sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

De mandatário a presidente da FPF?


Em 29 de Setembro de 2010, o Record anunciou a intenção do presidente da câmara de Sintra em se candidatar à liderança da FPF.


Uns dias depois, em entrevista à Antena 1, Luís Filipe Vieira confirmava que o seu mandatário nas últimas eleições do slb seria o candidato apoiado pelo clube do regime:
O Benfica não indicou ninguém [para a presidência da FPF]. Aquilo que penso que poderá vir a suceder é Fernando Seara candidatar-se. Fernando Seara terá de certeza o apoio do Benfica, mas também de outros clubes, visto ser uma pessoa seríssima e consensual


Confrontado com este cenário, Pinto da Costa afirmou o seguinte (entrevista a O Jogo, publicada em 25/12/2010):

[O Jogo]: Fala-se de eleições para a FPF. Ainda recentemente se falava na hipótese de Fernando Seara avançar com Octávio Machado. Tem seguido essa corrida?

[Pinto da Costa]: Não tenho, não. Acho que o presidente da Federação deve ter passado no futebol, obra feita no futebol. Ouvi há dias alguém dizer do doutor Fernando Seara que é um homem do futebol. Não sei onde jogou, não sei onde treinou, não sei que clube dirigiu. Não sei se ir para a televisão falar de árbitros já define um homem de futebol. Se for assim, proponho o Eduardo Barroso para vice-presidente, que ele também fala tanto de árbitros como o Seara. Mas o presidente deve ser uma pessoa com passado e obra no futebol. E isenta. E quando digo isenta, é equidistante dos clubes. Alguém que assume as posições do Benfica contra os outros, um indivíduo que é mandatário de campanha do presidente de um clube, acho que esse indivíduo não tem os requisitos de isenção para desempenhar o cargo de presidente da FPF.


E finalmente…

«Fernando Seara vai anunciar na próxima segunda-feira que é candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Ao que o CM apurou, o anúncio será feito no programa ‘Zona de Decisão’ da Benfica TV. Na resposta a uma pergunta do apresentador, Luís Lemos, Seara diz que se candidata, se “houver alterações dos estatutos da FPF, de acordo com o actual regime jurídico das federações”.
Tal como o CM já noticiou, o presidente da Câmara de Sintra conta com Octávio Machado e Gilberto Madaíl na sua lista. O ‘Palmelão’ fica com o pelouro das selecções nacionais, enquanto o actual líder federativo transitaria para a presidência da mesa da assembleia geral.»
in Correio da Manhã, 21/01/2011


O sentido de oportunidade de Fernando Seara é notável. De facto, a confirmar-se esta notícia do diário da Cofina dirigido por Octávio Ribeiro, o mandatário de Vieira não podia arranjar melhor local para anunciar a sua candidatura à presidência da FPF. E já nem disfarçam, é tudo à descarada, tal como fizeram com a recente contratação do melhor defesa-central do Olhanense na tarde do próprio jogo.

Como a arbitragem vai sair da Liga e voltar para a Federação, é preciso preparar o “assalto” aos lugares na Praça da Alegria, com a colocação de homens de confiança. Só me surpreende que os saudosos Cunha Leal e Ricardo Costa não integrem a lista de Seara, mas a escolha do Octávio não é mal vista…

Já agora, se for eleito, Fernando Seara irá deixar a câmara de Sintra? É que quando Valentim Loureiro acumulava a presidência da câmara de Gondomar com a presidência da Liga, isso era motivo para fortes críticas da comunicação social.

5 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

parece obra de ficção, se é este o País que temos e o futebol que queremos, só posso dizer que lamento.

Seara? Octávio????

está tudo louco. Quem vai contrapor com tal elenco vergonhoso? Ninguém?

O sporting apoia esse lixo?

Anónimo da Silva disse...

e não é que o Madaíl e o Octávio sempre tão criticados pela lampionagem vão passar a cair-lhes no goto?

Eu bem que achei estranho ver o lavrador a apresentar um livro num programa da benficatv num vídeo no youtube. está explicado!
É reles como tudo este octávio, vendia a própria mãe se necessário!

eumargotdasilva disse...

Madaíl, Seara, Octávio... não consigo parar de rir!...
A federação vai passar a chamar-se "federação vocês sabem do que estou a falar", a Cãmar de Sintra vai construir mais um centro de treino de alta competição, e vamos, sem dúvida, organizar um campeonato do mundo qualquer...

Oh my, what a shame!

rbn disse...

O marido da Judite da RTP é consensual entre os VERMESlhuscos, pois claro está que um notável e ilustre lampião na cadeira do presidente da FPF ERA OURO SOBRE...VERMELHO.

Os galináceos já tem 99,99% dos media a fazer-lhes 1ªs páginas todos os dias, transformam torneiozecos como Guadiana em conquistas históricas e inesquecíveis, mas ainda não estão satisfeitos.

E quem melhor que o marido da Judite para dominar de vez o cenário?

De mim para comim, penso que o orelhas já percebeu que, por mais jogadores que compre e por mais equipas de sonho que faça, Pinto da Costa anda sempre 1000 metros à frente dele, e a cada título lampião, Pinto da Costa responde com 3 ou 4.

Claro está que o jeito que o orelhas quer dar nesta situação é colocar um boneco pau-mandado na chefia do futebol português.

Estarei delirando?

joao abel calais disse...

...a fadistagem está mesmo a tratar das coisinhas por... outro lado!Ele- é, o joão-pode-ser-o-joão,nomeado p'rás terras dos ovos moles; ele- é, o "roubo" do(s)) sálvio(s)-"sancionado" pela namorada-;ele-é a compra de jogadores já equipados p'ra jogar contra os mouros,mas que trocam a camisola- já no ...aquecimento;ele-é,( a cerejinha no topo do bolo) o sô doutor seara mai-lo lavrador,p'rá fpf !...ele-é o..." grande Elmano" a capitalizar erros (SEMPRE!) a favor da "instituição"...
Ah! Hulk!Falcão!Varela!João Moutinho!Helton!& Cia. olho na gajada!Cuidado, que nos querem enrabar!
Saudações Portistas e BFDS.
João Carreira