quarta-feira, 9 de julho de 2008

Cerco do Porto

Faz hoje precisamente 176 anos (9 de Julho de 1832) que as tropas liberais de D. Pedro desembarcaram no Mindelo (na verdade terá sido na praia da Memória) para tomar a Cidade do Porto e surpreender o exército Miguelista, que posteriormente acabaria por sitiar os liberais dentro da cidade durante mais de um ano.

A duração do Cerco trouxe à cidade a fome e a perspectiva de uma rendição e também dois inimigos inesperados que iam dizimando os sitiados que a artilharia poupava: a cólera e o tifo. No entanto o Porto sobreviveu à doença, à fome e a dias ininterruptos de bombardeamentos que, ao invés de enfraquecerem e desmoralizarem os portuenses, vieram solidificar a identificação dos tripeiros com a causa liberal e aumentar a sua determinação na resistência pela Cidade que é sua. É à heróica resistência da Cidade do Porto e às tropas de D. Pedro (bem como aos apoios por si conseguidos em Inglaterra) que se deve a vitória da causa liberal em Portugal.

D. Miguel e o absolutismo acabariam por capitular no ano seguinte, em 1834.

Numa altura em que forças de diversos quadrantes se uniram para fazerem o "Cerco ao FC Porto" esta é, sem dúvida, uma data para recordar...

3 comentários:

José Correia disse...

«o Porto sobreviveu à doença, à fome e a dias ininterruptos de bombardeamentos que, ao invés de enfraquecerem e desmoralizarem os portuenses, vieram solidificar a identificação dos tripeiros com a causa liberal e aumentar a sua determinação na resistência pela Cidade que é sua»

Fazendo um paralelismo, eu diria:

O FC Porto sobreviveu ao Apito Dourado, ao Apito Final e a dias ininterruptos de "bombardeamentos" da comunicação social lisboeta que, ao invés de enfraquecerem e desmoralizarem os portistas, vieram solidificar a identificação dos dragões com os valores do mérito e competência dentro do campo e aumentar a sua determinação na resistência pelo Clube que é seu.

Mário Faria disse...

Gostei muito, Nuno.
Pouco, mas bom. Actualizei factos e datas que estavam no limbo da m/memória, e entendo que está muito adequado ao tema do dia.
Porém, é meu entendimento que o FCP tem uma força e importância muito superiores à cidade do Porto, hoje em dia. E é uma pena a nossa cidade ter perdido dimensão, voz e autoridade.

MC disse...

Obrigado Nuno

Sem duvida uma analogia muito actual. Relativamente à chamada Praia da Memória, à luz da época as distancias e os nomes eram muito mais abragentes. Com certeza as praias de mindelo chegavam até onde hoje se chama praia da Memória. E Memória é coisa que não nos falta.