quinta-feira, 21 de julho de 2011

A queimar etapas

Os bons ventos de Vila do Conde parecem trazer algumas confirmações auspiciosas para a nova vida do Dragão no pós Libras-Boas. A qualidade e a base dos princípios de jogo da equipa são para continuar. Kléber reforça estatuto de avançado capaz de morder calcanhares a Falcao. E, apesar de tudo aquilo que por aí se vai escrevendo, há mais vida neste FC Porto para além de Hulk.

A entrada em cena da equipa azul e branca diante o Rio Ave foi avassaladora. Tão pressionante como o vento que soprava a nosso favor. Com rápidas recuperações de bola e anulação do espaço ao adversário, o acerco à baliza de Paulo Santos foi natural. Kléber avisou num remate ao poste, e não tardou muito para confirmar a vantagem num cabeceamento certeiro após cruzamento de Fucile.

A intensidade máxima perdurou mais alguns minutos, o suficiente para a vantagem se dilatar. Desta vez, o precioso vento colaborou no ensaio. Ainda assim o golo de canto directo de João Moutinho é uma beleza. Nem 15 minutos haviam decorrido e a vitória já estava no papo.

Propositadamente ou não, o certo é que com a vantagem mais alargada a cambada de Vítor Pereira levantou o pé. Foi sempre controlando o jogo a seu bel-prazer, é certo, mas a focalização perante a baliza vila-condense era menor. E não foi por mérito próprio dos da casa que a redução no marcador se deu. Um disparate de Fernando em zona proibida obrigou Bracali a fazer falta. João Tomás converteu a penalidade.

O 2º tempo trouxe um menor fulgor e uma menor agitação para o encontro. As inúmeras substituições foram descaracterizando a organização geral das equipas e a malta que entrou safava-se como podia. Antes de tanta dança nos bancos, ficou como registo – bem vistoso, diga-se – a estupenda incursão de Fucile por toda a ala esquerda, cruzando na perfeição para a cabeça de Kléber que não viu nenhum entrave para fazer balançar a rede, uma vez mais.

O ensaio positivo aguça o apetite para quando todo o plantel estiver à disposição do treinador. Para já, faz salivar a boca dos adeptos, que poderão, já no próximo Domingo, o saudar ao vivo e a cores no estádio do Dragão.

Foto rapinada num jornal tão asqueroso que nem vale a pena citar o nome

9 comentários:

José Correia disse...

2,4 milhões por 50% do passe do Kléber? Uma pechincha!

Este Kléber não engana. E, ao contrário do Walter, parece que não vai precisar de 2 anos para se adaptar ao clube, à cidade e aos métodos do treinador...

José Correia disse...

Um disparate de Fernando em zona proibida obrigou Bracali a fazer falta

O Fernando está a iniciar esta época com a mesma atitude que terminou a última.
Parece-me claro que temos ali um problema por resolver.

rbn disse...

Gostava de ter visto o Kelvin actuar por mais tempo.

Me parece que temos futuro por ali, juntamente com o David, o ganês Christian e o Addy.

Moutinho parece que joga no FCP desde sempre.O Sporting tinha jogador, não tinha equipa à altura(sem trocadilho) do jogador.

Fernando e mais uma gracinha sem graça, tal com na taça no Dragão, sendo que Bracali tinha de ter tido mais atenção ao bater o tiro de meta.
Sereno e Maicon na zaga é brincadeira de mau gosto, era sustos a toda a hora.
Fucile é todo-o-terreno nas alas, gosto muito deste rapaz.
Micael parece que esqueceu o futebol que mostrou na madeira.
E o resto depois a gente vê, ou no domingo, ou no outro a seguir.

Mas continuo com a minha opinião que é Hulk e mais 10.

meirelesportuense disse...

O fernando é um bom defesa central ou direito, que foi adaptado a médio defensivo, daí nunca ter ultrapassado algumas limitações técnicas que infelizmente sempre teve...Dificuldades em sair de situações mais apertadas ou de pressing.
Quando não tem ninguém a perturbá-lo joga simples e muitas vezes até consegue ser atrevido.Quando "adormece" se desconcentra da urgência que tem em libertar a bola e inventa normalmente faz asneira...Estou a lembrar-me de vários lances em diversos jogos, alguns muito importantes especialmente os que se fizeram contra equipas de primeiro plano.Mesmo na Liga Europa, contra o Vila Real ou na final contra o Braga, as coisas acabaram bem e forma esquecidas por isso, por não terem tido consequências de maior, agora imaginem que o Porto perdia uma Competição tão ilustre e valorizadora como a Liga Europa só porque o Fernando entrou em hibernação momentânea...Isso não quer dizer que não lhe reconheça todo o mérito, mas por exemplo ao Paulo Assunção aconteceu algo parecido, experimentaram-no até a lateral, mas este tinha capacidade para se sair muito bem de situações de maior aperto...O nosso OBAMA não, nem tem a habilidade natural do Assunção.Tem sim de estar muito desperto para tudo à sua volta, as suas limitações exigem, se quiser estar à altura do que lhe é solicitado, muita concentração competitiva.

Dragus Invictus disse...

Bom dia

Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
Fez mais uma exibição de alto nível.
Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

Jorge Mota disse...

Kleber n engana.comprem o passe todo rapidamente.

Kelvin e Christian bons pes-n enganam tb

Djalma-bom player

Fernando-irritante as usual

Gostei

Pedro Reis disse...

Mas será que ninguém leva o Fernando?

meirelesportuense disse...

Eu não queria, nem quero sugerir que o Fernando saia, admiro-o muito apenas peço que ele jogue sempre muito atento e nos limites, porque a posição dele é crucial no esquema táctico da equipa e um erro daquele género do de Vila do Conde enterra todo o esforço de um jogo...Lembrei-me agora do Manchester Porto de há dois/três anos, se não erro.Uma pequena desatenção e um golo de bandeira do mais, melhor, maior do Mundo.E aquela propensão para fazer faltas muito próximo da área, habitualmente em períodos de descompressão...Livres que normalmente davam golos de bandeira.
E o Helton também adormecia, ficava anestesiado com o rumo dos jogos e punha-se a brincar e a conversar animadamente com os adversários de sua maior confiança...Desatenções que acabavam muitas vezes em golos...Estes tipos de desatinos e facilidades não pode acontecer, especialmente em quem deseja ser 100 por cento profissional.

Jorge Mota disse...

off top

leiam pfv entrevista do tal barbosa no rascord de hoje

..Não é o FC Porto que nos preocupa. Preocupa-nos é, se formos à Champions, o Barcelona e o Real Madrid, para também podermos competir. Porque, daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. O campeonato do Sporting daqui a um ano ou dois será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid..

Tao a ficar pior q os outros!!

Ai maezinha