José Correia disse...

«Até ao momento, e apesar de terem conquistado apenas um troféu (Taça da Liga) nas últimas épocas, os encarnados estão a fazer um investimento muito significativo. As aquisições de Patric, Ramires, Shaffer, Saviola e de Javi Garcia totalizam quase 23 milhões de euros.
No entanto, apurou o JN, algumas aquisições foram realizadas com a forte ajuda de grupos de investimento e de fundos de jogadores, informações não divulgadas pelo clube. Os números envolvidos são desconhecidos.»

in JN, 22/07/2009

José Correia disse...

A propósito da contratação do Javi Garcia, um texto que circula em vários blogues:

«Os 7 milhões em parte são ordenados que o Real vai pagar directamente ao jogador através de Espanha. Porquê? Porque em Espanha os impostos dos jogadores são mais baratos que em Portugal. Então temos o seguinte exercício: passe do jogador 3 milhões mais ordenados e impostos a pagar pelo Real 4 milhões assim dá 7 milhões. Além disso para isto ser possível o Real ficou com direitos de 10% sobre mais valias de possível venda. Temos portanto activo mais caro mas despesas de funcionamento (salários) mais baixos assim o jogador sai mais barato.
Já o Saviola está nestas condições.»

A ser verdade, não sei se isto é engenharia fiscal, ou se é mesmo um caso de fuga ao fisco.

Capitão Bacalhau disse...

...e o activo sobreavaliado.

Como diz o outro: -"É prexijo inbestigar".

José Rodrigues disse...

Caro Litbarski, obrigado pela correcção. Já corrigi o texto.