domingo, 3 de julho de 2011

Hora de decisões



Depois do doloroso "até um dia destes" a Villas-Boas e da surpreendente escolha dos adjuntos de Vítor Pereira, convém começarmos a analisar temas mais concretos e mais urgentes no curto-prazo. Por exemplo, com que "11" iremos abordar a nova temporada?

Obviamente que (quase) tudo está dependente das eventuais saídas que, certamente, ainda irão ocorrer (e como 31 de Agosto ainda é tão longe...), contudo há coisas que devem ser alinhavadas o mais cedo possível.

Começando pela baliza, as coisas parecem estar a correr bem (haja algo com que nos alegremos). Hélton chegou a ameaçar uma saída em beleza depois de uma época em grande. A sua melhor de sempre com as nossas cores. O "seu" Vasco da Gama o esperaria no Brasil. Ainda bem que pensou melhor e ficou mais uma temporada, provavelmente a sua última no Dragão.
Para o banco, ficamos a ganhar com a troca de Bracalli por Beto. Apesar deste último ter defendido a importantíssima (decisiva!) penalidade na final de taça de Portugal, uma análise fria aos seus números no tempo jogado (que não foi tão pouco quanto isso), obriga-nos a concluir que sofreu golos a mais. Foram raríssimos os encontros em que saiu com a folha limpa.

No sector defensivo, continua a residir o nosso maior problema.
Certo que o balanço da época anterior tem que, forçosamente, ser considerado positivo, mas, quem leu nas entrelinhas, sabe que muita coisa pode e deve ser melhorada.
As aflições que se viram em Sevilha, no jogo de Moscovo contra o CSKA e também em ambas as partidas em que defrontámos o Villarreal, colocam vários pontos de interrogação para o nosso futuro numa Champions. Alguém consegue apostar, convictamente, que seria desta que sairíamos ilesos numa eventual nova incursão ao terreno do Arsenal? E contra um Real no Bernabéu? E é melhor nem falar no Barcelona...

Muitos se queixam de Rolando. Contudo, a bem ou a mal, este poucas vezes aparece directamente ligado a um golo adversário. Há quem diga que se sabe esconder...
Já Otamendi, ainda não é tudo aquilo de que dele se diz. Foi mesmo quem mais dificuldade sentiu nos jogos verdadeiramente grandes.
Maicon e Sereno? Não para além do banco.
O melhor seria mesmo comprarmos alguém para o eixo da defesa.



Nas laterais, continuam as poucas garantias na direita e seria já muito bom se A.Pereira regressasse à sua forma pré-lesão.

No miolo, e tal como sucedeu com o antes tão elogiado Paulo Assunção, não creio que ficaremos a chorar a partida de Fernando. Quem é médio e só defende, não cumpre o seu papel na plenitude.
Para além do mais, é sempre o jogador mais nervoso nos grandes jogos. Ofereceu o segundo golo ao slb no jogo da Taça, deu ao Braga a oportunidade de brilhar na final da Liga Europa e, não satisfeito, deu ainda uma mãozinha ao Guimarães no Jamor. Por sorte, tudo acabou em bem.

Quanto a Moutinho, o seu grande segredo parecer ser...deixar jogar os outros. Isto pode ser bem positivo quando se tem a felicidade de contar com um Hulk ou um Falcao, na frente. A coisa pode é tornar-se problemática se apenas sobrar um deles. Aí o meio-campo terá que produzir muitos mais golos e assistências...
Talvez seja a época de um Souza ou de um Micael. E que o Guarín continue com o pé quente.

O ataque é o sector de todas as dúvidas.
Foi aqui que tudo bateu certo na última temporada. Aqui que esteve sempre o nosso grande "segredo".
Walter e Kléber, os dois juntos, valem meio-Falcao?
Varela e James, qual das metades da época passada era a mais verdadeira em relação à real valia destes dois extremos?

Que ao menos se confirme a permanência de Hulk mas, com tanto dinheiro que ainda parece andar pelo futebol, seria prudente não darmos a coisa por garantida..

5 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

a coisa promete ser complicada.

Quem vai sair, tarda em fazê-lo, o dinheiro não circula. Os substitutos não chegam.

Os clubes vendedores estão reféns do mercado.
Os empresários e os tubarões fazem o que querem, quando querem.

31 de Agosto é tão longe...

Veja-se a novela Falcao, que tem tudo para dar palhaçada ainda por um bom tempo...


No meio de tudo isto quem sofrerá mais é Vitor Pereira, que já tem uma tarefa complicada e que poderá ter de baralhar as cartas algumas vezes, até saber com o que pode contar realmente..

Faltam praticamente 2 meses de novelas de mercado, contudo a equipa entra em acção daqui a 1 mês, a doer!!!

Cumps

thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

Daniel Gonçalves disse...

Concordo com a maior parte do conteúdo do post, mas discordo num pormenor: a avaliação da prestação do Beto. É verdade que sofreu mais golos, mas temos de inserir as suas prestações e a sua entrada a titular na parte de relaxamento e descontracção da equipa, já depois de assegurado o título, se fosse o Helton provavelmente os resultados seriam os mesmos. Convêm não esquecer que foi nessa fase final que alternamos muito os jogadores na defesa, pormenor que eu concordo na análise feita pelo Luís Carvalho aos centrais do "banco", ou seja foi com Sereno e Maicon a centrais que Beto mais golos sofreu, portanto considero que, para a Champions, nem Maicon ou Sereno nos oferecerem muitas garantias, vamos jogar contra Barça, Real Madrid, equipas inglesas e italianas do topo, temos de contratar um 3º central de grande valor para alternar com o Rolando e o Otamendi. Ainda há quem acredite que o Maicon vai crescer e valorizar para ser o próximo Pepe, mas tenho as minhas dúvidas.

joao abel calais disse...

Concordo quase em absoluto. O quase é que acho o BETO um valor a não desprezar...
Desde sempre(incl. ano de glória anterior) que me parece que nos falta,para sermos ainda maiores: um "Bruno ALves" e um "João Pinto". O Fernando,pode ir à vidinha dele, até porque já mostrou que quer outro campeonato e outras coisas.Do que eu duvido, é que haja comprador,dado o nível(baixo)em que se vulgarizou e do qual, NÃO me parece ter estaleca para sair, rumo a ser uma... "star".
Se Falcao sai (até quase estou a torcer para que a colômbia não vá longe...) e o JMoutinho idem,idem-aspas-aspas ... nem quero PENSAR!
Confio que o N/ "Pintinho" sabe muito mais disto do que eu (tem-no provado) e daí que eu continue a manter a caixinha do "Stilnox" em recato ...
Saudações Portistas e uma boa semana

João Carreira

Nuno Nunes disse...

O Beto tem um problema: a saída às bolas bombeadas para a área. A pequena área não é totalmente dominada por ele - vejam-se os golos conseguidos pelo Portimonense na antepenúltima jornada do campeonato.

Por aquilo que vi do Kléber ao serviço do Marítimo parece-me que fizemos uma óptima contratação e que ele poderá mesmo ser a revelação da próxima época.

José Rodrigues disse...

Acho sinceramente ridiculo dizer q ficamos a ganhar com a troca de Beto por Bracalli por termos sofridos mais golos quando o Beto estava na baliza.

O q interessa e' se sofremos golos por culpa dele, ou não (e se para alem disso ainda fez grandes defesas). E por esse ponto de vista constato q o Beto cumpriu plenamente quando foi chamado 'a equipa.

Alias, so' compreendo a saida dele se foi por iniciativa propria (nomeadamente por não querer correr o risco de passar a maior parte da epoca no banco), nunca por iniciativa do FCP.