sábado, 15 de janeiro de 2011

Dragon Seat ou comprar jogo a jogo?

Olhando para a tabela de preços da época 2010/11 (clique na imagem ao lado para a ampliar) é indiscutível que fica mais barato comprar um Dragon Seat, se a pessoa for ao estádio ver os jogos todos, ou quase todos. Por exemplo, o preço base de um lugar anual para a Bancada D é 175 ou 225 euros, consoante abrange apenas os 15 jogos do campeonato ou também os da Liga Europa (até à fase das eliminatórias). Para os mesmos desafios, quem preferir comprar jogo a jogo terá de gastar 210 ou 266 euros (19 jogos vezes 14 euros). E se estivermos a falar na renovação do lugar anual, os valores são ainda mais favoráveis, porque existe um desconto de fidelização em relação ao preço base.

Evidentemente, a forma como o estádio foi segmentado em bancadas (de A a H), permite que seja comprado um bilhete para uma bancada e se assista ao jogo numa bancada melhor. Por exemplo, comprar bilhete para a bancada E ou C e assistir ao jogo num lugar vazio da bancada D ou B (bancadas cujos lugares são mais centrais e mais caros). Não sei quantas pessoas fazem isto, mas sendo possível é algo que introduz distorção nas contas anteriores, reduzindo, ou anulando, as diferenças entre as duas modalidades de aquisição (lugar anual fixo ou jogo a jogo).

Contudo, a questão de comprar ou não um lugar anual não se cinge ao preço. O que fazer quando se tem um lugar anual, os lugares à volta estão todos vendidos e se quer levar alguém connosco (familiar ou amigo) para assistir a um jogo?

O Pedro Vale já falou sobre este cenário aqui e propôs uma solução que me parece fazer todo o sentido. “A solução lógica para esta situação é permitir que um sócio com lugar anual mude de lugar para poder ir para perto dos seus convidados. Quando fosse comprar os bilhetes para os seus convidados, o sócio poderia requisitar a alteração do seu lugar (alteração válida exclusivamente para esse jogo) para outro lugar”. Eu acrescento que se o novo lugar fosse de uma bancada mais cara, o sócio pagaria a diferença de preço e, para evitar que a excepção se transforme em regra, o detentor de um lugar anual poderia recorrer a esta solução num número limitado de jogos por ano (4 ou 5).

A bilhética do FC Porto está informatizada e, por isso, não me parece que este tipo de funcionalidade seja impossível de implementar. Infelizmente, quase três anos depois, o problema continua sem ter uma solução satisfatória e é a principal razão por que eu deixei de ter um lugar anual.

2 comentários:

Pedro Vale disse...

É um assunto antigo e que infelizmente continua sem resposta. Pode ser que relembrando o assunto de tempos a tempos, alguém ache que teve uma ideia parecida.

Engraçado era uma caixa de sugestões no site oficial. Podia ser que começassem a perceber o que os sócios realmente querem...

Pedro Malaquias disse...

Tornou-se possível no Benfica o ano passado, sendo que pode alterar-se o red seat para qualquer lugar do estádio (tendo que pagar a diferença caso seja para um lugar mais caro; estranhamente, se mudarmos para lugar mais barato não nos dão nada)