quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O ênfase da notícia


Na politica, há quem se preocupe e analise o alinhamento dos telejornais, ou as capas dos jornais. Contudo, se um desses estudiosos dos media, como o Pacheco Pereira, se debruçasse sobre o que se passa nos jornais desportivos, estou convencido que escrevia uma tese de doutoramento…
Por exemplo, peguemos numa notícia de hoje e vejamos como a mesma foi dada em diferentes jornais/sites desportivos:

«FC Porto foi a melhor equipa do mundo em Dezembro
Segundo os resultados apresentados esta quarta-feira pela Federação de História e Estatística do Futebol, o F.C. Porto foi a melhor equipa do mundo em Dezembro e a 10ª do ano de 2010. (...) O Inter, vencedor da Liga dos Campeões, liga e taça italianas, foi a melhor equipa em 2010, superando o Bayern e o Barcelona, segundo e terceiro classificados, respectivamente. (...)»
in ojogo.pt


«IFFHS: F.C. Porto a melhor equipa de Dezembro e 10ª em 2010
O F.C. Porto foi a melhor equipa do mundo em Dezembro e a 10ª em todo o ano de 2010, de acordo com o ranking divulgado esta quarta-feira pela Federação de História e Estatística do Futebol. O Inter, vencedor da Liga dos Campeões, liga e taça italianas, foi a melhor equipa em 2010, seguida por Bayern e Barcelona, que curiosamente seguia na liderança em Novembro, e cai para a terceira posição. (...)»
in maisfutebol.iol.pt


«FC Porto é o 10.º melhor clube de 2010
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) considerou o FC Porto como a 10.ª melhor equipa do Mundo do ano de 2010. (...)»
in record.xl.pt


«Inter lidera ranking de clubes, FC Porto em 10.º
O Inter foi o melhor clube de 2010 para a Federação Internacional de Historia e Estatística do Futebol (IFFHS), que coloca o Bayern em segundo lugar e o Barcelona em terceiro. O FC Porto está no “top-10”. Os azuis e brancos subiram oito lugares em relação à última actualização e estão no 10.º lugar da tabela que integra cinco clubes portugueses entre os 350 melhores do ano que passou. (...)»
in abola.pt


Ao contrário de outras situações, neste caso não se trata dos destaques de 1ª página dos jornais, tendo em vista os respectivos públicos-alvo que se pretende atingir. Sobre isso já tudo (ou quase) foi dito e até há jornais que têm capas diferentes para Lisboa e Porto. Esta situação é distinta, porque estamos perante a mesma notícia e, sobre essa notícia, a forma como a mesma é escrita permite verificar aquilo que o jornal/site quer enfatizar (no título e no conteúdo) e o que pretende ocultar.
No Record e em A Bola, não há qualquer referência ao facto do FC Porto ter sido a melhor equipa do mundo em Dezembro (de acordo com os critérios do IFFHS). Porque será?
Melhor ainda, a notícia em A Bola é ilustrada por uma foto do Inter. Possivelmente o pasquim da Travessa da Queimada é lido por muitos italianos…

Foto: www.fotosdacurva.com

4 comentários:

rbn disse...

Como já escrevi aqui, é compreensível que os pasquins da região da capital não destaquem um clube de outra cidade, mesmo sendo este PORTUGUES e o melhor do mundo em determinado mês.

A azia é tanta, a dor de corno é tanta praquelas bandas que cada vez que els tentam puxar o clube do coração p'ra cima, aparece o FCP a nível mundial para roubar a cena, e obviamente, eles lá daquela região mais a sul fazem o que podem e o que não podem para que uma notícia como esta que deveria ser e é, motivo de orgulho para o país, passe despercebida num cantinho de página qualquer.

Mas também como já escrevi aqui, é assim que eu gosto...
...enquanto eles vão "vendendo" jogadores galináceos aos colossos mundiais e dizendo que o clube do coração é o "maiódumundu", nós portistas vamos coleccionando galardões e títulos.

Zé Luís disse...

Não há nada como o efectivamente...

victor sousa disse...

Isto é apenas futebol. Mas a realidade está muito para além dele. E isto é um reflexo. O que a mim impressiona, é a quantidade de invertebrados que por aqui pululam, e alguns não são propriamente ignorantes.
Eu por mim, há muito que os ignoro.
2 anos de "estágio" por aquelas paragens, deram-me uma vacinação a coberto de recaídas. Aquilo é gente que não presta. E nunca prestou!

meirelesportuense disse...

Ainda hoje ouvi de passagem na RtpN, um tal de Edmundo(?)proclamar-se como Interista -de Milão- convicto...Se não foi por simples ironia que o afirmou, pergunto: - Porque estará este senhor convidado para tal programa desportivo e não vai ele para Itália discutir estes assuntos?