segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Incrível negócio Hulk

O FC Porto comunicou à CMVM, na sexta-feira 25 de Julho, a contratação do jogador Givanildo Vieira de Souza mais conhecido no mundo futebolístico por Hulk (conhecido super-heroi criado pela Marvel Comics em 1962). A aquisição dos direitos desportivos do jogador custou 5,5 milhões de euros e o FC Porto ficou detentor de 50% do seu passe (o que significa que está avaliado em 11 milhões de euros), tendo sido assinado um contrato de 4 épocas, até 30 de Junho de 2012, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Os valores envolvidos no negócio deixaram os portistas bastante surpreendidos, dada a habitual relutância do FC Porto em pagar somas tão avultadas por um jogador de futebol, ainda por cima tratando-se de alguém completamente desconhecido sem sequer ter um passado na selecção nacional (tanto em jovem como em adulto) do seu país. Recorde-se que apenas jogadores como Lucho, Lisandro e Anderson tiveram direito a valores de aquisição tão elevados. Estaremos certamente na presença de um grande jogador, apesar de nem sequer merecer referência nas universais análises de Luís Freitas Lobo.

Ao contrário do que se possa pensar o negócio foi feito com um clube uruguaio, o Club Atlético Rentistas, que pelos vistos detinha os direitos desportivos de Givanildo. Este clube é usado regularmente por Juan Figger como entreposto de jogadores. Há jogadores que são inscritos no clube e imediatamente vendidos sem sequer chegarem a pisar os relvados uruguaios. “Figger, que tem como parceiro de Teodoro Constantin - o agente com quem (…) dragões terão negociado as transferências - já foi acusado de usar o esquema para escapar aos impostos a pagar pelas vendas dos passes dos jogadores. A situação levou mesmo a que fosse ouvido perante uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara de Deputados brasileira” (DN, 2008/07/26).


O jornal O Jogo caracterizou-o como “um avançado poderoso, fisicamente impressionante, mas com uma capacidade técnica claramente acima da média, características que lhe permitem actuar como um genuíno ponta-de-lança, no coração da área, mas também surgir com a bola controlada desde o meio-campo à procura do espaço para o remate, que surge com qualquer dos pés, mas preferencialmente com o esquerdo e normalmente potente e colocado”. Diz ainda este jornal desportivo que “no Japão, onde é considerado uma estrela, é frequentemente perseguido pelos fãs nas ruas”.

Foto: Record

Givanildo veio para Portugal em 2001 com 15 anos, como muitos outros brasileiros, para tentar a sua sorte mas o melhor que conseguiu foi uma época no Vilanovense que “não correu bem” tendo o próprio considerado essa época como “um ano perdido”. Voltou ao Brasil e pouco depois viajou para o Japão para aí permanecer de 2005 a 2008.

Em 2005 jogou no Kawasaki Frontale tendo realizado 11 jogos e conseguido 1 golo. No ano seguinte, em 2006, transferiu-se por empréstimo para o Consadole Sapporo, da 2ª divisão japonesa (J2) realizando 38 jogos e marcado 25 golos. Em 2007 mudou-se para o Tokyo Verdy, novamente por empréstimo, para aí participar em 42 jogos e marcar 37 golos na modesta 2ª divisão japonesa. O Tokyo Verdy foi segundo classificado tendo sido promovido à primeira liga japonesa. Na presente temporada Givanildo jogou 13 jogos e marcou 7 golos. A sua presença na primeira liga japonesa resume-se a estes 13 jogos.

Afinal era Hulk a tão aguardada surpresa prometida por Pinto da Costa para a festa do Dragão, no Sábado passado. Acreditamos (i) na capacidade de prospecção do nosso clube e (ii) que este “super-heroi” vai contribuir decisivamente para a conquista do Tetra, entrando muito em breve na luta pela titularidade. Aliás, pelo preço que pagámos por ele nem outra coisa será de esperar.

Confesso que gostaria de poder contar com o Homem-Aranha (o meu ídolo de infância no que respeita a super-herois) para atacar o Penta na próxima temporada. Sei que o Presidente não me irá desiludir!

15 comentários:

José Rodrigues disse...

Antes de mais, uma clarificação/correcção: os 50% iniciais de Lucho e Lisandro custaram respectivamente cerca de 3,5 e 2,5 milhões de Euros. Bem menos do que os 5,5 de Hulk, q será certamente a aposta mais arriscada de sempre da história do FCP (ao nível de contratações). E isto quando não estamos a nadar em dinheiro, bem longe disso.

Bem, esperemos que este venha a ser um jogador fenomenal (à altura do preço), mas à partida há umas quantas coisas que não compreendo:

1) não compreendo que se pague tanto dinheiro por um jogador que tem o CV que o Hulk tem. Por muito promissor que possa ser, é como se pagássemos 5,5 milhões por 50% do passe de um jogador que se tivesse destacado na II B portuguesa (o equivalente à 2a div japonesa).

2)não compreendo q, não tendo o jogador um CV q fale por si, se gaste tanto sem q tenha sido devidamente observado e escrutinado pela equipa técnica. Mas pode ser q o Jesualdo tenha ido várias vezes ao Japão nos últimos meses sem que tenhamos dado conta disso...

3) não compreendo q se gaste tanto num jogador quando já estávamos bem servidos para a posição em que actua, havendo outras bem menos bem preenchidas: por ex, não havia 6 milhões para gastar em 50% do passe de um defesa esquerdo de créditos mais que firmados??

Muita coisa q fica mal explicada, mas bem: boa sorter para o Hulk, esperemos que confirme o seu valor.

José Correia disse...

Esta é, de facto, uma contratação de alto risco.

Ao contrário do que já ouvi, esta contratação não é comparável às contratações do Diego, Lisandro, Lucho ou Anderson, cujo curriculum, antes de chegaram ao FC Porto, era muitissimo superior ao CV do Hulk.

Quero acreditar que os administradores da FCP SAD não estão loucos, nem andam a desbaratar o dinheiro da sociedade e se avaliaram o Hulk em 11 milhões de euros é porque estão absolutamente convencidos que este jogador se irá impôr como titular indiscutível e marcar muitos golos.

Como é óbvio, não faria qualquer sentido gastar uma pipa de massa num jogador que fosse para aquecer o banco.

Assim sendo, e se o Jesulado mantiver o seu 4-3-3, em que posição irá jogar o Lisandro?

José Rodrigues disse...

1) Lucho foi contratado aos 24 anos sendo já um habitué da selecção argentina senior e considerado como um dos melhores jogadores do campeonato argentino. Custou inicialmente 3,5 milhões por 50% do passe.

2) Lisandro foi contratado aos 22 anos depois de se sagrar como melhor marcador do campeonato argentino. Custou inicialmente 2,5 milhões por 50% do passe.

3) Diego foi contratado aos 21 anos depois de ser considerado como um dos melhores jogadores do campeonato brasileiro no Santos (21 golos em 64 jogos) e tendo chegado à selecção brasileira senior (Copa América).Custou 7 milhões por 100% do passe.

4) Anderson foi contratado aos 17 anos depois de ser considerado o melhor jogador do mundo sub17, e sendo universalmente considerado como um dos mais promissores jovens brasileiros. Custou inicialmente 2,5 milhões por 30% do passe.

5) Hulk foi contratado aos 21 anos tendo como ponto alto na carreira 13 jogos na 1a divisão do medíocre campeonato japonês e tendo-se destacado com muitos golos na 2a divisão japonesa (provavelmente equivalente a uma II B portuguesa). Custou 5,5 milhões por 50% do passe.

Se a tudo isto acrescentarmos que os campeonatos brasileiro e argentino são muito melhor seguidos que o japonês, fica demonstrado que esta contratação não tem absolutamente nada a ver com as anteriores ao nível do risco.

José Correia disse...

«esta contratação não tem absolutamente nada a ver com as anteriores [Lucho, Lisandro, Diego e Anderson] ao nível do risco»

Exactamente. A contratação do Hulk é muito mais arriscada.

Mesmo no caso do Diego, que saiu do FC Porto pela "porta pequena", foi vendido por quase o mesmo preço que custou.

Mário Faria disse...

Estou optimista.
Suspirava pelo Hulk, desde que o conheci com 15 anos e o vi na Constituição a dar uns pontapés.
Por outro lado, costuma ser este tipo de desconhecidos que o FCP se habituou a transformar em vedetas, que os emblemas mais famosos do mundo, sonham, perseguem e compram.
A muito bom preço.
Insisto : estou optimista !
Há que pensar positivo.
Força Hulk : dá-lhe com força e com jeito.

HULK ONZE MILHAS disse...

Mário Faria disse...
"Estou optimista.
Suspirava pelo Hulk, desde que o conheci com 15 anos e o vi na Constituição a dar uns pontapés."
Gostava de saber se está a brincar ou a falar a sério...
Mas se está a falar a sério pergunto:
- Porque não ficou ele quer no FCP quer no Vilanovense?
- Porque é que os "grandes emblemas" com grandes máquinas de prospecção não o descobriram antes?
- Porque é que nunca foi seleccionado pelo seu País em qualquer dos escalões jovens?
Enfim... tenho as minhas esperanças de que não terá sido um tiro totalmente no escuro mas... que é um investimento de muito alto risco.... sem dúvida!

Mefistófeles disse...

Caros amigos: alguém conhecia o Jardel ( além de Gaspar Ramos ) ?.

Dou o benefício da dúvida. Se não estou em erro ( e corrijam-me, se estiver ) creio que também veio pela mão de Juan Figger.

Os desígnios do Senhor são insondáveis...

Estou muitíssimo mais revoltado com a "porcaria" da FPF que o Queirós "varreu" para debaixo do tapete. Valha-nos Deus, que já nem nos tribunais comuns acredito. A "porcaria" vem de cima e tem, como rosto principal ( na minha opinião ) este Sec.Estado que é um imbecil !

E um PGR que é um atentado a um Estado de Direito.

VERGONHAAA!!!!

Como se previa, o Pilatos lavou as mãos e deve estar a comer uns croquetes no Black Tie. Com o pavãozito, para comemorar, na companhia de umas testemunhas credíveis.

Mefistófeles disse...

A única coisa que me preocupa em relação ao Hulk é que em vez de o chamarem de Givanildo o chamem de Vaginildo...

José Rodrigues disse...

"Caros amigos: alguém conhecia o Jardel ( além de Gaspar Ramos ) ?"

Bem, quem seguisse MINIMAMENTE o campeonato brasileiro ou a Copa Libertadores conhecia-o: é que ele no ano anterior a vir para o FCP ganhou a Copa Libertadores (coisa pequena) marcando nessa época 31 golos em 42 jogos como titular indiscutível.

Coisa pequena, perfeitamente comparável ao Hulk.

José Rodrigues disse...

...esqueci-me de acrescentar para os mais jovens: jogava ele (Jardel) no Grémio de Porto Alegre.

Nuno de Campos disse...

Imagine-se quantos golos marcaria o Jardel na segunda divisão japonesa. Nem precisava de saltar.
Ou mesmo o Renteria que custou menos e tem outra credibilidade.

Esta transferência é tanto mais arriscada quanto impossível medir as qualidades de um jogador (quanto mais o potencial) sem nunca, repito nunca o ver jogar num campeonato competitivo, com adversários de qualidade.

Como exemplo dou o caso da Rússia no último Europeu. Depois do jogo com a Holanda tinham meia equipa transferida para Inglaterra. Grande espectáculo, sem duvida; equipa fenomenal, pensava-se. Pareciam os melhores do Mundo até que jogaram com a Espanha. Agora vejam lá onde estão o Pavlyuchenko e o Arshavin. Ninguém lhes pegou.

Concordarão que a diferença entre a Holanda e a Espanha é um pouco menor que entre a segunda divisão japonesa e a Liga dos Campeões, menor que de besta a bestial.

Mefistófeles disse...

"Bem, quem seguisse MINIMAMENTE o campeonato brasileiro ou a Copa Libertadores conhecia-o(...)"

Caro José, estou convencido que a maioria dos portugueses nem à Liga Vitalis passa cartão, quanto mais ao brasileirão...quase ninguém conhecia o Jardel.

O que digo é que o Hulk ainda nem um pontapé deu numa bola em Portugal e, para muitos, não vale nada. Eu vou esperar para ver, não passo já um atestado de demência à direcção do FCP.

No Japão as balizas são maiores ? São ou não 11 de cada lado ? Lembrem-se do Mundial da Coreia.

Anónimo disse...

Quando se diz que "ninguém" conhecia o Hulk não estamos apenas a falar do comum adepto da bola mas principalmente daqueles que se ocupam profissionalmente do futebol, como os jornalistas e outros especialistas. E para esses Jardel já era um nome conhecido, enquanto que o Hulk é um perfeito anónimo. Perguntem, por exemplo, ao Luís Freitas Lobo, que conhece centenas, se não mesmo milhares, de jogadores por esse mundo fora, se já ouvira falar nesta "avis rara".

Nuno de Campos disse...

Ninguém aqui disse que ele não vale nada.

Apenas que é difícil aferir com precisão o seu real valor no presente. Porque um jogador cujo passe vale 11 milhoes de Euros (diz a SAD) e vem ganhar um ordenado do topo do plantel não pode de forma nenhuma ser para emprestar.

Não teria o FC Porto o poder negocial para o mandar vir emprestado por um ano com direito de opção e preço do passe fixo? Estariam o Chelsea e o Inter a lutar por ele?

Nuno de Campos disse...

12.5 milhões de Euros foi a proposta do Everton pelo João Moutinho e deixou tudo a abanar para os lados de Alvalade. Acham que se a SAD oferecesse 1 milhão aos japoneses e um bom ordenado ao super-heroi ele não se metia num avião a correr?