sábado, 8 de janeiro de 2011

De se lhe tirar o chapéu


Nada como um bom abanão – a derrota frente ao Nacional pata a Taça da Liga - para despertar o espírito letárgico que lentamente se vinha instalando na equipa do FC Porto há um par de jogos a esta parte. Se uma equipa Insular nos quebrou a invencibilidade, veio outra para receber o troco da factura final. Nada de tremeliques de última hora, ou resultados insossos. Esta noite o Dragão voltou a patentear a personalidade que se lhe conhecerá no arranque desta temporada.


Um placard gordo, preenchido com golos de classe, a começar por onde menos se espera. Um reconhecido Cepo – ou se calhar nem tanto assim - entre a massa adepta azul e branca, recebeu nota máxima na carreira de tiro de longa distância. Um golo tão único, como raro, que ajudou a alavancar a rapaziada de Villas-Boas para uma exibição entusiasmante. É sempre bom constatar que passados setecentos e sessenta e cinco remates para as nuvens, afinal, o colombiano sabe acertar no alvo.

Nada de jocosidade nas palavras, porque o rapaz hoje é merecedor de todos os elogios. Além de ter repetido a dose – novamente com grande qualidade – soube estar à altura dos parceiros Moutinho e Belluschi na gestão do jogo. A compor o quadro de honra da partida acrescente-se Hulk e James Rodriguez que contribuíram de forma indelével para desfecho do resultado final.



Tantos destaques num só jogo. Tantas estrelas a cintilar. Tudo só se torna possível quando a dinâmica colectiva funciona. Quando há ritmo, intensidade e velocidade que ajudam a destroçar a muralha adversária e a solidificar o jogo da equipa. Essa energia que parecia caída numa frequência muito baixa, angustiando o exigente afiliado portista. Afinal, ainda se respira saúde no plantel do FC Porto. Afinal, ainda se pode espremer algo em alguém que aparentemente nada já tem para espremer. Afinal, ainda há tempo para ovações aos mal-amados.

Bem haja futebol, esse jogo tão surpreendente, por existires…

Fotos: uefa.com, Record

30 comentários:

meirelesportuense disse...

Guarin tem vindo a compensar com enorme dose de esforço e entrega, alguma falta de qualidade técnica, mas hoje vi-o inclusive efectuar um domínio de bola tão fora do comum, já depois de ter feito o golo...Muitas vezes aconteceu que essa entrega não foi suficiente para poder fazer esquecer os erros cometidos...Merece os nossos parabéns, porque entretanto soube lutar e trabalhar o necessário para os merecer...Acho que o espírito é preponderante sobre tudo o mais no ser humano.
Alguns disfarçam alguma displicência com o seu enorme talento, outros têm que dar muito mais de si para se poderem fazer notar, é o caso do Guarin.

José Correia disse...

Freddy...
... G-U-A-R-Í-N!
Freddy...
... G-U-A-R-Í-N!
Freddy...
... G-U-A-R-Í-N!

nelson barbosa disse...

Excelente jogo do Porto. Resposta adequada às dúvidas de alguns portistas e às ilusões de alguns benfiquistas.
Não se pode dizer que Falcao e Pereira não fazem falta, mas quando a equipa funciona, consegue suprir a ausência mesmo de jogadores importantes.
Grande exibição do Guarin, a confirmar, que não sendo um fora de série, pode ser de enorme utilidade, como de resto já vinha a demonstrar desde a época passada.
James Rodrigues a dizer que poderá a vir a ser, este sim, um fora de série.
Hulk, mais uma vez, a demonstrar que não é deste campeonato. Temos mais meio ano para gozar da sua presença, aproveitemos entretanto. É pena é o Porto não possuir a totalidade do seu passe, mas é a vida... como dizia o outro.

João Manuel Couto disse...

Boas,
Mais uma vitória do nosso F.C.Porto a contar para o campeonato.
Agora a próxima competição é a taça de portugal no Estádio do Dragão.

abraço

868 disse...

765 remates para as nuvens... deves estar a falar do Raul Meireles, pois o Guarin remata sempre para a baliza ou passa lá perto.

Tiago Araújo disse...

Boas,
Nova goleada do F.C.Porto, nova vitoria.
Estamos cada vez mais isolados na liderança e agora é esperar que o benfica perca contra o Leiria.

abraço

José Correia disse...

"Surgiu um grande golo do Guarín, no segundo remate do F.C. Porto, creio. Toda a nossa estratégia ficou condicionada. O que pretendíamos não era suficiente. Na segunda parte, novo grande golo, ao terceiro remate do F.C. Porto. Corrigimos o que estávamos a fazer mal, fizemos o golo, estávamos a crescer, mas com o terceiro golo a equipa ficou partida. O F.C. Porto ganhou bem. Foi tremendamente eficaz e as suas individualidades hoje apareceram."
Pedro Martins, treinador do Marítimo

Comprem uns óculos para este gajo...
Tremendamente eficaz?
No primeiro minuto, Belluschi, da meia lua, em vez de rematar com força fez um autêntico passe ao GR do Marítimo; no minuto seguinte, após uma arrancada de Hulk pela esquerda, o cruzamento foi para as costas de Varela (teria sido só empurrar para a baliza escancarada). Ou seja, se o FC Porto tivesse sido "tremendamente eficaz", ao 2º minuto já estaria a ganhar por 2-0.
E podia falar de mais meia-dúzia de boas oportunidades desperdiçadas, a começar pela bola ao poste enviada pelo Moutinho.

José Correia disse...

«Que golo! Não seria possível começar a avaliação da actuação do colombiano de outra forma. Não que o sumo da exibição de Guarín se extinga no petardo indefensável que abriu o activo. Nada disso. Esta foi, claramente, uma das melhores amostras do potencial do médio portista, desde que está em Portugal. Capitalizou a confiança ganha com o primeiro golo, para uma série de acções do mais fino recorte, em vários campos: recuperação, drible, assistência. Houve de tudo esta noite. E houve ainda novo tento, também ele de belo efeito. Fernando que se cuide, que Guarín está a mostrar-se. Talvez como nunca antes.»
in maisfutebol.iol.pt

Tiago Araújo disse...

José Correia,

Concordo plenamente, mas o marítimo tentou sair a jogar e o FCPorto foi claramente muito superior.

abraço

Paulo Marques disse...

Um xistra e especialmente um paixão em grande esta noite...
enfim.
Bom jogo e boa vitória do nosso clube.

José Correia disse...

Assistência: 26.706 espectadores (números oficiais).

Eu bem sei que o tempo tem estado péssimo e que em Janeiro vai haver muitos jogos em casa. Contudo, com o FC Porto na liderança do campeonato, é uma uma pena ver o Estádio do Dragão com tão pouca gente.

nelson barbosa disse...

Um pequeno comentário para o regresso do presidente Pinto da Costa. Fizeram-lhe bem as férias, está em grande forma, só espero que ele não tome medicamentos iguais aos do João Jardim, pois necessitamos dele mais alguns anitos.

Luis Melo disse...

Grande jogo... FC Porto 4-1 CS Marítimo. Uma vitória sem espinhas que demonstra bem que continuamos fortes.

Diga-se que a derrota com o Nacional veio na melhor hora. Vínhamos a facilitar e a vencer jogos "à reasquinha" e precisavamos de uma "chapada" para acordar. Se essa "chapada" (derrota) fosse no campeonato podia ser perigoso porque ficaríamos a 5 pontos e dava-mos alento aos nossos adversários. Ainda bem que foi na Taça da Liga (competição menor) e teve o condão de nos abanar no sentido positivo. Vamos em frente!!

Soren disse...

Arbitragem revoltante. 3 amarelos por mostrar na 1a parte (faltas sobre Moutinho, Hulk e Guarin). A certa altura ha uma sequencia de 5 faltas em menos de 2 minutos em que nenhum Maritimista é admoestado. Amarelo a Guarin por festejar com um chapéu?

Um golo à imagem dos sofridos na época passada com total inoperancia no eixo da defesa. Um golo que nasce de uma falta inexistente, um choque furtuito de onde quem sai lesionado é o jogador do Porto que "por ser pisado" foi amarelado.

Enfim, o habitual em Portugal, uma arbitragem anti-futebol, à imagem do nosso triste campeonato onde o Porto vai jogando a anos luz da concorrencia.

Guarin nao é nenhum cepo. Nunca foi. Sempre foi um bom jogador, com um grande remate e muito possante. Esta é a primeira vez, desde que chegou ao Porto, que pode jogar 5 jogos seguidos com os titulares. O resultado esta a vista. Fernando é um verdadeiro "animal" em corrida e em recuperaçao, mas é uma verdadeira calamidade com a bola nos pés (vide jogo em Alvalade por exemplo) e ou melhora muito ou vai ter de esperar para voltar ao 11, porque Guarin é muito melhor na construçao ofensiva.

Gostei de ver o Presidente feliz. Mais uma semana de azia nacional. Bem hajam.

Nuno Ribeiro disse...

Guarin falta de qualidade técnica??? Que não é nenhum prodígio estou de acordo mas nunca pensei que fosse tão mau como o andavam a pintar e gostava de relembrar o final de época absolutamente fantástico do campeonato anterior, e este ano substituiu um jogador considerado nuclear e eu não notei quebra de rendimento no FCP...

E para quem fala de remates disparatados (que também os tem) talvez na última década apenas é ultrapassado pelo Hulk (que também tem remates disparatados) na quantidade de golos de meia distância...

HD disse...

É importante referir que contra nós o Marítimo sofreu 40% dos golos que tinha sofrido até esta jornada.

Vamos ver como o clube do regime lida com a pressão!

Cumps

Penta disse...

caríssimos,

é com vitórias suadas como a de ontem - principalmente num terreno de jogo muito inclinado pelo Xistrema - que se fazem os Campeões!
e acredito que vamos sê-lo, esta época! ;)

por último e não menos importante, a «pressão» está de novo no lado do sr. Chiclete.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

ruimanelfcp disse...

Excelente vitória com golos fantásticos! Não se podia pedir mais na noite de ontem.

Venha de lá essa 2ª volta!

Agora é importante vencer os próximos 4 jogos antes da deslocação a Braga (Naval/Dragão, Beira-Mar/Aveiro, Nacional/Dragão e Rio Ave/Dragão).

Vamos a isso PORTO!

ruimanelfcp disse...

Exibição espectacular! Sensacional!
Força FCP!
abraço

ruimanelfcp disse...

Grande vitoria e grandes golos.
O jogo começou aos vinte minutos apesar de Carlos Xistra tudo ter tentado fazer para ofuscar a grande vitoria do FCP,não teve tempo,Guarin respondeu com um golaço ás criticas,com outro grande golo e uma força interior e fisica que sempres lhe reconheci.É um jogador á FCP tal como João Moutinho,chega a assustar as suas vindas á frente e a força fisica como recupera a posição defensiva.
Toda a equipa correspondeu e teve a atitude desejada em campo,saliento em primeiro lugar a equipa apresentada pelo André Villas Boas,o Fernando não deve estar totalmente recuperado daí a entrada de Guarin que soube corresponder,talvez em jogos deste tipo e com este tipo de adversarios seja dele o lugar.Otamendi correspondeu inteiramente e ainda fez o lugar do lado direito.James provou que tambem sabe defender.Varela ainda a recuperar mas um poço de força.Hulk igual a si proprio,um gigante.
Contudo uma preocupação,o golo consentido do Maritimo,estão dois jogadores sozinhos para cabecear e fica-me a duvida se a bola não é do Helton,a corrigir.
Sapunaru,Belhuchi e Rafa cumpriram muito bem.
Arbitragem - deste individuo para ser meigo nada mais se pode esperar é uma segunda versão do pobre Paixão. O amarelo a Sapunaru é miseravel...
Nota final - Walter ficou a ver o jogo.espero que tenha gostado e quando novamente entrar em campo dê tudo o que tenha.Mariano parece recuperado,vamos ver o que dá,ele ainda não provou,mas tem atitude,para quem está parado desde Março a sua entrada foi um pequeno estímulo,aguardemos.

ruimanelfcp disse...

Majestosa reacção acrescentou eu sem acordo ortográfico como se impõe... belos golos, belo jogo, a manter pelo resto da época... Estamos a 11 pontos dos 2ºs classificados.. Esses, amanhã, provarão ou não, se sabem aguentar a tal pressão...

ruimanelfcp disse...

Vou ao futebol para ver golos, mas desta vez vi obras primas, houve futebol de classe pura em certos momentos, que bom que é ir ao DRAGÃO.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

ruimanelfcp disse...

Presidente e treinador: um espectáculo observar como vivem o nosso Clube!

Muito bem a nossa equipa.

A nossa querida comunicação social não dá importância à pressâo dos que estão a 12...?

Tiago Araújo disse...

Grande FCP, incrivelmente espectacular!
Agora é pensar nos próximos jogos!

João Machado disse...

Não percebo como o Guarín sempre foi um mal-amado. Depois é vulgar criticarem-lhe a qualidade técnica, quando o problema dele tem mais que ver com leitura de jogo e aspectos tácticos.
Saliente-se que ele só tem 24 anos. Sem comparar a qualidade, porque é incomparável, mas que idade tinha o Lucho quando chegou ao Porto?
Pela força física, pelo remate de longa distância e pela melhor capacidade de construção de jogo relativamente ao Fernando, o Guarín é um jogador muito útil e que nos pode dar muitas alegrias.

Saliento que no meio-campo do Porto não há quem chute à baliza. Quer Moutinho, quer Belluschi não têm meia-distância por falta de potência!!! O Guarín pode ser muito útil nesse contexto!

Cumprimentos.
João Machado

pedro disse...

Não há imagem do 5-1?

Jorge Mota disse...

JOGA BONITO!!!!!

José Correia disse...

Ao colocar o Hulk na posição 9 e ao deixar o Walter no banco (penso que nem chegou a aquecer), a mensagem subliminar de Villas-Boas é forte.
As coisas correram bem, mas não foi por acaso que os dois primeiros golos foram marcados por potentes remates de fora da área.
O Walter vai ter que mostrar que vale mais. Para isso, o jogo com o Pinhalnovense e os dois jogos que faltam da Taça da Liga serão mais duas excelentes oportunidades.

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Foi uma resposta «à Porto», como o momento exigia, para descansar os adeptos e preocupar os adversários.

Gostei do jogo, especialmente da segunda parte onde o FC Porto foi mais intenso, incisivo e demolidor, apesar da «oferta» no golo do Marítimo.

Guarín foi mais uma vez o melhor, a demonstrar querer lutar pelo lugar.

Quanto ao Xistra, nada a dizer, ou seja, não defraudou quantos acreditam na sua missão.

Um abraço

Jorge Mota disse...

O Walter tem de passear menos fora de horas..

O Kleber e q foi uma pena

Vamos la ver se conseguimos aguentar a PRASSAO!!!!