terça-feira, 5 de julho de 2011

Que é feito do "made in" Academia?


Olhando para a extensa lista de contratações do SCP, parece que o "made in" Academia passou de moda, se é que algum dia esteve.

Marcelo Boeck (brasileiro)
Fabián Rinaudo (argentino)
André Carrillo (peruano)
Alberto Rodríguez (peruano)
Sebastian Arias (colombiano)
Luís Aguiar (uruguaio)
Diego Rubio (chileno)
Oguchi Onyewu (norte-americano)
Stijn Schaars (holandês)
Ricky van Wolfswinkel (holandês)
Atila Turan (francês)

E a comunicação social adianta que o próximo reforço leonino pode ser Valeri Bojinov, um avançado búlgaro...

Lembram-se do tempo dos discursos grandiloquentes, quando o SCP era apresentado, pelos próprios sportinguistas e por outros, como um exemplo de aposta nos jogadores portugueses e, particularmente, na sua formação?

20 comentários:

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Quanto à pergunta no fim do post digo:
Claro que me lembro. Ainda na época passada era o "lema" do sporteng. A direcção mudou e mudou o lema e até outras coisas, como por exemplo o ataque feito ao FC Porto através das arbitragens e pelos paineliros residentes nos diversos programas televisivos.

Mas também digo que estas contratações não metem medo a ninguém. Em algum hão-de acertar mas parece-me que são as contratações típicas de lisboa, ou seja, nas equipas de lisboa qualquer triste jogador contratado é adjectivado nos jornais como sendo um dos mais melhores bons... até começarem a perder jogos.

Eu quero é ver o FC Porto a vender e a comprar, pois certamente vai ter de vender e consequentemente vai ter de comprar.
E quando comprar espero que seja porque não tinha mesmo ninguém "em casa" que pudesse substituir quem foi vendido, até porque a agir assim o FC Porto até estará é a ir exactamente ao contrário da lógica de projectos como o 611."

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Visto que o link vai dar à parte genérica do O Jogo, aqui fica o que queria linkar:
"Ricardo Ferreira contratado pelo AC Milan

O AC Milan contratou o defesa central de 18 anos que estava ao serviço do FC Porto Ricardo Ferreira, onde estava integrado nos juniores sub-19. O jovem português estava em final de contrato com o clube da invicta.

A notícia foi avançada pela estação televisiva TV Sky Italia que também refere que Ricardo Ferreira poderá integrar o pré-estágio dos “rossoneri”
."

paulop disse...

JC a parte burlesca da apresentação destes "topes", é quando os dirigentes vasquinhos mais parecidos com calimeros, se passeiam entre taças ganhas no tiro ao arco e desportos similares, patéticos, nada de nada, para me sentir preocupado.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

meirelesportuense disse...

O Platini é que deve estar exultante...Finalmente em Portugal vamos ter uma equipa de Futebol predominantemente Portuguesa!...

Amphy disse...

Nelson Machado,

efectivamente este ano uma fornada de jovens promessas abandona o FC Porto. Entre os quais os dois centrais com (dizem) bastante futuro.

Depois do Thiago Silva (um dos melhores do mundo), o AC Milan pesca mais uma promessa com origem no Dragão. Ganha-se umas vezes, perde-se outras...

Azulantas disse...

Apesar de ainda terem de o provar em campo, o Sporting parece estar a contratar com algum critério. E não existe clube no mundo que tendo aspirações a ganhar títulos possa viver apenas dos produtas das suas escolas/canteras.

Parece que o Sporting também aprendeu essa lição.

José Rodrigues disse...

Bem, quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho... Projecto 611 diz alguma coisa?

Alias, para quem tem elogiado a forma como o FCP tem mandado a formacão 'as malvas, presumo q vão elogiar o SCP pela direcão q esta' agora a tomar...

De qq forma, dois comentarios:

1) eu sempre disse q a forte aposta do SCP em jogadores da casa na ultima decada tem sido primariamente por imposicão (falta de guito) e não por enorme vontade propria.

2) dito isto, o q estão a fazer agora não invalida q a Academia do SCP tem de facto sido uma boa fabrica de talentos na ultima decada. Alias, não sei se repararam mas ironicamente temos 2 jogadores formados no SCP no nosso 11 titular (Moutinho e Varela) contra 0 formados no FCP...

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
Bem, quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho... Projecto 611 diz alguma coisa?

Parece-me claro que o Projecto Visão 611 foi um falhanço, tal como já foi referido no 'Reflexão portista' N vezes.
Contudo, ao contrário do SCP, no FC Porto nunca se fez da pretensa aposta na formação uma bandeira. Aliás, no SCP chegaram a apresentar a "forte aposta na formação" como algo que era estratégico e um exemplo em termos internacionais. Ridículo!

No FC Porto, com ou sem aposta na formação, o objectivo sempre foi claro: construir equipas para ganhar no imediato.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
ironicamente temos 2 jogadores formados no SCP no nosso 11 titular (Moutinho e Varela) contra 0 formados no FCP...

De facto, é irónico que o SCP apregoe aos quatro ventos uma "forte aposta na formação" e os melhores jogadores que consegue formar estejam a jogar noutros clubes, incluindo em clubes rivais...

José Rodrigues disse...

'Ridículo!'

Reclamar q a aposta estrategia na Acamedia e' ridiculo, e' de facto discutivel e plausivel.

Mas não e' ridiculo reclamar q o SCP e' (tem sido) um exemplo internacional na formacão. Não conheco muitos clubes q, na ultima decada, praticamente todos os anos produzem um jogador do calibre de um Ronaldo, Quaresma, Nani, Moutinho, Varela, etc.

Voces conhecem (comecando pelo Jose Correia, q achou essa afirmacao ridicula)?

José Rodrigues disse...

'De facto, é irónico que o SCP apregoe aos quatro ventos uma "forte aposta na formação" e os melhores jogadores que consegue formar estejam a jogar noutros clubes, incluindo em clubes rivais...'

Bem, no caso do Varela claramente meteram agua, desperdicando-o.

Mas no caso do Moutinho, convem lembrar q encaixaram 11 milhões por um jogador q lhes custou zero. Não vejo ai caso para lhes dar tanga.

Eu não me importava muito q o SCP tivesse 11 jogadores formados no FCP, desde q nos tivessem pago 121 milhões por isso...

(desde q depois não desperdicassemos os 121 milhões, claro - e penso q a explicacão para os problemas do SCP passa em boa parte por ai, tendo estourado nos ultimos anos muito dinheiro de boas vendas em Pongolles e Kmets).

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
praticamente todos os anos produzem um jogador do calibre de um Ronaldo, Quaresma, Nani, Moutinho, Varela, etc.

Dessa tua lista, a que poderíamos juntar o Miguel Veloso, o Nani foi o último a passar da formação para os seniores, em Julho de... 2005!
Daí para cá, houve o Rui Patrício em Julho de 2006 e quem mais?

Nos últimos anos tem sido mais conversa e propaganda que outra coisa. Aliás, na época passada, após as vendas forçadas do João Moutinho e do Miguel Veloso, a forte "aposta na formação" já foi em "jovens" como o Pedro Mendes e o Maniche e em "portugueses" como o Zapater ou o Valdés.

José Rodrigues disse...

"Dessa tua lista, a que poderíamos juntar o Miguel Veloso, o Nani foi o último a passar da formação para os seniores, em Julho de... 2005!
Daí para cá, houve o Rui Patrício em Julho de 2006 e quem mais?"

Bem, acho q não preciso de dizer o obvio: a valia da formacão não se avalia aos 18 anos, mas sim ate' a uns, digamos, 23 ou 24 anos... o Bruno Alves aos 18 anos não era praticamente ninguem, por exemplo (tal como o Varela, ja' agora).

Moutinho e Nani, por exemplo, tem hoje 24 anos. Em 2008 tinham apenas 21.

Ou seja, so' hoje em 2011 e' se pode comecar a tirar algumas conclusões da fornada de jogadores q passaram a seniores em 2008, digamos, e e' cedo para avaliar os q se lhes seguiram.

Dito isto, tenho dificuldade em descortinar o proximo Moutinho ou Nani no plantel do SCP. Mas e dai se calhar e' melhor não ser precipitado; ha' 4 anos tb ninguem dava nada pelo Varela, e no entanto...

Mário disse...

http://megadragoes.blogspot.com/.
visitem e tem xat

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
Bem, acho q não preciso de dizer o obvio: a valia da formacão não se avalia aos 18 anos, mas sim ate' a uns, digamos, 23 ou 24 anos...

24 anos?!!!
Claro que há excepções, mas os que são realmente bons (os de top) já se destacam aos 18-20 anos.
E no FC Porto tivemos bons exemplos: Gomes, Futre, Rui Barros, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Vítor Baía, Domingos, Ricardo Carvalho, Anderson, James

eskilsson disse...

José Correia,

Futre, esse produto das escolas do Porto...

José Rodrigues disse...

Jose Correia disse:

'Claro que há excepções, mas os que são realmente bons (os de top) já se destacam aos 18-20 anos.'

Nem vou mais longe: bem, eu pensava q tinha visto o Jose Correia a achar q um Hulk (*) era um jogador de top, mas pelo vistos enganei-me... deve ser apenas 'bonzinho', presumo ;-)

E como o Hulk, ha' imensos jogadores q so' dão nas vistas aos 22-24 anos. Ja' aqui falei dos casos de Varela e B Alves, mas podia dar mais dezenas de exemplos.

(*) Hulk, esse jogador q ja' se destacava 'tanto' aos 18-20 anos q foi contratado ao Vitoria (Brasil) pelo poderosissimo Kawasaki do Japão por tuta-e-meia, isto depois de ter passado incognito pela formacão do Vilanovense

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
E como o Hulk, ha' imensos jogadores q so' dão nas vistas aos 22-24 anos.

Se não estou em erro, quando o FC Porto contratou o Hulk este tinha 21 anos e, apesar de ter andado "escondido" pela 2ª divisão japonesa, tinha brilhado suficientemente para a SAD portista decidir (e muitíssimo bem) investir 5,5 milhões de euros em 50% do seu passe.

José Correia disse...

Quanto ao Bruno Alves, fez uma grande época em Guimarães (com 21 anos) e, na época seguinte, voltou a brilhar ao serviço do AEK Atenas.

De facto, não me lembro de muitos jogadores de top que tenham passado despercebidos dos 18 aos 23 anos e só tenham começado a dar nas vistas a partir dos 24 anos.

Amphy disse...

Caros,

é curioso que sendo o Sporting um clube declaradamente (pelos próprios) mais formador que o FC Porto, no ano passado ambos tinham o mesmo número de jogadores na sua equipa, formados (ou parte) no clube contrário.

A saber:

- o Sporting tinha o Nuno André Coelho, Tonel, Hélder Postiga e Evaldo.

- O FC Porto teve o Beto, Emídio Rafael, João Moutinho e Varela.

Curioso, não?

Bem hajam.