segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mais do que contas equilibradas

"as vendas realizadas significam que o FC Porto conseguiu equilibrar as contas da última época, cumprindo as previsões do orçamento que tinha sido traçado e conseguindo até ir mais além do que estava previsto (...) os últimos movimentos do mercado não vão ser evidentes na próxima apresentação de contas que se refere ao período que terminou a 30 de Junho, pelo que não será perceptível aí um corte significativo no passivo"
Fernando Gomes, O JOGO, 20/07/2009


Em função do que foi comunicado à CMVM, as transferências do Quaresma (concretizada em 1 de Setembro de 2008) e do Lucho (em 30 de Junho de 2009), perfazem um total bruto de 36,6 milhões de euros. Contudo, atendendo ao valor contabilístico dos jogadores aquando das transferências e aos 5% a pagar aos clubes onde os dois futebolistas foram formados, as mais-valias (*) totais, sem contar com eventuais comissões dos negócios, devem ser de aproximadamente 31 milhões de euros.

Já as transferências do Lisandro e do Cissokho serão imputadas ao exercício 2009/10, mas não sabemos (porque não houve comunicação à CMVM) a que exercício irão ser afectadas as verbas resultantes das transferências do Paulo Machado (3,5 milhões?) e do Ibson (4 milhões?), bem como, do acordo relativo ao Paulo Assunção (3 milhões?) cujos valores, segundo a comunicação social, atingem um total de 10,5 milhões de euros.

Deste modo, levando em conta esta incerteza, mas atendendo a que as verbas da Liga dos Campeões também excederam o orçamentado em alguns milhões, eu estou à espera de algo mais do que contas equilibradas. Estimo um resultado líquido entre os cinco e os 15 milhões de euros.
Lá para Outubro saberemos se esta especulação acerca das contas 2008/09 bate certo com a realidade.

(*) Em termos contabilísticos, a mais-valia de uma transferência corresponde à diferença entre o valor da venda e o valor contabilístico do jogador no momento da mesma. O valor contabilístico corresponde ao valor de compra do passe do jogador menos as amortizações acumuladas ao longo do contrato.

4 comentários:

HULK 11M disse...

Esperemos que, finalmente, a Administração da "FCP-Futebol SAD", comece a reduzir aos prejuízos acumulados...
Seria, realmente, ouro sobre o azul e branco, juntando aos êxitos desportivos um equilíbrio financeiro que nos tranquilize em termos de futuro.

Rui disse...

Esses resultados o único sitio onde se revelam explícitos é nos prémios da administração da SAD pela gestão financeira positiva.

Já diminuir o passivo parece que aquela gente não quer.

Francisco Andrade disse...

Se a SAD cumprir o esperado, pagando a parcela maior do empréstimo obrigacionista em Dezembro, tanto a SAD como o clube ficam numa situação invejável.

Segundo a última entrevista do Fernando Gomes, em que o passivo da Euroantas está nos 30 milhões de Euros, vamos ter o estádio pago em tempo recorde.

É fantástico.

Unknown disse...

José Correia disse:

Estimo um resultado líquido entre os cinco e os 15 milhões de euros.

Eu estimo um resultado positivo até 5 milhões.