terça-feira, 22 de julho de 2008

Floribelo e a Entrevista

No grupo da quadratura do círculo, comparece normalmente, o Bispo Floribelo, como gosta de ser chamado. É pastor duma dessas religiões com sede no Rio de Janeiro, com voz de barítono e assim a modos que andrógino, mas boa pessoa. A Rute é que se mete com ele e pergunta-lhe sempre que pode: “oh Bispo Floribelo, essa voz é de nascença ou tiraram-lhe os ditos?”. Resmunga e diz invariavelmente: “é de nascença, mas canto muito bem. Foi Deus que me deu esta voz, a minha”.

O pastor sempre que se fala sobre o LFV, diz-nos sempre que o homem lhe faz lembrar o “BISPO-MOR” lá no Brasil.
Começou, também, com um negócio de pneus para esconder as brutas maquias que retirava dos crentes, pela via das dizimas e dos milagres.

Hoje, os negócios alargaram-se, mas os pneus ainda servem de montra ao homem, de tal forma que é apelidado “O Papa dos Pneus”.


A propósito da entrevista de LFV, Floribelo teve graça quando referiu que a conversa dele não lhe disse a nada, que a entrevistadora não fez perguntas incómodas, e que toda a prestação daquela figurinha, naquela amena conversa de amigos, fez-lhe lembrar as antigas seguradoras portuguesas. Perante o nosso espanto, explicou:

TRANQUILIDADE: o LFV trazia a lição estudada. Calmo e sereno (aparentemente) quis falar como um estadista. Não dá chutos na bola, explicou, nem trata dessas minudências. Como a Rainha está lá para representar a Instituição e para declarar a guerra e a paz. Mais a guerra. Aprendeu com o Malheiro que “se queres a paz prepara-te para a guerra”, e é o que tem feito. É cada tiro nos pés.

FIDELIDADE: É fiel à verdade desportiva e ao fair play. O que isso lhe tem custado, coitado. No meios de tantos bárbaros. Nem o Cervan o deixa em paz. Leva esses valores tão a peito, que por vontade dele nunca o SLB iria à CL para ocupar o lugar do FCP. Contenta-se em ganhar a taça UEFA. Ah, ah, ah, julga-se o D. Quixote, só que deste apenas lhe ficou a triste figura.

BONANÇA: Com o maestro a reforçar a equipa directiva, o Flores a liderar e o Aimar a armar, só coisas boas poderão acontecer. LFV não joga à bola, mas tem gente muito competente para a manobrar e a chutar. Chutos é com eles. Depois da tempestade da época passada, só poderemos melhorar: vem aí a bonança, anunciou LFV.

IMPÉRIO: O último censo fala em cerca de 15 milhões de benfiquistas. O maior clube do mundo. Um império. O Estado, o Governo, a FPF, a LPF, só podem reduzir-se à sua insignificância. Por isso, é concedido ao SLB situações e condições privilegiadas (e exclusivas), conformes a sua condição. Tem acesso ilimitado às escutas e aos segredos de justiça, desde que o exija. Quem diz que o SLB é um estado dentro doutro estado, está equivocado. Portugal e que é um estado dentro do Império benfiquista (LFV dixit), sob guião de autoria do Seabra.

TRABALHO: O presidente preside, o maestro conduz, o treinador treina e os jogadores jogam. Esta é a estratégia do LFV, que segue ainda o paradigma do intelectual, Octávio, “trabalho, muito trabalho”. Foi assim que subiu na vida. Acredita quem quer.

SOCIAL: Tanto janta com o titular do MAI ou da CML, como vai à festa do Avante e come sardinhas com o Jerónimo. Um liberal de prática socialista. Por isso, está apto ora a apoiar o PSD para o Governo, como o Costa para a CML.

ALIANÇA: A nova aliança entre o SLB e o VG é singular. O VG, antes acusado de viciação de resultados, tornou-se um paladino da verdade desportiva, pela mão do SLB. Este é o LFV, o rei dos pneus, dos chutos e pontapés e das escutas. No VG o orgulho foi-se com a máscara. A entrevistadora, aos costumes disse nada. Era matéria irrelevante. A culpa não foi dela. A Judite fez uma aliança com marido: aceitou ser simpática na entrevista (de vez em quando até atemorizada, o que só lhe ficou bem, pois demonstrou respeitinho pelo LFV e medo de perder o emprego) e exigiu ao marido mais serviço e competência e menos LFV, tendo o Seara aceite não falar mais de LFV em casa e retirar a esfinge do presidente “esculpida” numa jante e encaixada num pneu recauchutado, da loja do dito.


Tive de concordar com o Floribelo. Aquilo cheirou a conversa em família, com uma Judite insossa e um LFV, obviamente desinteressante a falar que nem um qualquer ditador sul-americano.

7 comentários:

Mefistófeles disse...

Obrigado por me fazer a vontade, Mário Faria ! Genial !

E tem aquela alminha tempo de antena para fazer aquela triste figurinha ? Eu, se fosse lampião, morria de vergonha por ter tal personagem como presidente.

Quanto à Judite, bom...um exemplo de "desentrevista" mas é verdade que não se podia esperar mais.

Nelson Carvalho disse...

É de facto uma crónica genial!

Sobre a reacção dos benfiquistas caro Mefistófeles, não creio que se tenham sentido envergonhados com a entrevista do seu presidente,(afinal o homem já apareceu em cueiros na capa de um jornal a festejar um titulo de futsal). Todo burro come palha, e aquela estirpe já há muito se habitou a emprenhar pelos ouvidos a missa que lhes é cantada.

Sobre a Judite, sempre pensei que era ela que mandava lá em casa, afinal enganei-me!

Paulino disse...

Mário Faria ao seu melhor, uma crónica daquelas que merece a produção cinematográfica.

Bem, só me preocupe com os Azuis e Brancos e o resto é apenas conversa de tasquinha.

Mefistófeles disse...

Pois é, Nélson. Eles, na verdade, não se sentem envergonhados. O orelhas representa-os, e bem ! Tenho falado com alguns lampiões e apenas uns 0,0000000001% dos 14 milhões ( Indochina incluída ) não se identificam com o homem.

Os restantes acham que sim senhor, temos um presidente que não tem medo de dizer o que vai podre. Só não diz ( e ninguém diz, senão nós) que é ele a "maçã" que apodrece as outras.

Adoro malhar no gajo ! É o meu ódio de estimação ( mas há outros, sobretudo os que o apoiam na penumbra, políticos e jornalistas à cabeça ).

Faltam 9 títulos no futebol para ultrapassarmos os lampiões em campeonatos ganhos, e apenas 4 no hóquei.

Queira Deus que viva o tempo suficiente para essa profunda humilhação. Porque a nível internaional é o que se sabe: 6-2. E a cores !

José Rodrigues disse...

Caro Mefistófeles

o q me preocupa ligeiramente é q vejo amigos lamps q cada vez mais vão abrindo um bocadinho os olhos, e a contestação ao Mr Potato Head (o gajo é tal e qual o personagem do Toy Story) vai aumentando. Mesmo entre aqueles q acham q o PdC é culpado de tudo e mais alguma coisa.

Espero q seja só entre os meus amigos, e q os lamps em geral continuem a apoiar o "home". Há inimigos q até acabam no fundo por ser nossos amigos, e com ele à frente do slb (e agora ainda mais q não tem a "muleta" do Veiga) podemos estar sossegados.

Além claro q os circos dele (como ainda agora este da entrevista) vão entretendo o pessoal, como bónus...

Anónimo disse...

É com tristeza que vejo o blog

Campeoesfcporto.blogspot.com

a publicar somente conteúdos de outros blogs Azuis, com destaque para o meu. E fazendo passar os conteúdos como se fossem dele!

É repugnante o comportamento desta gentinha, ainda para mais, sendo presumivelmente adeptos do FC Porto.


Visitem LegionofDragons.blogspot.com e comentem. Posso-vos assegurar que o meu propósito não é roubar matéria de "outros". E tudo que possa ser retirado de outro sítio será devidamente assinalado com a fonte.

Abraços

Nuno Nunes disse...

Gostei muito deste artigo.

O Bispo Floribelo sabe do que fala. Vale-lhe a sua imensa experiência de vida no Brasil e em Portugal e por isso para ele a “evangelização” da tribo do futebol em torno do SLB não tem segredos.

Há mais seguradoras, entretanto extintas, mas que poderão dar uma ideia das superiores qualidades humanas de LFV:

PERMANENTE DE SEGUROS EM LISBOA: (foi criada em 1791 e foi a primeira companhia de seguros portuguesa): em Lisboa e permanentemente sob um forte escudo protector mantém-se este impoluto mas inimputável presidente que vai dizendo todas as barbaridades que lhe apetece sem que ninguém tenha a coragem de o importunar.

GARANTIA: todas as garantias lhe foram dadas desde que preferiu colocar os seus homens de mão dentro das instituições que gerem o futebol e dentro do Ministério Público, a contratar bons jogadores para as equipas de futebol.

PREVIDENTE: soube estar desde há uns tempos com o marido e com a procuradora que esteve na origem da reabertura dos casos do apito dourado que diziam respeito ao FC Porto. Soube estar com os grupos parlamentares do PSD, CDS e PCP que se dispuseram a recebê-lo na Assembleia da República. Soube estar com o ministro da Administração Interna, homem que veio do ex-SIS e que conhece como ninguém os bastidores da investigação policial.

BOA FÉ (1806): toda a actuação de LFV e SLB no Apito Dourado e, mais recentemente, no caso de uma hipotética participação na UEFA Champions League se baseou na imensa boa fé do presidente benfiquista.

RECTIDÃO (1811): a forma como este homem tem pautado a sua vida. Desde o caso julgado como crime comprovado no Tribunal da Boa Hora até às alianças que tem estabelecido (enquanto presidente) sempre com o intuito de enfraquecer os adversários. Uma vida de rectidão.

FIRMEZA (1841): firme no combate contra a corrupção no futebol português, continua empenhado nessa luta e, aparentemente, nada o demove.