quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um sonho de Verão


"Não tenho ainda nada decidido sobre o que vou fazer. Sei apenas que tenho mais um ano de contrato e é o meu empresário que está a tratar disso. (...)
tive várias possibilidades. Da Argentina o Boca Juniors; o Atlético de Madrid ou voltar ao Peñarol. Por enquanto, continuo firme no FC Porto, onde estou contente e tranquilo, porque tenho mais um ano de contrato. (...)
Pelo que sei, creio que o FC Porto quer vender-me.
"
Cristian Rodriguez, 18 de Julho


É natural que o FC Porto queira "despachar" o Cebola (eu já ando descontente desde Outubro de 2009) e é naturalíssimo que o jogador esteja tranquilo por ter mais um ano de contrato. Quem não estaria, tendo um salário mensal milionário (um dos mais elevados do plantel portista) apesar do rendimento desportivo quase nulo das duas últimas épocas?

Infelizmente, o pseudo interesse do Rubin Kazan em contratar Cristian Rodríguez, por uma verba em torno dos 13 milhões de euros (!), não passou de um sonho de Verão.

De facto, apesar da equipa celeste estar na final da Copa América, parece ser difícil arranjar algum clube disposto a pagar meia dúzia de milhões pelo passe deste internacional uruguaio e, estando em fim de contrato (termina em Junho de 2012), nem um empréstimo com opção de compra será solução.

Como estamos em período de saldos, talvez a SAD consiga vender este (in)activo (nas últimas duas épocas foram mais os períodos em que esteve lesionado do que em condições de dar um contributo válido à equipa) ao desbarato. Sempre se resolvia um problema e poupava um salário anual de cerca de 2 milhões de euros.

12 comentários:

Dragaoatento disse...

Off the topic:

Mais uma situação em que o jornal desportivo Record fica muito mal na fotografia!
Danilo "comprado" ao Santos por 13 milhões de euros
O FC Porto anunciou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a contratação de Danilo, futebolista internacional brasileiro sub-20, pagando 13 milhões de euros ao Santos, clube que detinha o seu passe.
"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar (...) ter chegado a um acordo com o Santos Futebol Clube para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do atleta Danilo Luiz da Silva", refere o documento.
O jogador brasileiro encontra-se entre os convocados que vão disputar o Mundial da categoria, que se disputa na Colômbia, em Agosto.
Danilo Luís da Silva tem 20 anos e é sempre apresentado como médio direito, embora actue com frequência na lateral defensiva desse corredor.
Ao serviço do clube paulista, esta época marcou quatro golos na Copa dos Libertadores da América e um no campeonato brasileiro, ao fim de 10 jornadas.
Danilo! "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo".

Mais uma estrondosa derrota do Vieira...!

E viva a FC Porto-Futebol,SAD

Dragaoatento disse...

Sobre o Cebola, concordo inteiramente com o texto do post...!

Saudações azuis e brancas!

The Blue Factory of Dreams disse...

Desde o primeiro momento achei um erro a sua contratação.
Unicamente pela loucura financeira da mesma.
Despoletou problemas óbvios no balneário, sem necessidade nenhuma, com os "consagrados" a quererem ganhar mais do que o "roubado" acabado de chegar.

Cebola sempre teve boa relação com os adeptos, mais até do que eu estava à espera, simpatizo com ele e gosto das suas características enquanto jogador.

Mas tem o problema "crónico" das lesões. Que depois afectam também o plano psicológico. Tem sido uma espiral..


Mas gostei muito de ver o Cristian na última aparição pela selecção na Copa América.
Algumas lacunas óbvias pelo facto de não jogar muito nos últimos tempos, mas foi preponderante e dos melhores em campo, nunca fugiu do jogo e sempre a tomar iniciativa com sprints e dribles.
Bonito de se ver.


É um jogador de 25 anos, internacional, com projecção Europeia, jogou no campeonato francês onde actuou no PSG, benfica e FC Porto.

Tem um peso salarial altíssimo, logicamente que o FC Porto o colocou no mercado, mas depois da "asneira" financeira da sua contratação o pior seria agora "oferecê-lo" de mão beijada.


Se ninguém o adquirir por um preço razoável, nem o FC Porto o conseguir envolver em nenhum negócio (já que se trata de um jogador com curriculum e interesante), se calhar o melhor é ter uma conversa com o jogador e acordarem uma tentativa de relançamento da carreira.

Ele baixa o ordenado, o clube dá-lhe novas oportunidades, com vista a ganharem ambas as partes com isso.

Abraço

José Rodrigues disse...

Eu concordo que arranjando quem pague uns milhões por Cebola, seja de o vender.

Mas acho também que o texto é demasiado duro para com Cebola. O seu rendimento nas 2 últimas épocas não foi elevado, mas também não foi certamente "quase nulo".

Para mim é claramente jogador com valia para ter lugar no plantel: se ninguém o comprar acho q pode dar certamente jeito (ainda q haja a questão das lesões). Emprestar é q nunca.

Pedro disse...

na primeira época ele jogou bem, na segunda apagou-se quase totalmente (por lesões e excesso de peso) e na última época, apesar de não ter jogado muito, é interessante verificar q quase sempre contribuiu com golos ou assistências, mesmo não fazendo muito mais em campo..

victor sousa disse...

os factos, esses "chatos", dizem claramente que foi uma aposta falhada.
Obter algum retorno é sem dúvida medida acertada e de aplaudir.
O resto são sentimentalismos bacocos

Dragaoatento disse...

...Se ninguém o adquirir por um preço razoável, nem o FC Porto o conseguir envolver em algum negócio (já que se trata de um jogador com curriculum e interesante), se calhar o melhor é ter uma conversa com o jogador e acordarem uma tentativa de relançamento da carreira.
Ele baixa o ordenado, o clube dá-lhe novas oportunidades, com vista a ganharem ambas as partes com isso.

Concordo com esta ideia, a qual até acho muito boa!

Saudações portistas!

José Rodrigues disse...

"Ele baixa o ordenado, o clube dá-lhe novas oportunidades, com vista a ganharem ambas as partes com isso"

Como portista naturalmente q acho a ideia muito boa, mas desculpem lá mas tb acho q é uma ideia um bocado lírica.

E isto porque o jogador não tem QUALQUER incentivo a aceitar isso, para mais a um ano de fim de contrato. Vamos lá a ver:

1)concerteza q não lhe vão dizer q se aceitar baixar o salário vai jogar mais vezes... certo? Cabe ao treinador decidir quem joga e não joga, jogo a jogo, independentemente de salários. Quer dizer, pelo menos espero q seja assim para bem do rendimento desportivo da equipa...

2) não o podem ameaçar de emprestar para o cu de Judas se ele não aceitar:ele tem contrato com o FCP, ninguém o pode obrigar a ser emprestado se ele não quiser. No pior dos casos podem encostá-lo (como ao B Moraes), mas isso seria dar um tiro nos nossos próprios pés.

José Rodrigues disse...

Dragãoatento disse: "Mais uma estrondosa derrota do Vieira...!"

LOL

A mim as vitórias q me interessam é dentro de campo... estas vitórias morais nas contratações não me interessam minimamente, o q é interessa é se foi (para NÓS) uma boa contratação ou não.

Sobre isso vou publicar amanhã um artigo, podemos continuar esta conversa lá.

Daniel Gonçalves disse...

Embora concorde que nesta altura seria importante vender o Cristian Rodriguez de forma a recuperarmos algum € pelo activo, discordo que ele tenha tido as duas últimas temporadas más, na penúltima (ou seja 2009/2010) ainda teve alguns bons jogos, lembro que no jogo do campeonato em Coimbra, ainda André VB era treinador da Académica, fomos lá ganhar por 2-1, com o golo da vitória apontado pelo Rodriguez, agora na temporada passada sim esteve muito abaixo do desejado, as lesões foram um agravante e teve períodos displicentes, recordo a expulsão contra o Besiktas no Dragão.

Daniel Gonçalves disse...

De recordar que na temporada passada teve ainda a concorrência para o mesmo lugar do Varela e do James.

Dragaoatento disse...

Quanto ao Rodriguez é evidente que ninguém pode obrigar ninguém a não ser na coacção psicológica.
Os dirigentes da SAD do FCP podem sempre sugerir-lhe o que for melhor para ele e para o clube:
a) Dado o teu sub-rendimento aceitas baixar o salário para níveis semelhantes aos dos outros, prolongas o teu contrato por mais 2 épocas e continuas no FC Porto a ver se relanças a carreira.
b) Caso contrário encontras clube de modo a ressarcir um pouco os azuis e brancos de algum prejuízo que possamos ter tido contigo...
c) Continuas cá mas possivelmente estarás um ano semi-parado ...etc...etc...(se houver outras ideias melhores estou pronto a aceitá-las).

...o q é interessa é se foi (para NÓS) uma boa contratação ou não.

Claro! descobriste a pólvora! É mais que evidente!
Mais! a) Ao contratarmos um talentoso activo vem ajudar-nos a nós FCP.
b)Por conseguinte não reforça, ou seja,não contribui para tornar o nosso arqui-rival mais forte.
c) Entendo que o facto dos nossos dirigentes revelarem mais habilidade e eficácia na gestão do clube nos deve orgulhar a todos nós os portistas...! Porque é um facto que os dirigentes do FC Porto ultimamente tem dado provas de grande visão ao contratar activos muito jovens e de grande futuro, os quais na maioria dos casos servirão para garantir a continuação dos êxitos futebolísticos e do engrandecimento económico do Clube, pois vamos valorizá-los e a seguir ganhar dinheiro com a venda deles. Porque fatalmente teremos de vender dois ou três activos todos os anos...

Viva o FC Porto!