sexta-feira, 15 de julho de 2011

A indignação do presidente da APAF


«Indiagnosticável a entrevista da RTP ao presidente da APAF, Luís Guilherme, sobre a penalização de Rui Costa por não ter anotado no relatório do Benfica-Nacional nada que se parecesse com a barafunda entre o jogador Luís Alberto e o treinador Jorge Jesus, ocorrida logo depois do último apito e transmitida em directo pela TV. O choque e a indignação dos dois parceiros da referida entrevista foi tão grande, nas perguntas e nas respostas, que levanta uma nova questão científica: se um árbitro não é obrigado a ver aquilo, é obrigado a ver o quê?»
José Manuel Ribeiro, O Jogo, 09/07/2011


O Luís Guilherme, presidente da APAF, que agora ficou tão chocado e indignado com o castigo aplicado à equipa de arbitragem do slb x Nacional, é a mesma pessoa que, em 28 de Abril de 2009, afirmou o seguinte numa entrevista ao Record/Antena 1:

"O árbitro tem de descrever no relatório o que observa (...) o que nos preocupa é se são omitidos factos nos relatórios (...) não me passa pela cabeça que eles [árbitros] não descrevam o que vêem e ouvem. Porque se não o fizerem estaremos perante um caso disciplinar grave. (...) é preciso dizer que a APAF não pactua com situações de omissão de factos, se acontecerem e forem verdadeiras. (...) os árbitros têm de escrever pormenorizadamente no relatório o que vêem e ouvem"


Como é mais do que óbvio, é impossível que os três elementos do trio de arbitragem não tenham visto a confusão e desacatos que se geraram no final do slb x Nacional. Aliás, a foto que ilustra este artigo PROVA a presença de dois dos árbitros no meio desses desacatos (um a segurar na bola, nas costas de Coentrão e Javi Garcia, e outro ao lado de Jokanovic, treinador do Nacional) e ambos a olharem para o sitio onde estava a dupla Jorge Jesus e Luís Alberto.

Sendo as imagens absolutamente inequívocas, o que é que realmente indignou o presidente da APAF?
O facto de três seus associados terem sido castigados (e muitíssimo bem!), ou o facto deste trio de arbitragem não ter escrito no relatório do jogo aquilo que toda a gente viu (e eles também)?

É natural que haja algum corporativismo mas, para não cair no ridículo, nem parecer que a APAF está demasiado alinhada com as posições do slb, era conveniente que o senhor Luís Guilherme tivesse mais cuidado nas suas posições públicas.

4 comentários:

victor sousa disse...

Esse é que é busílis da questão!
A falta de carácter destes pretensos "dirigentes"

Maria Da Fonte disse...

Excelente reparo.
Saudações
PORTO PORTO PORTO

Silver(io) disse...

Nada de novo no reino da Dinamarca.....o espanto é mesmo as pessoas credulas se espantarem com a recorrente prática de branqueamento ao serviço dos sempre lisbonenses e batoteiros...este guilherme é só mais um dos avençados e faz as coisas com paixão!

meirelesportuense disse...

O que o Luís Guilherme não quer ver omitidos nos relatórios dos árbitros, são os pormenores sobre por exemplo, jogos em que intervenha e possam prejudicar o FC do Porto, se forem factos que incriminem o Benfica ou o Sporting, aí as coisas mudam de figura, com é aliás, habitual em Portugal, nessas situações as coisas são mesmo para ignorar, como é a orientação superior...