terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma apresentação cheia de interrogações

Anteontem, perante 40359 espectadores e transmissão na Sport TV, decorreu a festa de apresentação do FC Porto aos seus sócios e adeptos, a qual, como habitualmente, incluiu um jogo (desta vez o convidado foi o histórico Peñarol de Montevideu).

Dos 26 jogadores apresentados, constatou-se que:
4 são guarda-redes - Helton, Bracalli, Beto e Kadú;
9 são defesas - Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, David, Otamendi, Sereno, Emídio Rafael e Addy;
6 são médios - Souza, Moutinho, Ruben Micael, Castro, Belluschi e Fernando;
7 são avançados - Hulk, Kléber, Varela, Djalma, Walter, Kelvin e Atsu.

E de fora ficaram mais oito, quatro devido à Copa América - Falcao, Guarín, Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez - e outros quatro porque estão com as suas selecções a preparar o Mundial de Sub-20 - James Rodriguez, Iturbe, Alex Sandro e Danilo.

Assim sendo, nesta altura há um total de 34 jogadores, para um plantel que deverá emagrecer para 24 ou 25. Ou seja, vai ser preciso vender e/ou emprestar pelo menos 9 jogadores. Quais?

Em parte vai depender do mercado. Penso que a SAD veria com bons olhos (e algum alivio) propostas credíveis para a venda dos passes de Fernando e Cristian Rodriguez. Mas, mesmo assim, ainda seria preciso colocar sete jogadores.

Aparentemente, por aquilo que se vai lendo e pelos indicadores dos jogos já realizados, os principais candidatos serão: Beto, David, Addy, Emídio Rafael, Kelvin, Atsu e Danilo (que vai continuar no Santos, pelo menos, até Dezembro).


Num cenário destes, o plantel 2011/12 ficaria com os seguintes 25 jogadores:
guarda-redes (3) - Helton, Bracalli e Kadú
defesas (8) - Sapunaru, Fucile, Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Álvaro Pereira e Alex Sandro
médios (6) - Souza, Moutinho, Ruben Micael, Castro, Belluschi e Guarín
avançados (8) - Hulk, Falcao, Kléber, Walter, James, Varela, Djalma e Iturbe

Custa ver de fora deste plantel miúdos com a pinta de Atsu e, principalmente, Kelvin, mas 7 ou 8 avançados será o máximo que o plantel comporta.
Seja como for, a confirmar-se, será um plantel de elevada qualidade, com particular destaque para o lote de avançados, e mais equilibrado que o da época passada. Mas suspeito que certezas só teremos daqui a um mês.

20 comentários:

Pedro disse...

também me custa ver sair o Beto, a não ser que ele queira mesmo jogar com maior regularidade para estar no Euro 2012

Sean Bradfield disse...

Por mim mandava o Walter embora e ficava com o Atsu...

João Machado disse...

Não sei se um plantel sem Fernando é mais equilibrado. Bem sei que ele tem andado contrariado, mas não vejo quem possa fazer o lugar de 6. O Souza não dá garantias, o Guarín e o Castro não é ali que jogam...
Se o Fernando sair, cheira-me que vamos ao mercado.
Por outro lado, Falcao não fica e deve sair mais um pelo menos. Rodriguez, Fernando, Alvaro, ou... Moutinho!

Gus_Ross disse...

Este teu plantel não está nada mal, é de longe o melhor embora não tenha a certeza se o Micael tem lugar.

Desde1973 disse...

Acho que jogadores como sereno, Ruben Micael, Fernando, Rodrigues e Walter deveriam ser vendidos ou emprestados. Walter dou-lhe o beneficio da dúvida.

Mário Faria disse...

Há muitas incertezas no que concerne ao plantel do FCP. Os jornais – a nossa principal fonte de informação – dão muitos dos nossos jogadores com clubes interessados no seu concurso : Fucille, Sapu, Rolando, Otamendi, Álvaro, Fernando, Guarin, Moutinho, Hulk, Falcão e Varela. Uma equipa completa. Apesar de reconhecermos que uma boa parte desse jogadores tem clausulas de rescisão quase proibitivas que acautelam a continuidade, também sabemos que muitos dos clubes interessados actuam directamente sobres os alvos para pressionar a saída. Aconteceu com Quaresma, Meireles e até com o Bruno Alves. Os bons caçadores sabem esperar o melhor momento, por isso o mercado parece bloqueado.
O FCP tem de vender e ao mostrar ao mercado a sua disponibilidade de rescindir com Fernando (em grande parte por iniciativa do próprio), dispensar Beto e a vontade em desfazer-se de Rodriguez ou Walter diminuem ou desvalorizam o valor desses activos. Provavelmente vão ficar ou saírem muito abaixo do valor desejado.
Por outro lado Álvaro parece na calha para sair : só assim se percebe a contratação de Alex por aproximadamente 10m€. Muitas dúvidas e poucas certezas nada convenientes a uma semana e pouco para o arranque oficial da época. O mesmo diria para um de dois homens do meio campo : Moutinho ou Guarin. Danilo colmataria a saída de um destes homens.
A época transacta havia o problema Meireles por resolver, e a contratação de um ponta de lança para “render” Kleber que não pôde vir. E veio Walter que foi caro e com um perfil algo desajustado â dinâmica da equipa. Quase tudo esta resolvido, portanto.
Falcão é uma incógnita e quando o Chelsea definir os seus alvos, é minha opinião que o resto do mercado vai mexer. Até lá resta esperar.

rbn disse...

Sinceramente, não queria estar na pele do Vitor Pereira.

Tanta qualidade, futuro e quantidade por escolher, e principalmente, ter que excluir 9.

Não queria MESMO estar na pele dele.

Mas uma coisa é certa:rezemos e muito para que Rolando e Otamendi não se lesionem ao mesmo tempo.

Falta UM DEFESA CENTRAL, de preferencia com qualidade.
O Coates era um excelente nome.

joao abel calais disse...

Cada sentença para sua cabeça...não (ninguém) foge a isso e ao destino que falcao(s) traça(m)...e pode assistir-se num "clic", ao desmantelamento de uma EQUIPA GRANDE como o N/ FCP!
De visionário pouco tenho,mas..."cheira-me" a Pereira/Falcao e Moutinho na porta da saída.
Tenho imensa pena que não se tenha ousado a compra de um big-big defesa central,assim como lamentarei que Kelvin não fique e que nele não se aposte a sério.
Não percebo o porquê do SIM a Bracalli e o NÃO ao Beto (qto a mim, o melhor português na s/posição).
Quem quererá este ...Fernando?!
O Djalma é pª quê?!... O Castro tarda em "libertar-se" de uma electricidade poderosa,é certo, mas... que não acende o filamento de uma quarenta velinhas ( de empréstimo em empréstimo até ...s'apagar de todo?!...).Addy,David,Christian R., R.Micael,Rafael : que destino?!
Mais prosa e "sentenças"... próximamente,ok?
Saudações Portistas
João Carreira
Em Tempo :
pelo que vi na Sport TV o nosso relvado pareceu-me um pouco mal tratado
... foi impressão minha? alguém, p.f., esclarece ?

Daniel Gonçalves disse...

Que foi feito do guarda-redes polaco Kieseks (seja lá como se escreve)? O do "frango" no jogo contra o Nacional para a Taça da Liga.
Espero que o Álvaro não saia para já, porque o Alex Sandro só vem em Janeiro e demora algum tempo a adaptar-se ao ritmo da equipa. Teríamos de jogar com o Fucile a lateral esquerdo.
Acredito que o Walter é um bom jogador, que necessita de ser melhor aproveitado, e precisamos sempre de um terceiro avançado: Walter, Kleber e Falcão (se continuar).

Jorge Mota disse...

Fernando chuto no cu

Kelvin e esse Christian Atsu e uma pena nao ficar com eles este ano

Falcao n fica quase certeza.e leva companhia.

Rodriguez tenho pena mas convem despachar

Sereno??!!Hmmm..n me cheira q tenha lugar no FCP

Bracalli e melhor q Beto

Tamos optimos mas..n vamos ficar assim!!

Quem tem HULK tem tudo!!!!!!!!

José Correia disse...

Sean Bradfield disse...
Por mim mandava o Walter embora e ficava com o Atsu

O Walter é ponta-de-lança, enquanto o Atsu é extremo. E, conforme se pode constatar, extremos temos muitos (e bons).

José Correia disse...

JON disse...
Não sei se um plantel sem Fernando é mais equilibrado

No lugar do Fernando podem jogar o Guarín (como durante dois meses da época passada) ou o Souza.

Mais equilibrado porquê?
Porque, ao contrário da época passada, temos alternativas de boa qualidade para os lugares do Falcao e do Álvaro Pereira (estou a partir do princípio que não saem).

José Correia disse...

joao abel calais disse...
Não percebo o porquê do SIM a Bracalli e o NÃO ao Beto (qto a mim, o melhor português na s/posição)

Porque o Beto precisa de jogar com regularidade (ser titular indiscutível numa equipa), para aspirar a fazer parte dos 23 que irão à fase final do Campeonato da Europa de 2012.

José Correia disse...

joao abel calais disse...
O Djalma é pª quê?!

É uma espécie de Juary (em termos de capacidade de arranque e velocidade de ponta).
Precisa é de ser mais eficaz no último passe e na concretização quando está isolado.

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
Espero que o Álvaro não saia para já, porque o Alex Sandro só vem em Janeiro

Quem só vem em Janeiro é o Danilo. O Alex Sandro vem a seguir ao Mundial de Sub-20.

Hélder disse...

Ruben Micael e Sereno, são sem sombra de dúvida o elo mais fraco deste plantel.

Daniel Gonçalves disse...

Concordo com o RBN, precisamos de um defesa central de qualidade, só temos o Rolando e o Otamendi (se nenhum deles sair entretanto). Considero que nem o Sereno, nem o Maicon (será que vai desenvolver???) me parecem alternativas credíveis para a Champions, é que este ano não estamos na Liga Europa, os adversários possuem outra categoria. E se for preciso, a 10/15 minutos do fim, defender um resultado e para tal um 3º central, e se um dos centrais titulares se lesionar ou for expulso????? Precisamos de outro defesa central de qualidade.

meirelesportuense disse...

Tiraria o Sereno e colocaria o Fernando, Fernando faz bem o lugar de central, defesa direito e claro, "médio defensivo"...Sereno não faz bem nenhum dos lugares que já vi desempenhar.Com a reentrada do Fernando aumentavam as possibilidades de polivalência e permitiria engrossar o rol dos defesas ou dos médios.
Na frente manteria o Kelvin, que juntamente com o Iturbe poderá constituir um duo surpresa para colocar em campo em diversos jogos e alterar esquemas tácticos.A grande dúvida que tenho é Djalma.
Esteve muito bem na parte final do anterior Campeonato mas agora parece perdido.
Ficaria também com o Beto, para mim com Helton, Beto e Bracalli.
Sapunaru também dá um jeito a central, portanto teríamos três defesas direitos -Fucile, Fernando e Sapunaru- cinco centrais- Sapunaru, Rolando, Maicon, Otamendi e Fernando; três defesas esquerdos -Fucile, Álvaro Pereira e Alex Sandro.
Três hipóteses para médios defensivos -Fernando, Sousa e Guarin;
Cinco/seis médios puros -Moutinho, Balluschi, Castro, Guarin, Sousa e Rúben Micael;
Oito/nove avançados - Hulk, Falcao, Kléber, Varela, James, Walter, Iturbe, Kelvin e Djalma.

eumargotdasilva disse...

Acho graça que ninguém pense que o Guarín saia; mas para mim é um dos que acho que tanto Mourinho como Libras Boas gostam... jogador que faz estragos...

miguel.ca disse...

Concordo mais ou menos com um tudo mas de uma coisa concordo muito mais do que o resto. O defesa central. Não podemos ter só dois (grandes) centrais e grandes...mais ou menos. Nenhum deles é um Pepe ou um Ricardo Carvalho, longe disso mas, precisávamos de facto de mais um em troca do Maicon que o emprestava para o puto fazer uma época inteira a jogar para ver se desabrochava de uma vez por todas.