quarta-feira, 27 de julho de 2011

Desta vez foi António Morais o escolhido

Foto do banco portista na Final da Taça de Portugal 1983/84


Corria a época de 1983/84 e o estado de saúde de José Maria Pedroto - tal como já ocorrera na temporada anterior - impediu-o de estar à frente da equipa por longos períodos. O seu adjunto António Morais tomou conta da equipa nessas ocasiões, inclusive na Final da Taça das Taças - a estreia do F.C. Porto em finais europeias.

No final da referida época José Maria Pedroto retirou-se definitivamente, dado o agravamento da doença que acabaria por levá-lo em Janeiro de 1985. A opinião generalizada - quase unânime, diria eu - na massa adepta do F.C. Porto era a de que Morais deveria suceder ao grande Zé do Boné. Mas, num golpe para muitos surpreendente, e aparentemente a conselho do próprio Pedroto, Jorge Nuno Pinto da Costa escolheu Artur Jorge para suceder ao grande Mestre.

A escolha, como sabemos, acabou por revelar-se inspiradíssima: Artur Jorge tornou-se o primeiro treinador português a ser campeão europeu e também o primeiro a vencer três campeonatos nacionais. Mas muita gente entre os adeptos do F.C. Porto - possivelmente devido a um sentimento de gratidão para com Morais e talvez por não gostar da intelectualidade e aparente frieza de Artur Jorge - sempre achou que o homem do Candal deveria ter sido o escolhido.


O calendário avançou 27 anos e eis que Pinto da Costa se viu confrontado com uma situação semelhante: um treinador principal de sucesso que parte e um adjunto de aparente gabarito, neste caso Vítor Pereira. Desta vez, o nosso presidente não tinha um "Artur Jorge" à mão, e assim, passados todos estes anos, "António Morais" vê-se recompensado.

Boa sorte para ele!

Foto: Paixão pelo Porto

12 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

O "Artur Jorge" dos nossos dias - que não em intelectualidade ou frieza - era o Domingos, mas, como este já estava comprometido com outro clube, a aposta teve de ser no Vitor Pereira. Desejamos e acreditamos que o ex-adjunto e agora treinador principal continuará com os sucessos do FC Porto.

meirelesportuense disse...

Gostei desse paralelismo feito entre António Morais e Vítor Pereira, é possível que haja algumas semelhanças mas não podemos esquecer que o outro Pedroto desertou...Dirme-ão que por ambição e é verdade, mas a ambição não justifica tudo.O Amor sim, mas com algumas reservas.

José Correia disse...

Já passaram quase 30 anos e não me lembro bem dos pormenores, mas tenho ideia que, da parte de António Morais, nunca houve um queixume público por não ter sido escolhido para suceder a Pedroto.

meirelesportuense disse...

Sei que o sentimento geral dos adeptos e simpatizantes foi de que o Morais saiu do Porto muito magoado por não ter sido escolhido pelo Pedroto...A versão que correu foi de que Pedroto foi o responsável pela escolha feita pelo deparatamento de Futebol, pois tivera a experiência com Artur Jorge a coadjuva-lo em Guimarães e ficou muito agradado...Sei que Artur Jorge lhe ofereceu o lugar de adjunto e Morais recusou, talvez por isso mesmo, por se sentir rejeitado e magoado.
Chegou a Treinador principal do Sporting.
Mas pouco mais se pode saber, António Morais morreu passado pouco tempo em Ourique no caminho para o Algarve.Conduzia um Alfa Romeo.

meirelesportuense disse...

Na foto reconheço para além do António Morais e de Jorge Nuno, o Dr Domingos Gomes e o jogador Costa extremo-esquerdo de grande qualidade. Não sei quem está entre Pinto da Costa e Domingos Gomes, nem quem é o jogador posicionado ao lado do Costa...Mas não se pode saber tudo.

Alexandre Burmester disse...

Entre Pinto da Costa e Domingos Gomes, caro meirelesportuense, está Fernando Vasconcelos, primeiro chefe do dep. de futebol na era Pinto da Costa. O jogador meio tapado pelo Costa também não consigo identificar.

Daniel Gonçalves disse...

O "jogador meio tapado pelo Costa" não será o Vermelhinho? Ou talvez o Walsh.

Alexandre Burmester disse...

O Walsh não digo que não, o Vermelhinho não me parece.

Daniel Gonçalves disse...

Estive a pesquisar o plantel do FC Porto em 1983/84 e talvez fosse o Teixeirinha, defesa, porque me parece - apesar da foto não ser a cores - que é louro/russo de cabelo e tem bigode.
Mas existe uma forma de saber quem é realmente o jogador em questão: se a foto é referente ao banco de suplentes e equipa técnica na final da Taça de Portugal, no Jamor, em 1984, contra o Rio Ave, basta saber quem eram os suplentes.

Luís Carvalho disse...

Claro que é mesmo o Mike Walsh.

meirelesportuense disse...

Obrigado Alexandre Burmester, Fernando Vasconcelos é um nome que tem peso na minha memória, mas na verdade não o conheci ou vi directamente daí estar a ter alguma estranheza.
Sugerem que o outro jogador seja Walsh e é bem possível...Mas eu até estava a pensar no Gabriel, ou no Jaques por exemplo...Não é o Teixeirinha, Daniel, disso tenho quase a certeza.

Daniel Gonçalves disse...

Meireles: pode não ser o Teixeirinha, a hipótese mais credível é ser o Mike Walsh, agora o Gabriel não é de certeza pois tinha saído no final da época 81/82, juntamente com o Romeu, para o Sporting, neste mesmo processo fomos a Alvalade contratar o Eurico e o Inácio.