sexta-feira, 4 de julho de 2008

A propaganda da imprensa encarnada


«A Assembleia Geral do Benfica terminou há minutos, por ordem do presidente da Mesa, devida a «falta de condições» para que continuasse.

Depois de o orçamento de contenção para as modalidades ter sido aprovado, os sócios puderam colocar questões ao seu critério e Luís Filipe Vieira foi alvo de insultos. Pouco depois, era fechada a sessão, devido ao ambiente quente que se verificava no Pavilhão do Estádio da Luz.

Sem prestar qualquer declaração, Vieira preparava-se para abandonar as instalações quando foi confrontado e empurrado por alguns elementos das claques mais exaltados. Houve algumas tentativas de agressão, de acordo com o que o Maisfutebol apurou junto de fonte próxima da direcção, obrigando à intervenção dos elementos da segurança presentes no local. Luís Filipe Vieira chegou a ser pontapeado no meio da confusão, embora não tenha sofrido consequências de maior com tais actos.


O presidente dos encarnados foi escoltado por três polícias e pelos restantes membros da direcção até ao exterior. Vieira apressou-se a sair das instalações seguido por uma multidão cada vez mais numerosa, refugiando-se no parque de estacionamento, onde os adeptos já não conseguiram entrar.

Rui Costa ainda ficou à conversa com os adeptos, tentanto acalmar os mais exaltados. Já no exterior, o responsável pelo futebol e administrador da SAD esteve vinte minutos depois do final da AG a responder às muitas questões colocadas pelos sócios, que ainda se mostravam bastante irritados.

Durante a reunião magna, segundo a mesma fonte, vários sócios tinham pedido a demissão do presidente, questionando algumas das suas declarações ao longo dos últimos meses bem como a segurança no Estádio da Luz.»
in Maisfutebol, 03/07/2008, às 22:56


Perante estes factos, dos mais graves que já se viram em assembleias gerais de clubes portugueses, como foram as primeiras páginas da imprensa encarnada do dia seguinte (hoje)?


A propaganda encarnada remeteu para pequenas notas de rodapé os insultos e agressões ao presidente da "instituição", por parte de sócios do seu clube.
Já agora, a culpa não terá sido do Pinto da Costa?...

13 comentários:

José Correia disse...

Sobre este assunto, Marinho Neves escreveu o seguinte no seu blog:

«Ontem Luís Filipe Vieira viu-se em grandes dificuldades para abandonar a reunião magna dos sócios do Benfica e foi mesmo necessária a intervenção da PSP. Esta situação vem ao encontro do que aqui escrevemos há uns dias atrás, quando dissemos que a politica de Vieira ao serviço do clube da Luz tem sido de perdedor e tudo porque tem escolhido no mapa da organização portista, não os melhores, mas os frustrados, os vigaristas e os incompetentes e por isso não podia esperar outra reacção dos sócios, senão a que aconteceu ontem, até porque nos últimos tempos o clube da águia só tem registado derrotas burocráticas que muito provavelmente podem ter consequências na área desportiva.»

José Correia disse...

E também sobre este assunto, o leixonense e benfiquista Eugénio Queirós, escreveu o seguinte no seu blog:

«LFV sai em esforço da assembleia que convocou para aprovar o orçamento. As notícias dão conta de a sua proposta recolheu 1.831 votos e teve 556 contras, acrescentando-se ainda 55 abstenções. Reconheça-se: não é um resultado famoso. E sair do pavilhão sob escolta e insultado, ao jeito de Carolina Salgado, é apenas mais um indicador da precaridade de Vieira no cargo que ocupa e que não tarda nada será de Rui Costa.Naturalmente.

PS - Ao abrir os jornais de hoje fui surpreendido pela pouca relevância dada a este sururu nas primeiras páginas...»

Nelson Carvalho disse...

Já não é primeira vez que o Vieira é enxovalhado pelos proprios adeptos do Clube. Já o foi quer no estádio, quer em outras Assembleias.

Mais, vêm-se constatando que as formas de manifestação de desagrado (ou será de frustração?) que os adeptos benfiquistas evidenciam, se estão a tornar cada vez agressivas, violentas e com grande regularidade. Foram insultos ao Vieira no estádio, agresões entre adeptos benfiquistas numa manifestaçao pacifica à porta da Luz, o incendio ao autocarro dos adeptos do FCP e agora as agressões a LFV. Tudo isto se passou em cerca de mês e meio.

Eu só faço a seguinte questão. Se tais actos tivessem sido ocorridos no Porto e por adeptos do FC Porto, o que se estaria a escrever e a dizer agora de tudo isto?

José Correia disse...

"Se tais actos tivessem sido ocorridos no Porto e por adeptos do FC Porto, o que se estaria a escrever e a dizer agora de tudo isto?"

Sem dúvida que seria motivo de abertura de telejornais e, claro, a BOLA, o Record e, principalmente, o Correio da Manhã teriam enchido as suas primeiras páginas com essa notícia bombástica.

Paulino disse...

desculpem a crítica, mas não consigo perceber qual a importância das noticias de outro clube neste blog...

acho que essas coisas já não se deveria dar importância.

Como diz o ditado:
Preocupem-se com o que há na vossa casa e deixem a dos outros.

José Correia disse...

O problema, caro paulino, não é o que se passa na casa dos outros (ninguém aqui discutiu os assuntos abordados na AG do SLB), mas sim o modo como acontecimentos graves e invulgares (não é vulgar o presidente de um clube ser insultado, ameaçado e até agredido por sócios desse clube, pois não?) são tratados pela comunicação social.

Alguém tem dúvidas que se algo de parecido se passasse no FC Porto, com sócios portistas a enxovalharem o Pinto da Costa, isso seria aproveitado para grandes parangonas e, quiçá, para especiais de informação e, talvez até, um prós-e-contras?

A manipulação dos factos e dos acontecimentos feita pela imprensa encarnada foi, é e será denunciada neste blog.

Mário Faria disse...

Embora não goste nem um bocadinho de LFV, ainda gosto menos da violência gratuita e dos desordeiros que não permitem que as AG´s, que são o órgão máximo de qualquer instituição, funcionem em pleno.
Este tipo de acções desvaloriza a operacionalidade e a importância de qualquer Assembleia e tende a reduzir a sua actividade para os actos previstos nos Estatutos. Hoje, quase tudo se reduz às Assembleias Ordinárias, onde muito pouco se discute de interesse. Enfim, uma maçada para os dirigentes, uma sensaboria para os que assistem.
Nos clubes, vai apodrecendo a vitalidade da democracia de base, e convenhamos que não há inocentes neste processo.

Mefistófeles disse...

Bom, em primeiro lugar julgo que a comunicação social devia fazer uma parceria séria com a Renova, no que toca às suas primeiras páginas. Alguns milhões de traseiros agradeceriam. Depois, gostaria de dizer que isto não é significativo: não foram 14 milhões a manifestarem-se, apenas uns quantos que devem ser os mesmos otários que vão ver jogos à Luz ( praí uns 10 mil em média ). Por último, não posso deixar de me lembrar de uma entrevista de Quique Flores, quando chegou a Portugal e lhe perguntaram que memórias lhe trazia o sport lisboa. A resposta foi: imagens a preto e branco ! Simpatizei logo com o espanhol. É que também eu só me lembro deles a preto e branco, com os guarda redes a usarem boné. E esta cena da AG do sport lisboa é a preto e branco, como o foi o Estado Novo. Do mais triste que pode haver e, no entanto, tão curial e tão consentânea com a sua história. Continuem assim, 14 milhões, amanhã serão 15. Basta contarem os defuntos, como nos nossos cadernos eleitorais.

Mefistófeles disse...

Mas, por favor, deixem lá o orelhas por muitos e longos anos. E contratem o avô Cantigas para vosso Director de comunicação social. Ao menos, entretém as crianças sem as violentar com as estúpidas campanhas de mkt "lava-cérebros". Pior não lhes podia fazer. E quanto a certos políticos e magistrados poder-se-iam evitar algumas lobotomias ( que custam muito dinheiro aos cofres do Estado ).

Mefistófeles disse...

Mário, reconhecendo a sua habitual lucidez: se a massa é rasca, o que se pode fazer ? A do sport lisboa representa o que o país tem de pior. Acham que os Descobrimentos começaram agora e que governamos o mundo a meias com os espanhóis. Que são 14 milhões ( sem contar com o resto do sistema solar...) Costumo dizer que cada um tem o que merece, e o orelhas é mais do que merecido para aquela ralé porque os representa. Como o foi Vale e Azevedo. Não tenho pena nenhuma, demasiados impostos paguei ( pagámos )para esses porcos terem impunidade política e criminal e continuarem a ser um símbolo do regime. As moscas mudaram, a m..da é a mesma.
Os jornalistas são os maiores inimigos das democracias porque se aproveitam da sua pouca cultura e isenção para manipular os intelectualmente indigentes que são a grande maioria do país. É assim no futebol como na política: porque será que andam sempre de mãos dadas ? É que os nossos políticos cresceram a ver imagens a preto e branco, com guarda redes de boné e (imaginaram ) que o sport lisboa era uma forma de luta contra a ditadura. Por isso Salazar os chamava de " peixinhos vermelhos nadando em água benta ". Papoilas saltitantes vai dar ao mesmo. É só perceber o ridículo.

Zé Luís disse...

"O modo como acontecimentos graves e invulgares (não é vulgar o presidente de um clube ser insultado, ameaçado e até agredido por sócios desse clube, pois não?".

José Correia, o problema é que se banalizou e os pasquins lisbonenses, a bem do regime, não gostam de dar notícias negatias a populaça.

E para esclarecer o Mário Faria, lembro só o que Paulo Gonçalves, do dep. jurídico do clube lisbonense, disse esta semana de uma AG da Liga: "calma olímpica".

As semelhanças e as diferenças têm um ponto em comum: Luís Filipe Vieira.

Nos últimos dois anos, FLV incendiou as AG's da Liga, mandou as bojardas e, rindo-se, pôs ao fresco, deixando todos atrás dele a resmungar e até a insultá-lo.

O Labaredas da Luz só merece que lhe façam o mesmo e na própria casa que se o acolhe a ele também jusifica-se acolher o bando de desordeiros que tanto matam com very-lights como incendeiam autocarros.

Mefistófeles, também fixei essa do Quique e das memórias a preto e branco. Já preparei até um post sobre isso para 2ª feira.

Zé Luís disse...

As claques também não querem o presidente e levam com ele a contragosto.

Mas talvez algum sociólogo+amante da liberdade de expressão+cioso do Estado de Direito explique:

- a razão de as claques, como a generalidade dos sócios dos clube, não quererem cumprir as regras, em forma de Lei, que ditam este tipo de associações de adeptos e que o Benfica, muito bem, quer obrigá-las a respeitar;

- mas querem, as mesmas claques ou guardas pretorianas, ver exercida uma Justiça só de 1ª instância que puna, com base em mentirosas, um clube adversário, não admitindo recursos como o próprio presidente, aliás, faz questão de desrespeitar.

- e querem aceder a um patamar competitivo por decreto, de resto enviesado pela falsidade das testemunhas, desejando ganhar na secretaria o que não conseguem no campo.

Mas quem percebe esta gente que gosta de atirar very-lights, incendiar autocarros, abandalhar ag's do clube? - e os burros ou desordeiros são os outros, quiçá barrados à entrada da capital?

Mas se da discussão nasce a Luz, então atente-se no que dizem de si próprios os energúmenos, como este que deixou um comentário anónimo no palco por excelência das diatribes, o Blog da Bola:

"essa meia dúzia de gaijinhos vive para o seu Grande Amor que é o Benfica, está em todo o lado e a unica coisa que quer é pelo menos no estádio da luz não ser alvo de constantes agressões, censura e puder apoiar o seu clube......
agora para quem só vai ao estádio quando joga o Sporting ou o Barcelona claro que tudo está bem.

Pergunta ao teu querido Presidente se o pessoal que ontem eram uns animais porque tentaram agredir o LFV já não eram animais quando nos foi proposto destabilizar a manifestção que houve a uns meses para convocar a assembleia geral extraordinária em troca de bilhetes para ir as Antas".

E há quem diga que não acredita em bruxas...


Depois fica sempre bem a solidariedade, especialmente se compararmos um homem, ainda que gangster, a um autocarro incendidado quiçá pelos mesmo adeptos. Glorigozo.

Paulino disse...

Sim Sr Correia, tem razão, mas... o que se passou já não é a primeira e nem será a última vez naquela casa.

Nós sabemos perfeitamente quem são os protagonistas da chacota em Portugal, que até por um lado, até fazem bem elevar a comédia e o humor entre os "espectadores".

Sim, no ponto de vista se acontecesse com o Porto, acredito que a comunicação social seriam implacáveis a divulgar violentamente essa informação...é compreensível, pois numa casa como o Porto, isso seria um choque já que o Porto assim como outros clubes, excepto Belenenses, são cívicos :) e não iriam tolerar tais actos.

Pessoalmente, quando vi a notícia só me ria por ver a vergonha de terceiros que não têm estofo de liderança.