sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prémio de participação no Mundial de 2010

A FIFA organiza de 4 em 4 anos uma competição de futebol de selecções nacionais de todos os cantos do mundo. Chama a essa competição "Campeonato do Mundo de Futebol". Estas competições são extremamente proveitosas para a própria FIFA (o Mundial de África do Sul de 2010 rendeu cerca de 2.600 Milhões de Euros), que estranhamente pouco redistribui quer pelos seus participantes quer pelas federações afiliadas que não participam.

O Mundial de África do Sul de 2010 viu (e bem) emergir mais um beneficiário da competição: os clubes detentores dos passes dos jogadores convocados para as selecções participantes.
Apesar de o valor não ser muito alto para os clubes com jogadores de topo ($1600 dólares por dia), será decerto uma ajuda preciosa para alguns clubes, podendo ser em alguns casos, até várias vezes maior do que o salário recebido pelo jogador. Segundo o site oficial da FIFA, o número de dias utilizado para os cálculos das "redistribuições de riqueza" é obtido contabilizando o número de dias em que o atleta esteve na competição e acrescentando duas semanas de preparação, i.e., desde duas semanas antes do primeiro jogo até ao dia da eliminatória em que a selecção para a qual foi convocado foi eliminada.

Os principais clubes beneficiados com esta medida foram os do costume, o que não é de estranhar porque são os clubes que têm mais internacionais pelas grandes selecções nas suas fileiras. O Barcelona foi o clube que mais recebeu ($667.000, por 13 jogadores), seguido do Bayern de Munique ($599.000), Chelsea FC ($588.000), Liverpool FC ($535.000) e Real Madrid ($522.000).

No caso do FC Porto este dinheiro poderá dar alguma ajuda, especialmente numa época em que não há prémios por participação na Liga dos Campeões, equivalendo a um pouco mais do que $350.000. As receitas referentes ao FC Porto estão distribuídas da seguinte forma:

Estes valores não se encontram discriminados por clube oficialmente, estando por isso os valores acima sujeitos a erros de cálculo

Esperemos que esta generosidade da FIFA se mantenha nas próximas competições, já que é a competição nos clubes que revela e paga os jogadores que tanta gente atraem a estas competições de selecções nacionais. Para o FC Porto, só podemos desejar sucesso aos jogadores mundialistas e esperar que as suas selecções sejam sempre finalistas!

1 comentário:

José Correia disse...

Olhando para estes valores apresentados pelo Pedro Vale, conclui-se que a indisciplina do Cristian Rodriguez custou ao FC Porto cerca de 70 mil dólares. Isto, claro, para além do jogador não ter beneficiado da valorização que uma presença na fase final de um Mundial sempre acarreta.