segunda-feira, 7 de julho de 2008

A evolução do direitos de TV

A SAD comunicou na 6ª feira um novo contracto com a Olivedesportos para cedência dos direitos televisivos, e estando hoje em dia o futebol cada vez mais dependente da TV e das suas receitas, será interessante verificar como tem sido a evolução das receitas de direitos televisivos do FC Porto.

Com os dados disponíveis (relatórios e contas e comunicados à CMVM) podemos fazer um cálculo por jogo - que será o mais correcto para se avaliar o crescimento.



Verificamos que a renegociação de 2000/2001 foi de facto um valor acrescentado (de 212 mil euros por jogo para 329 - um aumento de 55%), o que já não aconteceu em 2005/2006 sendo este contrato uma continuidade do anterior com um ajuste por assim dizer ao nível da inflação. O pequeno aumento do valor por jogo nas últimas épocas deu-se mais pelo efeito da redução do campeonato para 15 jogos em casa.

Assim chegados a este ponto, seria evidente (?) que o próximo contrato seria aumentado significativamente e prevendo que o mesmo seja uniformemente cumprido com pequenas evoluções anuais, teremos um valor por jogo médio de 690 mil euros, o que representa face aos valores actuais um aumento por jogo de 210 mil euros (na ordem dos 43%) - quando o aumento entre 2001 e 2008 tinha sido de 150 mil euros (na ordem dos 45%).

Comparando 1999 com 2009 (uma década) teremos um aumento de +- 450 mil euros por jogo (+ 212%)

Olhando para os termos evolutivos não parece mau negócio, bem pelo contrário, o que na minha opinião continua a demonstrar que ao nível das receitas poucas críticas se podem fazer à SAD.

Nota: Isto partindo do princípio que o acordo comunicado é válido para o prolongamento do contrato ou seja para as épocas 2009/2010 a 2013/2014, por consequência a época 2008/2009 não está incluída nestes 51,75 milhões (o que não é de todo claro no comunicado)

7 comentários:

José Rodrigues disse...

Podemos olhar para o contrato numa base de euros/jogo, no entanto assinalo que para quem compra os direitos isso não faz diferença quase nenhuma; o preço de subscrição mensal da Sport TV não baixou quando o número de jogos do campeonato baixou, ou sim?

José Correia disse...

É interessante analisar o cálculo por jogo mas, conforme referiu o José Rodrigues, parece-me mais relevante analisar o valor por época.

Se os 51,75 milhões se referem a 5 épocas, estamos a falar de 10,35 milhões por época.

É muito? É pouco?

Haverá várias maneiras de responder a esta pergunta.

Podemos, por exemplo, comparar com aquilo que recebem por época o SLB e o Sporting. Alguém sabe?

Podemos, também, comparar com as receitas globais do mercado televisivo do futebol português. Isto é, da totalidade das receitas anuais dos clubes com a televisão, que percentagem do bolo é do FC Porto?

Nuno Nunes disse...

Podemos, por exemplo, comparar com aquilo que recebem por época o SLB e o Sporting. Alguém sabe?

Parece-me difícil, esses dois clubes em termos de divulgação de informação financeira são completamente opacos. A única possíbilidade será, a meu ver, através de valores divulgados na imprensa.

Uminho1 disse...

O administrador do Benfica disse há tempos que eram 7,5 milhões /época e tem contrato até 2013.

O Sporting até contrato até 2017?!?!?

Mário Faria disse...

Fiz essa pergunta ao Dr. Fernando Gomes na última AG da SAD. Respondeu-me que os valores recebidos são exactamente iguais aos do SLB e do SCP.
A diferença que aparece na contas, ainda segundo FG, decorre de contratos "avulsos" de jogos particulares e da UEFA, cuja negociação não está contemplada no acordo com a Olivedesportos.

José Rodrigues disse...

"esses dois clubes em termos de divulgação de informação financeira são completamente opacos."

Não é verdade: os números aparecem nos relatórios e contas das SADs do slb e do SCP (ainda q possam incluir receitas de transmissão de jogos da taça UEFA, o q é fácil de filtrar comparando os relatórios e contas de 2 anos consecutivos, um na LC e outro fora dela).

Dá para ver através desses relatórios e contas q o SCP e o slb têm recebido mais ou menos o mesmo q o FCP (parece-me q o slb recebe um par de milhões a mais do q temos recebido).

De qualquer forma se eles se amarraram por muitos mais anos do q nós a certos valores e se agora passássemos a receber muito mais do q eles, o problema seria deles: não tivessem hipotecado as receitas televisivas por tanto tempo...

Unknown disse...

Obviamente que há várias formas de olhar para estes n.ºs, mas continuo a achar que a mais correcta em termos de análise de evolução é o valor por jogo.

O que nós temos para vender são jogos, e não épocas. E a Olivedesportos não tem culpa que tenha havido redução de equipas, por isso é natural que se comprou 17 e depois só lhe deram 15, que haja um desconto.

Até porque se a SAD assim o quisesse poderia fazer dois pacotes de jogos e negociá-los com operadores diferentes a preços diferentes, em que vendia 5 jogos para canal aberto (os permitidos por estar numa competição europeia) e os restantes 10 para canal fechado. E o que fazia sentido é/era comparar a evolução dos preços por jogo dos respectivos pacotes.

Quando se compara a evolução do preço da gasolina também podemos comparar pelo custo de encher um depósito. Mas a forma mais correcta é comparar o preço por litro.

Agora, claro que esta abordagem é muito vasta e podemos fazê-la de 500 formas, e com várias conclusões.